Comissão da 5ª Marcha das Margaridas em reunião com a presidenta Dilma
A secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora-geral da Marcha das Margaridas, Alessandra da Costa Lunas, esteve em reunião com presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, na tarde desta quinta-feira (6).
Na audiência, Alessandra Lunas, destacou vários pontos referentes a 5ª Marcha das Margaridas que acontece na próxima quarta-feira (12), com concentração a partir das 7h da manhã no estádio Nacional Mané Garrincha e deve reunir em torno de 70 mil mulheres do campo, da floresta, das cidades e das águas na capital federal.
A marcha é considerada a maior manifestação atual pelos direitos das mulheres no mundo e deve reunir 70 mil ativistas entre o Estádio Mané Garrincha e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Vale ressaltar que essas mulheres começarão a chegar em Brasília na manhã do dia 11 de agosto, quando acontecerá, a partir das 14h, uma conferência com o tema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.
Abertura oficial
Às 19h do dia 11 de agosto será realizada a Abertura Oficial da 5ª Marcha das Margaridas, com a participação de vários representantes de movimentos e organizações de mulheres do Brasil e do mundo, e também de representantes do Governo Federal.
Reivindicações
O Caderno de Pauta de Reivindicações da Marcha das Margaridas, entregue para o Governo Federal e Congresso Nacional, é resultado de intensas jornadas com discussões coletivas realizadas pela CONTAG e entidades parceiras no último ano em todos os estados do Brasil. Contemplam os anseios e as demandas específicas de cada região brasileira, com fundamentação e vivência de quem está na base, trabalhando e lutando diariamente por uma vida mais digna.
História
A primeira Marcha das Margaridas foi realizada pela CONTAG no ano 2000, quando cerca de 20 mil mulheres de todas as regiões vieram para Brasília para fortalecer a luta das trabalhadoras do campo, das cidades, das florestas e das águas de todo o Brasil. A 2ª Marcha aconteceu em 2003, quando ainda mais mulheres uniram-se na capital federal por um país mais igualitário e com direitos para todos. Em 2007 a 3ª Marcha floriu Brasília mais uma vez e, em 2011, mais de 100 mil mulheres marcharam na 4ª Marcha das Margaridas.
5ª Marcha das Margaridas
11 de agosto- terça-feira
08h às 12h – Chegada das delegações e credenciamento
14h – Conferência, Painéis Temáticos e Espaços Interativos
Painéis Temáticos:
· Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
· Mulheres na luta por autonomia econômica, trabalho e renda
· Mulheres em defesa da sociobiodiversidade e acesso aos bens comuns
· Mulheres Rurais Guardiãs da Cultura Camponesa
19h - Abertura oficial da 5ª Marcha das Margaridas
21h – Noite Cultural e Esportiva
12 de agosto - Quarta-feira
07h às 12h – Concentração e Marcha pela Esplanada dos Ministérios
15h – Resposta do Governo federal
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário