terça-feira, 3 de novembro de 2015

Casa de Cultura Popular inaugura galeria em homenagem a angicanos que prestaram grandes serviços a cidade e ao seu povo.


Na noite do último domingo (1º) às 19 horas a Casa de Cultura Popular Professor Paulo Freire realizou evento comemorativo para a inauguração de uma galeria que homenageia Angicanos que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento sociocultural e educacional de Angicos.

O evento que fora idealizado pela agente de cultura Ivaneide Lopes aconteceu no auditório da referida casa de cultura que ficou lotado com a presença de familiares, amigos e admiradores dos homenageados.

Com a celebre frase: “Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”, o cerimonialista do evento o também agente de cultura Francisco de Assis Gomes dos Santos “Diá”, abriu  a noite de homenagens compondo a mesa das autoridades que fora preenchida com o Prefeito Expedido Edilson Chimbinha Júnior (Júnior Batista), a agente cultural e idealizadora do evento Ivaneide Lopes de Araújo, o Ex Vereador e Presidente do PMDB angicano João Maria da Costa Pinheiro, o Comandante da 2ª Cia da Policia Militar de Angicos Tenente João Horácio Batista, a Senhora Eneide Melo que representou no evento os ex-alunos do mestre Paulo Freire o qual empresta seu nome a casa de cultura local, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Angicos Ivanaldo Rogério, a Ex Prefeita Albaniza Sueli da Silva, o Professor e Radialista Rogério Magno e a Senhorita Lindjane Mello representando a rádio comunitária local.


Com a palavra facultada aos discursos a agente cultural Ivaneide Lopes falou um pouco sobre o trabalho que vêm realizando junto a casa de cultura Professor Paulo Freire em Angicos em apenas 7 meses que está administrando a mesma e, agradeceu as parcerias do Governo do Estado, da Fundação José Augusto e da Prefeitura Municipal de Angicos que contribuíram para a realização desse “sonho” que a mesma tinha em montar uma galeria na sede da casa de cultura em Angicos homenageando os angicanos que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento cultural, social e educacional do nosso povo.

Ivaneide foi seqüenciada nos discursos pelo Prefeito Júnior Batista que elogiou a iniciativa de Ivaneide em montar essa galeria na casa de cultura homenageando esses grandes homens e mulheres que, com seu trabalho ajudaram o nosso município a se desenvolver. “Eu, na qualidade de Prefeito do município quero aqui nesse momento agradecer a presença dos familiares dos homenageados e digo que Angicos está de parabéns por não deixar morrer a memória de seu povo, pois se chegamos a ser uma cidade desenvolvida essas pessoas que já partiram para a casa de Deus contribuíram e muito para que esse desenvolvimento acontecesse, Parabéns Ivaneide pela iniciativa e pode contar sempre com a prefeitura municipal de Angicos para ajudar em eventos dessa natureza” finalizou o Prefeito.  

Ainda usou da palavra o Ex Vereador João Maria da Costa Pinheiro que falou em nome e como membro da família do Senhor João Tibúrcio da Costa único homenageado da noite que ainda está vivo e gozando de plena saúde aos 94 anos de idade. João Maria fez um breve histórico da vida desse angicano e também enalteceu a iniciativa de Ivaneide Lopes em montar essa galeria homenageando os angicanos já falecidos mais que, seus préstimos em prol do nosso povo de da nossa cidade estão cravados na memória da nossa Angicos.



A Professora Eneide Mello que falou um pouco sobre sua experiência como aluna do método das 40 horas de Paulo Freire em Angicos que ficou conhecido em todo o mundo, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Ivanaldo Rogério que também elogiou a iniciativa de Ivaneide Lopes ressaltando que, grande parte dos homenageados foram agricultores e que fica feliz por isso e, assim sendo me coloco a disposição pra ajudar essa casa de cultura e essa batalhadora Ivaneide no que for necessário, finalizou.    

Logo após a parte cerimonialística tivemos a bela apresentação cultural do garoto Ivson vindo da cidade de Fernando Pedrosa que com seu saxofone entoou a canção Imagine do cantor John Lennon como forma de homenagear a todos que farão parte da galeria na Casa de cultura. 


Em seguida foi realizado o descerramento da fita na porta de entrada da sala que dá acesso à galeria dos homenageados. O Prefeito Júnior Batista, o homenageado João Tibúrcio da Costa e a agente cultura fizeram o ato de descerramento simbólico. Após, a sala foi liberada para a visitação popular.


Os homenageados na sala com suas respectivas biografias nas paredes em moldura são: João Tibúrcio da Costa (único homenageado vivo), Josefa Silva da Cruz (“Zefinha”), Expedito Eudirço Chimbinha, Pedro Moura de Vasconcelos, Raimundo Gomes Cardoso (“Seu Romeiro”), Teonila Amélia Cruz de Araújo, Manoel Augusto de Azevedo, Aluizio Imperial de Oliveira, Antonio Rodrigues da Silva, Maria Marta Caraú, Irmã Inês Dantas de Medeiros, Carmelita Moreira da Silva, Zilma Dantas Cavalcanti, Francisca Cabral Barbosa (“Dona Pitica”), José Tavares de Farias, Pedro Verde da Silva, Manoel Soares da Silva (“Chico Sola”), José Sirlei Torres, Severino Medeiros (“Rilim”), Maria Lúcia dos Santos, Luis Alves de Carvalho, Júlia Amélia Cruz, Jaime Batista dos Santos e Dom Manoel Tavares de Araújo, faltando a do Senhor Miguel Pinheiro (pai do ex vereador João Maria Pinheiro) que, em breve será trazida para a galeria pela família.


Nenhum comentário: