sexta-feira, 20 de abril de 2012

OFICINA PROMOVE DIÁLOGO PREPARATIVO PARA ENCONTROS ESTADUAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE DO MOVIMENTO SINDICAL




A CONTAG está discutindo com as Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - FETAGs de todo o país formas de melhorar a intervenção dos dirigentes sindicais na perspectiva de implementação de ações que consolidem a sustentabilidade política e financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O debate, realizado através de uma Oficina Nacional Preparatória das Ações do Projeto com Multiplicadores e Multiplicadoras, acontece desde ontem e se encerra na tarde de amanhã (17 a 19 de abril), no auditório da Escola de Formação da CONTAG.
O encontro conta com uma novidade: a integração das secretarias de Finanças e Administração e de Organização e Formação Sindical, envolvendo seus respectivos secretários (as) e assessores (as), visando a integração temática entre ambas no que tange se refere à sustentabilidade política e financeira do MSTTR. “A articulação com os processos formativos e de capacitação são fundamentais, pois através desta a atuação do movimento sindical se dará de forma mais qualificada”, explica Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração da CONTAG.
A oficina é preparatória para os conteúdos a serem trabalhados pelas 27 federações, envolvendo cerca de 2.700 pessoas em dois encontros a serem realizados nos estados. Cada um dos encontros terá a duração de três dias e contará com a participação de 50 pessoas, totalizando 100 pessoas por estado. “Nós, da secretaria de Finanças e Administração, vamos fazer o possível para acompanhar esses debates. Queremos que o orçamento deixe de ser um instrumento burocrático e se torne uma ferramenta política, no caminho do Orçamento Participativo”, argumenta Santos.
No primeiro dia da oficina foram apresentados dois painéis. Um, sobre a Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS e a Sustentabilidade Financeira do MSTTR e, outro, sobre a Conjuntura Interna do MSTTR – Desafios para Gestão Política, Administrativa e Financeira, seguidos de uma reflexão política sobre os temas abordados em ambos os painéis. Hoje, um terceiro painel tratou da Exposição sobre a experiência exitosa da FETAEMA na elaboração e implementação do Orçamento Participativo. Amanhã, último dia do encontro, será definida a agenda, conteúdos e estratégias para realização dos eventos nas federações.
 

Nenhum comentário: