quinta-feira, 19 de abril de 2012

PRESIDENTA DILMA DÁ POSSE À NOVA GESTÃO DO CONSEA


Foi realizada na tarde dessa terça-feira (17 de abril), no Palácio do Planalto, a cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que será presidida por Maria Emília Lisboa Pacheco. Participaram do evento a presidenta da República Dilma Roussef, o vice-presidente Michel Temer, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e Renato Maluf, que presidiu o CONSEA na gestão anterior. Os novos conselheiros e convidados também estiveram presentes.
O CONSEA existe há nove anos e sua função é articular entre sociedade e governo debates sobre a alimentação e nutrição da população brasileira. Em discurso emocionado, Renato Maluf apresentou um panorama da história do Conselho, relatando as conquistas nos quatro anos em que ele o presidiu, a exemplo de programas sociais como o Brasil Sem Fome. Maluf ressaltou também a visibilidade do país internacionalmente, por conta das políticas públicas que visam qualidade de vida de seu povo, e agradeceu a toda sua equipe pelos anos de trabalho e colaboração.
Em seu primeiro discurso como a nova presidenta, Maria Emília citou a importância da biodiversidade brasileira, a necessidade de cuidar bem da terra e do meio ambiente e de prestar atenção às comunidades indígenas e quilombolas, que hoje sofrem com altos índices de desnutrição, além de conflitos territoriais e dificuldades políticas. Reafirmou também o compromisso do CONSEA com a sociedade e apresentou uma visão rápida sobre as propostas da nova gestão, relacionadas principalmente ao combate ao uso excessivo de agrotóxicos nas plantações, política dos alimentos trangênicos, agricultura familiar e combate à obesidade de parte considerável da população.
 
A presidenta Dilma deu as boas vindas à Maria Emília, e em sua fala garantiu que o CONSEA é uma prioridade para o governo. “Quero contar com esse Conselho para aprimorar as políticas públicas e dar novos passos para tornar o Brasil um país sem fome e sem miséria”, disse a presidenta. A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Carmem Foro, tomou posse nesta cerimônia como conselheira representante da sociedade civil. “Acho um momento muito rico este com a Maria Emília assumindo a presidência do CONSEA, pois ela já acompanha os debates há algum tempo. Portanto, dará continuidade ao trabalho que já vem sendo feito”, afirmou.

Nenhum comentário: