terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Emparn prevê índices normais de chuvas


A equipe de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresentou o relatório da análise e previsão climática para o Rio Grande do Norte para o período de março a maio de 2014. A perspectiva é que as chuvas no Estado atingirão os níveis de normalidade, entre 301 e 401 milímetros.
De acordo com meteorologista da Emparn, a previsão é de 45% que os índices pluviométricos atingirão níveis normais no Rio Grande do Norte. Entretanto, a previsão para ser abaixo do normal é de 30% e acima do normal, 25%.
A possibilidade de normalidade das chuvas acontece devido às temperaturas do Oceano Atlântico e Pacifico, nos quais apresentaram um comportamento próximo do normal. Uma mudança desse resultado pode acontecer, caso ocorra alterações no Oceano Atlântico.
Esse documento é o resultado dos estudos da III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, que teve a participação de representantes dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, como Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e instituições afins.

Durante o mês de março, será realizada, no estado de Pernambuco, a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste, além de reavaliar as condições para o Norte da Região Nordeste, com coordenação da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC).
fonte do blog de folha em dias

Nenhum comentário: