segunda-feira, 28 de março de 2011

Encontro debate importância do cooperativismo para agricultura familiar
28/03/2011
Evento organizado pela Contag, em parceria com Unicafes e com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reúne dirigentes de todo Brasil para debater tendências e desafios do cooperativismo da agricultura familiar



Começou hoje (28), e vai até quarta-feira (30), na Contag - Brasília DF, o Encontro de Planejamento , monitoramento, avaliação das ações de cooperativismo e sindicalismo no processo de organização e desenvolvimento econômico sustentável da agricultura familiar. A expectativa da Contag é que as discussões resultem em encaminhamentos concretos para os atuais entraves.

Cerca de 70 dirigentes sindicais e lideranças da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), acompanharam a abertura do evento hoje pela manhã, que também contou com a presença de representantes do MDA. O presidente da Contag, Alberto Broch, deu boas vindas em nome da diretoria executiva e disse aos participantes sobre a importância dos conteúdos dos debates, “pois vocês representam milhares que dependem dos encaminhamentos que serão dados aqui”, diz.

Para Broch, o sindicalismo tem papel na vanguarda de luta e na organização dos trabalhadorres (as), mas para ele, o sindicato sozinho não consegue fazer tudo, e portanto, “as cooperativas tem papel fundamental na organização da produção”, considera sindicalista, que finzalizou sua fala dizendo que a organização da produção é fundamental para que as políticas públicas conquistadas pelo movimento sindical cheguem de fato até que precisa.

Em seu discurso, o presidente da Unicafes, José Paulo Pereira, relacionou o problema da pobreza do Brasil ao modelo de concentração de terra e da desvalorização do meio rural. “Nós sabemos que o Brasil só vai avançar na luta contra a pobreza quando esses conceitos mudarem em toda a sociedade”, analisa. Para Pereira, a parceria da Contag com a Unicafes é fundamental para fortalecer ainda mais os agricultores (as) familiares.

Na opinião do secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Gerônimo Rodrigues de Souza, a relação da Contag com as cooperativas da agricultura familiar é de soma e não de divisão. “Muitos dos direitos que hoje vingam, advém dessa relação de construção, e hoje os sindicatos precisam se preocupar também com a organização da produção”, reflete.

O secretário de Agriculttura Familiar do MDA, Laudelino Müller ressaltou o conteúdo e a forma que o encontro está organizado. Segundo ele, o Brasil encontrou o seu caminho e cresce com estabilidade, mas para que continue crescendo é preciso ter uma agricultura familiar forte, que produza alimentos, que respeite o meio ambiente e gere empregos. “Acreditamos nesse modelo que é fundamental para o País, mas isso só será possível se organizarmos o nosso povo”, afirma.

A pauta do encontro reúne debates e reflexões sobre um temário amplo, que congrega também a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Contag e a Unicafes. Ainda pela manhã a primeira palestra foi sobre as 'Tendências do cooperativismo da agricultura familiar' e a segunda tratou dos 'Avanços e desafios da organização do  cooperativismo da agricultura familiar. À tarde será apresentada e debatida a proposta de acordo que será assinado amanhã (29).

Nenhum comentário: