quarta-feira, 2 de maio de 2012

Rio+20 é tema de discussão em encontro de mulheres produtoras no Sertão do Pajeú


Entre os dias 02 e 04 de maio, a Casa da Mulher do Nordeste realiza no Sertão do Pajeú um encontro para discutir a “crise climática” e seus impactos sobre as mulheres, tema que será discutido na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro em Junho de 2012. Está previsto a participação de 80 mulheres agricultoras e artesãs de Recife e Região Metropolitana, Sertão do Pajeú e do Nordeste.

A programação abre com a mesa sobre Incidência em Políticas Públicas: Rio + 20, com a presença de Nara Correa, do Comitê Pernambucano para o Rio+20, Dilce Feitosa, ativista do movimento ambientalista, e Gabriela Monteiro, assessora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste.  No segundo dia, as mulheres do projeto Tecendo um Nordeste Solidário apresentam experiências interessantes no campo ambiental e produtivo no chamado “Carrossel de experiências”, momento em que são socializadas ações dos grupos de produção para um desenvolvimento social e sustentável. No mesmo dia, debatem com Lia Beltrão, da aliança Empreendedora, sobre Gestão Produtiva e Sustentabilidade.

O evento promete ser um espaço de reflexão e de socialização de práticas por um modelo de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres no processo preparatório da Rio+20.

Sobre a Rio+20 - De 21 a 23 de Junho, o Rio de Janeiro será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20. O evento celebrará os 20 anos da ECO92, considerada até hoje a mais importante conferência ambiental mundial por ter incorporado os desafios ambientais e climáticos na agenda política global e ter consagrado o conceito de desenvolvimento sustentável.  Entre os temas que estão na pauta oficial estão: a economia verde no contexto de erradicação da pobreza; a governança ambiental global, e uma avaliação dos ciclos de Conferências da ONU nos anos 90.  Em paralelo a Rio+20 acontece a Cúpula dos Povos que reunirá movimentos sociais e organizações da sociedade civil organizada, na realização de um espaço plural de denúncia das causas estruturais da crise global e das novas formas de reprodução do capital.

Serviço:Seminário Incidência em Políticas Públicas: Rio + 20.
Dias: 02 a 04 de maio
Hora: 9h
Local: Hotel de Brotas – Afogados da Ingazeira, Pernambuco.

Programação:1º DIA - 02.05 – Quarta-feira

Manhã
8h às 9h - Credenciamento
9h - Mesa Política: Incidência em Políticas Públicas: Rio + 20.
Coordenação da Mesa: Célia Souza – Célia Souza (Coordenadora do Programa Mulher e Vida Rural da CMN)
Palestrantes:
Gabriela Monteiro - Assessora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste/MMTR-NE
Dilce Feitosa - Ativista do Movimento Ambientalista
Nara Correa – Comitê Pernambucano para o Rio + 20
10h - Debate na Plenária
12h às 13h30 – Intervalo

Tarde
14h - Apresentação da Trajetória do Projeto: Desafios e Perspectivas  "Tecendo um Nordeste Solidário: Mulheres Urbanas e Rurais fortalecendo sua cidadania e autonomia econômica” – com Itanacy Oliveira, da Casa da Mulher do Nordeste
15h – Trabalhos em Grupo

2º DIA - 03.05 (Quinta-feira)

Manhã8h30  - Carrossel de Experiências
11h  - Mesa: Gestão Produtiva e Sustentabilidade , com Lia Beltrão (Aliança Empreendedora)
11h30 – Debate
12h às 13h30 – Intervalo

Tarde14h - Socialização dos Planos das Redes para 2012 - Trabalhos em Grupos
16h - Intercâmbio com a experiência da Comunidade Xique-Xique

3º DIA - 04.05 (Sexta-feira)

Manhã
8h - Avaliação Geral do Encontro
Próximos Encaminhamentos
12h30 - Finalização
 

Nenhum comentário: