terça-feira, 16 de agosto de 2011

Oficinas de formação e painéis de debates para as trabalhadoras rurais de todo o país
Começam daqui a pouco, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, os debates das sete oficinas temáticas e dois painéis de debates vão oportunizar às mulheres do campo e da floresta maior apropriação dos conteúdos dos sete eixos temáticos da pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas 2011.

Serão momentos de debates e de reflexão sobre os principais assuntos que envolveram as mulheres em torno da maior mobilização de mulheres da América Latina. O público estimado para cada evento é de 1000 pessoas e os encontros vão durar cerca de quatro horas.

Durante todo o período de mobilização da Marcha das Margaridas essas temáticas foram debatidas e, com base nesse processo, foi construída a pauta de negociações da marcha. E esse será o momento dos assuntos serem retomados.

Moderando os espaços formativos vão estar os representantes das organizações parceiras da Marcha, em torno das seguintes atividades:

Painel 1 - Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade. O foco será nos assuntos terra, territórios, biodiversidade, produção agroecológica e soberania alimentar.

Painel 2 – Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade, voltado para a autonomia econômica, saúde, violência e participação política.

Oficina 1 – Biodiversidade e Democratização dos recursos naturais, centrada nas populações tradicionais, extrativistas e nas quebradeiras de coco-babaçu.

Oficina 2 – Terra, Água e Agroecologia, focada no acesso a terra, disponibilidade e uso da água e práticas agroecológicas.

Oficina 3 – Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, com participação da sociedade civil e nas políticas públicas.

Oficina 4 – Autonomia Econômica, Trabalho e Renda na organização produtiva, com autonomia e igualdade no trabalho.

Oficina 5 – Saúde e direitos reprodutivos voltados para a saúde da mulher e autonomia sobre seu corpo.

Oficina 6 – Educação Não Sexista, Sexualidade e Violência, focada na liberdade de orientação sexual, enfrentamento à discriminação e violência contra as mulheres.

Oficina 7 – Democracia, poder e participação política, dirigida à organização e participação sindical, social e política das mulheres e na reforma política

Nenhum comentário: