quinta-feira, 11 de abril de 2013

MDA discute perspectivas para agricultura familiar brasileira


MDA
MDA discute perspectivas para agricultura familiar brasileira

Foto: Andrea Farias/MDA

Debater limites e desafios das políticas para a agricultura familiar. Este foi o objetivo do painel realizado em seminário, nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados. O evento contou com a participação do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, que destacou a importância da integração entre governo e movimentos sociais.
Entre os desafios levantados pelos participantes, um dos mais importantes foi a necessidade em se pensar as políticas públicas de forma regional. O secretário concordou e citou o conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo federal para o semiárido, que para ele são um bom exemplo do potencial deste modelo. “Vocês falam com propriedade e isso vai nos ajudar a pensar nossas políticas levando em conta a diversidade”, afirmou Bianchini.
A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foi outro ponto muito discutido. Para os presentes, a assistência para a agricultura familiar deve levar em conta as especificidades do setor. “É necessário investir em um processo de reestruturação dos técnicos que estão nas agências estatais para avançarmos, principalmente no que diz respeito ao modelo agroecológico de produção”, sugeriu o pesquisador do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA), Lauro Mattei.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) também entrou na pauta. Os expositores concordaram com a importância do crédito para o desenvolvimento da agricultura familiar, mas pediram maior atenção aos segmentos mais pobres.
“Nós temos 500 anos de história para mudar. Temos consciência de que isto precisa de tempo, mas isso não quer dizer ficar parado esperando”, comentou Lauro Mattei. Segundo ele, para que a agricultura familiar evolua é preciso que políticas agrícolas, agrárias e de segurança alimentar caminhem juntas. Na sua avaliação o desafio é inovar na concepção política da agricultura familiar. O secretário, Valter Biachini, concordou. “Este seminário é muito importante. Vamos caminhar neste processo, escutando estas críticas, pensando novas alternativas. Vamos caminhar juntos.”
Seminário
O painel faz parte da programação do Seminário 10 anos de Políticas para a Agricultura Familiar: Avanços e Desafios, realizado na Câmara dos Deputados. Durante o primeiro dia, mais de 140 pessoas participaram do evento, que segue até amanhã (11). Entre os participantes, deputados e senadores, representantes dos órgãos responsáveis pelas políticas para a agricultura familiar, membros de movimentos sociais do campo e integrantes de entidade de assessoria, de pesquisa e de apoio ao segmento.

Nenhum comentário: