sábado, 13 de agosto de 2011

Câmara Legislativa de Brasília lança Marcha das Margaridas
A iniciativa foi da Deputada Rejane Pitanga (PT/DF), que requereu sessão solene para lançar a mobilização no Distrito Federal


“Seremos 100 mil mulheres no coração do Brasil reivindicando direitos para uma causa muito justa”, esse foi o tom o discurso da secretária Carmen Foro, que marcou o lançamento da maior mobilização de mulheres da América Latina – a Marcha das Margaridas, durante sessão solene realizada dia (11), na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A sessão foi presidida pela deputada Rejane Pitanga, que tem forte ligação com a luta sindical e também com as reivindicações das mulheres do campo e da floresta. Além da Contag, também, estavam presentes representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal e Entorno (Fetadfe), CUT, representantes do governo e autoridades do Distrito Federal, inclusive a primeira dama, Ilza Queiroz. 

A deputada Rejane Pitanga parabenizou a Contag pela iniciativa de realizar uma mobilização de grande porte com a bandeira dos direitos feministas. “Essa sessão solene homenageia cada margarida que estará aqui e também aquelas que não estarão presentes, mas que lutam pela defesa dos direitos da mulher”, afirmou a deputada.

A secretária de Mulheres da Fetadfe, Carliene dos Santos Oliveira, disse aos presentes que a Marcha das Margaridas proporciona a todas as mulheres a oportunidade de participar dos espaços em que se debatem proposições políticas. A dirigente deu um depoimento pessoal em que atribuiu sua participação na primeira Marcha, no ano de 2000, ao fato de se interessar pela luta sindical e especialmente à causa das mulheres.

Para a secretária de Mulheres da Contag, Carmen Foro, a Marcha das Margaridas está articulada com a plataforma do governo federal para ajudar a construir um Brasil mais justo. A dirigente lembrou que a organização é da Contag, mas que a grandiosidade do evento deve-se à imensa rede de parceiras “que também marcham junto conosco por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, disse e complementou: “Nós somos aquelas mulheres que tem a estranha mania de ter fé na vida”, finalizou ao se referir à musica Maria Maria, entoada por uma artista de Planaltina – GO, minutos antes de sua fala.

No auditório da Câmara estavam também crianças de escolas públicas da área rural de Brasília, dirigentes sindicais, e convidados.

Nenhum comentário: