quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Seminário Internacional reúne mulheres de 15 países na CONTAG como parte das atividades da 5ª Marcha das Margaridas


“Mulheres Rurais em defesa de políticas públicas para a Segurança e Soberania Alimentar”. Esse foi o tema do Seminário Internacional Marcha das Margaridas 2015 que foi realizado no dia 13 de agosto na sede da CONTAG, em Brasília, como parte das atividades da 5ª Marcha. O seminário foi uma iniciativa da CONTAG e da Confederação de Produtores Familiares do Mercosul (COPROFAM).

Fortalecimento da luta em todos os países

As representantes da ONU Mulheres, Luana Grillo, da OXFAM México, Beatriz Olivera, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Úrsula Zacarias, afirmaram a admiração pela Marcha das Margaridas, que julgaram um exemplo de mobilização, força e organização em benefício de uma luta que seguirá até que todas as pessoas, mulheres e homens, sejam livres para desenvolverem todos os seus potenciais, com uma vida digna, justa e oportunidades iguais para todos. A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, reafirmou a importância do compromisso internacional para fortalecer as demandas das mulheres.

Participaram do seminário a delegação internacional de mulheres - composta por representantes de instituições de 15 países: Chile, Panamá, Equador, Peru, Uruguai, Moçambique, Paraguai, Guatemala, México, El Salvador, Bolívia, Costa Rica, Honduras, Argentina, Venezuela e Colômbia.

“O Seminário foi uma oportunidade importante e estratégica porque, para além dos temas principais também fizemos um balanço da 5ª Marcha das Margaridas, apontando os caminhos e desafios para a luta das mulheres do Brasil, da América Latina e de todo o mundo. A CONTAG tem grande responsabilidade diante dos desafios deste cenário, como protagonista que deverá apoiar diretamente as iniciativas dos encaminhamentos da Marcha”, afirmou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino Matias.

Atividades e encaminhamentos

A primeira etapa do Seminário foi uma Mesa na qual o tema discutido foi “A inserção de mulheres trabalhadoras rurais em espaços de diálogo e construção de políticas para a segurança e soberania alimentar”, que contou com relatos das experiências do CONSEA Brasil, das mulheres da América Central, da Aliança Latino-americana por Soberania Alimentar, e também do Grupo de Trabalho de Gênero da REAF e das organizações de mulheres rurais dos países membros do MERCOSUL.

Em seguida, grupos de trabalho debatem os “Desafios e estratégias para fortalecimento da organização das mulheres rurais em espaços de participação e diálogo e na construção de políticas públicas”. Durante o Seminário a delegação internacional formou a Rede de Articulação Internacional de Mulheres e elaborou uma carta onde estão as demandas das mulheres do campo, da floresta e das águas dos continentes americano e africano.



fonte da contag

Nenhum comentário: