segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Paroquianos celebram inauguração da Capela de Santo Antônio, no Riacho do Prato em Angicos.




A noite desta sexta-feira, dia 06, foi mais que especial para a Paróquia de São José dos Angicos. Paroquianos celebraram com alegria e regozijo, o crescimento de mais uma de suas comunidades: à edificação da mais nova Capela de Santo Antônio, na comunidade Rural do Riacho do Prato, despertou emoção em muitos fieis principalmente da localidade ruralista.







A solenidade que contou com a presença de inúmeros fiéis, autoridades e, principalmente famílias da citada área rural agraciada, foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Matias Patrício de Macedo, Arcebispo Emérito de Natal, e teve como concelebrantes, o Pároco Severino Neto e o Vigário paroquial, Pe. Gilmar Pereira. Quem também fez questão de participar deste momento singular, foi o pároco emérito Francisco da Chagas Pereira Pinto, carinhosamente conhecido por Mons. Pinto. Também prestigiaram a cerimônia de inauguração, agentes de pastorais, setores e movimentos da Paróquia de São José dos Angicos.



Dividida em quatro partes, a cerimônia prosseguiu da seguinte forma;

1ª parte da cerimônia de inauguração

Ritos iniciais

Na primeira parte, houve a procissão de entrada, abrindo com isso a cerimônia. Em seguida, aconteceu entrega simbólica das Chaves da Capela. Jailma Silva de Araújo representou a Comunidade Rural, Já a Universitária Isla Licely e o Mestre da Obra Adriano [Didi], entregaram nas mãos do Arcebispo Emérito Metropolitano as chaves do santo templo.


Com 144m² de área construída, em seu projeto arquitetônico, a capela é composta por; um salão principal, piso, banheiro, Sacristia, amplo salão, um belo altar retangular, rede de energia elétrica, iluminação e extensa calçada, afora a rampa de acessibilidade.

“A capela de Santo Antônio no Riacho do Prato, tem uma área de 144m² de área construída, sendo, 8m de largura por 18m de comprimento, seu salão principal tem uma área de 22,28m², o altar celebrativo possui 5m de largura por 4 de comprimento, o que totaliza 20m², a sacristia possui 16,74m². A capela dispõe ainda de instalações sanitárias, com uma área de 3,65m². Para mim,foi uma honra imensurável poder colaborar para construção da primeira Capela desta delimitação rural de Angicos.”, ressaltou.



O projeto arquitetônico da linda Capela teve como idealizadores, o Padre Severino Neto e a jovem Isla Licely, Estudante do Curso de Engenharia Civil da UFERSA [Universidade Federal Rural do Semi-Árido] e, constitui em SI, um agradável ambiente para oração, reflexão e convívio, para toda a comunidade. 


Bênção da Água e Aspersão

Durante a solenidade, o Arcebispo Emérito percorreu a nave da igreja aspergindo o povo e as paredes do santo templo. Regressando em seguida ao presbitério, o bispo aspergiu o altar. Posteriormente, foi cantado o hino: "Glória a Deus nas alturas", em única e perfeita sintonia entre os fieis.



2º momento:

Liturgia da palavra.

Em seguida, aconteceu a Liturgia da Santa e Gloriosa Palavra de DEUS, conduzida pelo Arcebispo Emérito Dom Matias Patrício.



3ª parte da solenidade:

Incensação do Altar

Posteriormente, o bispo Emérito colocou incenso num turíbulo, em seguida, benzendo e incensa o altar. O ministro do evangelho percorreu a nave da igreja incensando o altar.



Dom Matias Patrício ressaltou que, o altar ungido torna-se símbolo de Cristo, que é o "Ungido” por excelência constituindo Sumo Sacerdote perfeito, puro sem macula. Por fim, Dom Matias concedeu a bênção, sob a capela, os moradores do Riacho do Prato e todos presentes.






Prece de Dedicação e Unção

Este ponto do momento religioso foi marcado por ladainhas de todos os santos, e a prece de dedicação, sagração e unção do altar com o óleo do santo-crisma, preparando-o para receber os paramentos e objetos para a consagração eucarística. Logo após, a sagração, deu-se início a Liturgia Eucarística.


Iluminação do altar e da igreja

Encerrado o canto e a incensação, o Bispo seguiu o rito: limpou o altar e, estendeu sobre ele uma toalha impermeável. O Sacerdote adornou o altar depondo sobre ele, castiçais e o crucifixo em preparação à Celebração da Santa Missa Eucarística. 





No 4º e último momento, aconteceu o prefácio da liturgia eucarística, concluindo com a benção final sobre o povo de Deus.

Além de acolher aos anseios de evangelização, a Capela vem atender a uma antiga petição dos moradores da comunidade, aja vista a distância da Igreja Matriz e das poucas condições de deslocamento.






fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário: