quarta-feira, 30 de março de 2011

Sindicalismo é parte do desenvolvimento nacional, aponta presidente do Ipea
30/03/2011
Em análise de conjuntura, Márcio Pochmann apresenta situação atual do sindicalismo no Brasil para o conselho deliberativo da Contag

A exposição aconteceu hoje (30), antes do início dos trabalhos da reunião do conselho deliberativo. A apresentação do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, prendeu a atenção do plenário com dados e informações sobre o movimento sindical brasileiro.

O pesquisador apresentou dados que fizeram os sindicalistas repensarem a prática sindical. Pochmann fez uma retrospectiva da ação do sindicalismo na história recente do Brasil e disse que na década de 90 o País perdeu muitos sindicalizados que atuavam fortemente na década de 80. “Fruto do predomínio do neoliberalismo e da desconstrução de políticas públicas”, diz.

O economista do Ipea também disse que o que o Brasil é hoje e o que será no futuro depende dos movimentos sociais e dos sindicatos. Na análise dele, não há avanços, conquistas nem desenvolvimento sem luta, e o “sindicalismo sabe fazer isso muito bem, vocês são parte do desenvolvimento nacional”, considera.

Márcio Pochmann também ressaltou a importância da informação e da formação para a qualificação das ações, dos diálogos e das negociações do movimento sindical. “Não podemos abandonar essa perspectiva de aprendizagem”, afirma.

Ao longo de mais de 500 anos de história, apenas há 26 anos foi estabelecida a democracia no País, e, embora seja mais representativa do que participativa, o Brasil tem estruturas e organizações fortes, como é o caso dos sindicatos. O pesquisador também fez uma provocação, “o sindicalismo precisa se posicionar mais diante das questões impostas pelos mais diversos setores, manter a luta e se firmar como representantes de uma parcela da população que em sua maioria não tem voz”, questionou.

Finalizando, Márcio Pochmann disse que o Brasil está vivendo um momento singular de construção de outra maioria política, que tem compromisso com a democracia. “E os sindicatos são elementos chave da democracia”, conclui.

A recepção do plenário e da executiva da Contag foi muito boa, tanto que a saudação do presidente da Contag para os presentes após a apresentação do presidente do Ipea foi “acorda, Brasil”, como um chamamento de motivação para a continuação da luta do MSTTR.

Alguns questionamentos do plenário foram respondidos por Márcio Pochmann em um debate. Logo após teve início a primeira reunião do Conselho Deliberativo da Contag de 2011.
 

Nenhum comentário: