quinta-feira, 24 de maio de 2012

MARCHA DAS MARGARIDAS


Representantes das mulheres do campo e da floresta estiveram reunidas na tarde desta quarta (23 de maio) com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci. Elas discutiram a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil (GTB), sobre as questões pertinentes às mulheres trabalhadoras rurais. “Estou feliz com o processo de continuidade de nosso diálogo, de pensarmos juntas em estratégias para as populações rurais e, também, muito otimista com a perspectiva de diálogo que se estabelece entre o Estado e a sociedade brasileira”, declara Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG. Com muita firmeza, a ministra declarou seu comprometimento: “Minha relação com as trabalhadoras rurais não é teórica, mas de pele. Tenho uma história antiga, de vida, ligada ao campo”.
 
A diretora da CONTAG lembrou a primeira Marcha das Margaridas, no ano de 2000, e que levou milhares de mulheres rurais a construírem sua plataforma de lutas. Segundo ela, o GTB atualiza as questões pontuadas na marcha e que dizem respeito às desigualdades no campo, violência e participação das mulheres, entre outras. Entre os temas discutidos na reunião, o fortalecimento das políticas públicas no campo (implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres), o amplo acesso das mulheres e juventude rural a todas as políticas da reforma agrária, articulação com a sociedade civil de mobilizações para registros de nascimento em áreas rurais, enfrentamento à violência contra as mulheres, autonomia econômica, trabalho e renda das mulheres e a transversalidade das interfaces entre a SPM e outros ministérios. “Essa convergência de interesses nos fortalece. A presidenta Dilma anunciou a criação de um grupo interministerial. Ela já deu essa ordem. Então, que se cumpra”, analisa Carmen.
 
Ao término do encontro a ministra fez questão de firmar um compromisso: “Esperamos entregar nossa resposta para as mulheres antes do dia do Grito da Terra Brasil”.

Nenhum comentário: