terça-feira, 3 de novembro de 2015

CONTAG e centrais sindicais dialogam sobre possíveis mudanças na Previdência Social


A Diretoria da CONTAG convidou as duas Centrais Sindicais parceiras – CUT e CTB – para uma reunião preliminar na sede da Confederação, na manhã desta terça-feira (03), para tratar do tema da Previdência Social e das estratégias a ser adotada na reunião desta tarde com o ministro do Trabalho, Emprego e Previdência Social, Miguel Rossetto, que discutirá a reforma da Previdência Social.

Inicialmente, a CONTAG deu um informe sobre o primeiro diálogo feito com o ministro Rossetto, em 20 de outubro, e relatou às centrais a preocupação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais segurados(as) especiais do regime geral da Previdência Social que, pela proposta do relator do Orçamento 2016 na Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Barros (PP-PR), seriam afetados.

Essa preocupação da CONTAG não é única, pois a possível reforma da Previdência Social afetaria outras categorias, como as urbanas, por exemplo. Portanto, a ideia da CONTAG é estabelecer uma frente de ação para buscar forças junto à CUT e CTB, no sentido de fazer o enfrentamento a essa reforma proposta pela Comissão Mista de Planos e Orçamento, assim como o próprio governo federal está elaborando e deverá apresentar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, uma proposta de reforma da Previdência Social.

O que ficou acertado na reunião é que as estratégias a serem adotadas pelas centrais sindicais e pela própria CONTAG dependerão ainda da proposta a ser apresentada pelo governo federal. Mas, as entidades selaram o compromisso de unir forças para fazer esse enfrentamento.

Nesta reunião, a CUT foi representada pela vice-presidenta Carmen Foro. Já pela CTB participaram o presidente Adilson Araújo, e o secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas, Pascoal Carneiro.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário: