segunda-feira, 14 de maio de 2012

CONTAG PARTICIPA DE CONFERÊNCIA DA MULHER E CONGRESSO DA UITA


Em 12 e 13 de maio aconteceu a Conferência da Mulher da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação e Agricultura (UITA), em Genebra, na Suíça. O evento antecede a realização do 26º. Congresso da UITA, que ocorrerá de 15 a 18 de maio, no mesmo país. A vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, Alessandra Lunas, participará das duas agendas, além da reunião do Comitê Administrativo. O secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos, está se juntando ao grupo nesta segunda-feira (14 de maio).
A Conferência da Mulher tratou da luta pelos direitos, filiação feminina, combate às formas precárias de trabalho, programa de ação da UITA sobre igualdade, além das conclusões e recomendações ao Congresso, dentre outros temas. Segundo Lunas, também houve um momento de intercâmbio de experiências. “Nós fizemos a apresentação da Marcha das Margaridas para os outros continentes”, informa a dirigente.
Já o Congresso da UITA pretende eleger a nova coordenação mundial da entidade, definir as ações para os próximos anos e avaliar as frentes de trabalho. “Uma das expectativas é que possamos pautar temas que envolvem o campo, como a soberania alimentar, que pela primeira vez estará em um painel específico da agenda de um congresso mundial”, acredita Alessandra. A sindicalista completa que a América Latina levará uma pauta importante com relação à violência, pois há uma criminalização muito forte de lideranças sindicais. O tema dos assalariados(as) rurais também promete ser debatido com intensidade durante esses dias.

Nenhum comentário: