quarta-feira, 30 de março de 2011

JUVENTUDE RURAL

Jovens encerram comissão Nacional em Brasília
30/03/2011

Mais de 30 lideranças jovens discutiram os desafios e os avanços do segmento na Comissão Nacional durante os dias 28 e 29 de março, na sede da Contag, em Brasília. Também participaram dos debates assessores das secretarias estaduais de juventude.

Eles avaliaram os desafios internos e externos ao movimento sindical do campo e formaram grupos para discutir a relação das coordenações estaduais e suas parceiras locais (governamentais e não governamentais). Fizeram ainda parte das avaliações a implementação da cota mínima de 20% de jovens nas direções dos Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais, a criação das coordenações municipais do segmento e a participação do segmento na Marcha das Margaridas.

No fim da tarde da quarta-feira os jovens discutiram o desempenho do Conselho Nacional de Juventude e uma participação mais efetiva em suas reuniões, já que a Contag compõe esse espaço da sociedade civil. O grupo também avaliou o Programa Jovem Saber e a importância de identificar o perfil dos jovens do campo.

Para Elenice Anastácio, secretária de Jovens da Contag é essencial conhecer o perfil da juventude sindicalizada. “Para isso, vamos elaborar uma pesquisa a ser aplicada pela Comissão Nacional de Jovens. A ideia é saber quantos somos e como estamos atuando para aperfeiçoarmos nossas estratégias”, disse.

O saldo do encontro foi avaliado como enriquecedor pelos participantes. “Todo coletivo para nós é um espaço político de discussões e esse nos ajudou a discutir o processo no nosso Festival de Juventude e a participação da juventude na próxima plenária de avaliação da Contag, que ocorrerá em outubro, além de outros temas importantes", disse o coordenador de Jovens da Federação dos Trabalhadores(as) Rurais de Sergipe(Fetase), Lúcio Marcos.
 

Nenhum comentário: