segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Participação no planejamento financeiro da CONTAG é tema de Oficina Nacional de Auto Formação em Orçamento Sindical

O orçamento participativo é uma questão de sustentabilidade do movimento sindical e sua implementação foi questão deliberada no 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Dessa maneira, a CONTAG inicia hoje (26) a Oficina Nacional de Auto Formação em Orçamento Sindical para aprofundar o debate com dirigentes e assessores sindicais. A oficina se estende até a quarta-feira (28) e conta com a participação de presidentes de secretários de Finanças e Administração, além de assessores e assessoras de treze Federações e também de coordenadores e coordenadoras de Regionais e funcionários e funcionárias da CONTAG.



Os processos práticos do orçamento participativo serão discutidos durante a oficina, assim como sua importância para garantir que trabalhadores e trabalhadoras que estão na base do movimento sindical possam efetivamente contribuir para decidir os rumos da luta e assim fortalecer a representatividade no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Para o secretário de Administração e Finanças da CONTAG, Aristides Santos, a consequência é a organização da categoria. “Nossa expectativa é que a prática se generalize em todo o movimento sindical e que nossa base se organize em torno das pautas prioritárias. Isso vai fortalecer nossas estratégias e mais conquistas serão concretizadas”, apontou.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, este é um evento de grande magnitude política, pois é o primeiro passo efetivo para a implementação de uma maneira verdadeiramente democrática de construir o futuro do MSTTR. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, afirma que esta é a oportunidade para que nosso movimento dê exemplo de democratização do debate político e econômico, uma das bandeiras que defendemos como trabalhadores e trabalhadoras brasileiros (as).

O compromisso pela sustentabilidade do MSTTR deve ser construído entre todos os que participam da luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Nos próximos dois dias os participantes da oficina retomarão a trajetória da discussão sobre o orçamento participativo, realizarão uma análise da conjuntura econômica do MSTTR e do país a também decidirão quais serão os encaminhamentos para o desenvolvimento da ação em 2016.

Nenhum comentário: