quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CONTAG trata da reforma na Previdência Social com o líder do governo no Congresso


A reforma na Previdência Social foi um dos temas tratados na audiência realizada na manhã desta quarta-feira (28) com o líder do governo no Congresso Nacional, o deputado José Guimarães (PT-CE). O presidente da CONTAG, Alberto Broch, o secretário de Políticas Sociais da Confederação, José Wilson Gonçalves, e o dirigente da FETRAECE, Raimundo Martins Pereira, dialogaram com o parlamentar sobre vários projetos de interesse da CONTAG, Federações e Sindicatos em tramitação na Câmara dos Deputados e já anteciparam a preocupação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) sobre uma possível reforma na Previdência Social, inclusive na Previdência Rural.

“A reunião foi bem produtiva e tivemos a oportunidade de expor ao líder do governo no Congresso o posicionamento da CONTAG de que é contrária a qualquer tipo de reforma na Previdência Social no que diz respeito aos segurados especiais”, declarou o presidente da Confederação, Alberto Broch.

O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, também reforçou, durante a audiência, a preocupação da entidade e do conjunto do MSTTR quanto aos rumos dessa importante política para a classe trabalhadora. “Uma possível reforma pode retirar conquistas importantes e históricas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, asseguradas a partir de muita luta. Não admitiremos perder direitos assegurados há décadas por conta de ajuste fiscal. Sentimos do deputado um gesto de comprometimento no sentido de se esforçar dentro do Congresso e do governo no sentido de não retroagir nos direitos da classe trabalhadora. O parlamentar abriu esse diálogo e adiantou que a CONTAG precisa apresentar sugestões para uma possível negociação sobre essa matéria”, explicou o dirigente da CONTAG.

Durante a audiência também foram dialogados sobre projetos como o que trata da alteração dos módulos rurais para efeitos de políticas públicas para a Agricultura Familiar; e outro que prejudica o funcionamento das cooperativas.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi

Enfoc realiza visita pedagógica em escola familiar agrícola


Nesta terça feira (27), os educadores e educadoras da Enfoc Regional Nordeste, participaram de uma visita pedagógica a Fundação Santa Helena, localizada no município de Pedro II, onde funciona uma escola familiar agricola, atuando com a pedagogia da alternância,  em que alunos, filhos de agricultores familiares passam 15 dias na escola e 15 dias com a família. Essa prática tem como objetivo garantir uma educação do campo de qualidade pautada na agroecologia.

"É muito bom ver aqui nessa escola a prática do nosso tão sonhado Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário", afirmou o Secretário de Organização e Formação Sindical da FETARN, Francisco de Assis, ao visitar a instituição.

O Rio Grande do Norte participa do 3º Módulo do Itinerário da Enfoc com 13 educandos (as), futuros educadores e educadoras populares. "Que a formação fortaleça a luta de base junto aos nossos sindicatos. A Educação precisa ser uma pauta permanente do nosso MSTTR", concluiu o educador popular da Enfoc, Amarildo Carvalho.
fonte do blog da fetarn

ANA/IGARN: Resolução restringe uso da água em mananciais hídricos do interior do RN


Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) estabeleceram regras de restrição para captações de água localizadas nos açudes Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves e Pataxó, nos rios Açu e Pataxó e no Canal do Pataxó.
As restrições valem a partir desta quarta-feira (28) para irrigação e aquicultura com tanques escavados.
Não há restrições para abastecimento humano e dessedentação de animais, registra informação prestada pela assessoria de comunicação da ANA, na capital federal.
Aquicultores e irrigantes responsáveis por perímetros acima de 20 hectares terão que instalar dispositivos que registrem os volumes captados. 
O prazo para a instalação dos medidores é de 30 dias a partir de hoje.
O descumprimento das regras será passível de multa de até R$ 5 mil ou embargo provisório ou definitivo das bombas.
As novas regras estão detalhadas na Resolução Conjunta nº 1.202/2015, publicada hoje no Diário Oficial da União. 
As medidas são necessárias devido à seca no Semiárido e aos baixos níveis dos açudes da bacia hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu e às perspectivas de chuvas abaixo da média no próximo período chuvoso 2015-2016.
 Antes de fixar as regras, ANA e IGARN realizou reuniões com os usuários da região e recebeu contribuições. 
A Resolução também determina que a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) deverá adaptar suas captações de água no Açu e no Armando Ribeiro Gonçalves para níveis d’água inferiores aos que vêm sendo praticados.
As captações de águas subterrâneas no Vale do Rio Açu, à jusante do Açude Armando Ribeiro Gonçalves, poderão operar das 18h às 6h diariamente mediante autorização do IGARN.
Desde junho deste ano, está em vigor a Resolução ANA/IGARN/AESA nº 640/2015, que interrompe o uso da água para irrigação e aquicultura no trecho do rio Piancó, a jusante do Açude Curema, e no rio Piranhas-Açu, no trecho entre a confluência com o rio Piancó e o Armando Ribeiro Gonçalves.
As regras são as seguintes:

Açude Armando Ribeiro Gonçalves:

- Irrigantes só podem captar das 18h às 6h de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta;

Açude Pataxó:

- Irrigantes só podem captar das 18h às 6h de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta;

Rio Açu:

- Irrigantes da margem direita só podem captar das 18h às 6h da manhã de sábado a domingo, de segunda a terça e de quarta a quinta e os da margem esquerda, das 18h às 6h de domingo a segunda, de terça a quarta e de sexta a sábado;

- Aquicultores em tanques escavados localizados a montante da passagem molhada Pendências – Carnaubais só podem captar das 20h às 6h de domingo a segunda, de terça a quarta, de quinta a sexta e de sexta a sábado. Os localizados a jusante da mesma passagem podem retirar água das 20h às 6h de sábado a domingo, de segunda a terça, de quarta a quinta e de quinta a sexta;

- Para a Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu) a captação do rio Açu deverá ser limitada à vazão instantânea de 0,24m³/s, uma redução de 15% em relação à vazão máxima outorgada pela Resolução ANA nº 130/2013. Além disso, a termelétrica terá oito meses para perfurar e instalar cinco poços para redução da captação de água do rio Açu.

Rio Pataxó:

- Irrigantes e aquicultores só podem captar das 18 às 6h de domingo a segunda, de terça a quarta e de sexta a sábado;

Canal do Pataxó:

- Irrigantes e aquicultores só podem captar das 18h às 6h de segunda a terça, de quarta a quinta e de sábado a domingo.
fonte do blog de pauta aberta

POLO CENTRAL DA FETARN DEBATE ANULAÇÃO DE EMPRESTIMOS CONSIGNADOS E O PLANO SUSTENTAR DA CONTAG


Nesta terça feira o POLO CENTRAL DA FETARN, se reuniu na sede do STTR DE PEDRO AVELINO, e contou com a presença dos municípios que compõe o polo, e também com a participação da TESOUREIRA DA FETARN – ELIZABETH FERNANDES e a junto com a assessoria jurídica da CONTAG E FETARN.
O DEBATE FOI BASTANTE EXTENSO SOBRE A ANULAÇÃO DOS EMPRESTIMOS CONSIGNADOS E SOBRE O PLANO SUSTENTAR.

COORDENADORA DO POLO CENTRAL - GABRIELA
E DIRETORA DA FETARN - ELIZABETH
E ADVOGADO - JOÃO LEITE

PUBLICO PRESENTE

DEBATE

DEBATE

ELIZABETH

JOÃO LEITE

terça-feira, 27 de outubro de 2015

CONTAG homenageia o presidente Lula em seu aniversário de 70 anos


É com muita alegria que a Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) saúda o presidente Lula no seu aniversário de 70 anos. É o dia do aniversário de um trabalhador, de um operário, que se tornou referência para o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras de que podemos, a partir da nossa realidade, das nossas convicções e das nossas compreensões, fazer mais pelo Brasil.
O aniversário de 70 anos do Lula significa para nós muita esperança, mas também muitos desafios. Enquanto movimento sindical do campo, além do apreço e da admiração pela capacidade do nosso eterno líder, externamos o nosso agradecimento por ter sido um presidente da República que dialogou diretamente com as políticas para o campo brasileiro, das quais destacamos: o Bolsa Família; o Programa Luz para Todos; e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); dentre outras. Também ressaltamos a sua capacidade de aceitar as reivindicações do movimento sindical, o que nos fez sonhar com dias melhores, seguir sonhando e continuar fortemente na luta.
Lula não é um símbolo apenas para a luta da agricultura familiar do Brasil. É um símbolo mundial para a superação da pobreza, da fome e da miséria dos povos. Há muitas tentativas de deslegitimar a sua trajetória e o seu importante papel enquanto um dirigente político no país e, sobretudo, enquanto presidente no período de 2003 a 2009. Mas, essa tentativa não será capaz de apagar a sua história, que foi construída a partir de muita luta no movimento sindical e a sua prática revela o seu distinto compromisso com a agricultura familiar e com as pessoas mais pobres no Brasil.
Portanto, além de parabenizar o presidente Lula, desejamos muitos anos de vida, construindo um Brasil dos nossos sonhos, junto a nós! Também expressamos o nosso profundo agradecimento pelas realizações feitas no Brasil e sabemos, portanto, que a sua missão na política brasileira não acabou, que ainda há muitos desafios a serem enfrentados. Esperamos que o companheiro aproveite essa data, gozando de muita paz, saúde, sabedoria, bem como de habilidade para enfrentar esse momento, construindo momentos melhores para o povo brasileiro.
Parabéns!
FONTE: A Diretoria da CONTAG

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Participação no planejamento financeiro da CONTAG é tema de Oficina Nacional de Auto Formação em Orçamento Sindical

O orçamento participativo é uma questão de sustentabilidade do movimento sindical e sua implementação foi questão deliberada no 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Dessa maneira, a CONTAG inicia hoje (26) a Oficina Nacional de Auto Formação em Orçamento Sindical para aprofundar o debate com dirigentes e assessores sindicais. A oficina se estende até a quarta-feira (28) e conta com a participação de presidentes de secretários de Finanças e Administração, além de assessores e assessoras de treze Federações e também de coordenadores e coordenadoras de Regionais e funcionários e funcionárias da CONTAG.



Os processos práticos do orçamento participativo serão discutidos durante a oficina, assim como sua importância para garantir que trabalhadores e trabalhadoras que estão na base do movimento sindical possam efetivamente contribuir para decidir os rumos da luta e assim fortalecer a representatividade no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Para o secretário de Administração e Finanças da CONTAG, Aristides Santos, a consequência é a organização da categoria. “Nossa expectativa é que a prática se generalize em todo o movimento sindical e que nossa base se organize em torno das pautas prioritárias. Isso vai fortalecer nossas estratégias e mais conquistas serão concretizadas”, apontou.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, este é um evento de grande magnitude política, pois é o primeiro passo efetivo para a implementação de uma maneira verdadeiramente democrática de construir o futuro do MSTTR. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, afirma que esta é a oportunidade para que nosso movimento dê exemplo de democratização do debate político e econômico, uma das bandeiras que defendemos como trabalhadores e trabalhadoras brasileiros (as).

O compromisso pela sustentabilidade do MSTTR deve ser construído entre todos os que participam da luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Nos próximos dois dias os participantes da oficina retomarão a trajetória da discussão sobre o orçamento participativo, realizarão uma análise da conjuntura econômica do MSTTR e do país a também decidirão quais serão os encaminhamentos para o desenvolvimento da ação em 2016.

Fetarn segue realizando alterações estatutárias em sua Base


No último sábado, 24 de outubro, a Fetarn participou da assembleia geral de alteração estatutária no STTR de Florânia, na região do Seridó. A entidade esteve representada pelo Secretário de Formação e Organização Sindical, Francisco de Assis,  pelo assessor Paulo José e pelo Coordenador do Polo do Seridó, Mario Luiz.

o evento que contou com a presença de mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais do município, teve como objetivo a alteração de sua representação sindical. "Nesse momento sinto que estamos retomando a história do sindicato de Florânia como entidade que verdadeiramente representa a agricultura familiar do nosso município", afirmou Pedro Paulino, presidente do sindicato.

O Secretário de Formação e Organização Sindical, Francisco de Assis complementou a palavra do presidente do sindicato, dizendo que "A ação sindical não pode ser obrigação apenas da direção da Fetarn e nem dos sindicatos e sim de todos os trabalhadores rurais, pois com coesão é que manteremos a unicidade sindical".

Já o assessor, Paulo José reforçou a importância do cadastro dos trabalhadores na previdência social, tendo em vista não haver contribuição direta e somente dessa forma, os trabalhadores são reconhecidos pela previdência.  Mario Luiz ressaltou a importância de ações voltadas para as pessoas da Terceira Idade com a garantia de direito a saúde, ao lazer e a alimentação saudável.
fonte do blog da fetarn

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, firmes no combate ao empréstimo consignado abusivo

A discussão sobre a Política do Crédito Consignado tem motivado  o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em  assumir uma luta mais intensa no que se refere a situação do endividamento progressivo  dos trabalhadores e trabalhadoras rurais aposentados e pensionistas. 
 
Esse endividamento decorrente, em boa medida,   das práticas agressivas e abusivas adotadas na oferta do crédito, e pela  sonegação de informações básicas que não são repassadas pelas instituições financeiras aos aposentados e pensionistas referente ao processo de contratação do crédito. Isso vem criando uma instabilidade social  e econômica que afeta não apenas a pessoa que toma o crédito mas toda a sua família. 
 
“O MSTTR vem discutindo intensamente com o Governo,  Banco Central, instituições representativas do Sistema Financeiro, a exemplo da FEBRABAN e da ABBC, na perspectiva de buscar alternativa para que essa política seja trabalhada com métodos diferentes  aos que são atualmente utilizados, sobretudo para a  população que vive na zona rural, que é mais vulnerável a prática abusiva da oferta do crédito consignado”, afirma o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.
 
Diante de tantas  evidências de abusos praticados,  a CONTAG  vem discutindo a possibilidade de se questionar judicialmente os contratos do empréstimos consignados, por  violação a direitos fundamentais dos aposentados e pensionistas rurais ocorridos na contratação dos empréstimos. Trata-se de dar aos aposentados e pensionistas rurais endividados uma oportunidade  de contestarem  a validade dos contratos de empréstimos realizados  com as instituições financeiras, pleiteando a sua anulação. A CONTAG, após uma decisão política em nível nacional no âmbito do seu conselho deliberativo, está visitando as suas 27 Federações filiadas para nivelar essa discussão e definir encaminhamentos sobre o tema. 
 
Dentre as Federações visitadas, algumas já iniciaram o processo de mobilização para preparar dirigentes, funcionários e funcionárias para compreenderem  a discussão  tanto do ponto jurídico como político, e assim fazer um trabalho mais próximo  em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Todas as Federações filiadas serão visitadas até meados de novembro.
 
“Vamos agora para uma segunda etapa que é capacitar os dirigentes e funcionários das Coordenações Regionais, Polos, Sindicatos, para  que os mesmos possam explicar aos aposentados, aposentadas e pensionistas sobre esse direito.  Este é um grande trabalho, pois irá mobilizar milhares de pessoas que estão endividadas e que não tem mais como tomar  empréstimos e nem mesmo como honrar com seus compromissos. É um direito dos aposentados, aposentadas e pensionistas questionar os contratos de empréstimos feitos ao arrepio da lei”, destacou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.         
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

ASSENTAMENTO SANTAREM - DEBATE ILUMINAÇÃO PUBLICA COM PRESIDENTE DA CAMARA

Nesta Quinta feira, A Diretoria da Associação Santarem realizou uma reunão sobre a ILUMINAÇÃO PUBLICA PARA O ASSENTAMENTO.
O evento contou com a participação do STTR DE ANGICOS, O PRESIDENTE DA CAMARA DE AFONSO BEZERRA E A ASSISTENCIA TECNICA DO CEAAD.
O Presidente da Associação Gideon Gonçalves durante a reunião frizou que fez esse pedido de ILUMINAÇÃO PUBLICA PARA O ASSENTAMENTO SANTAREM, e ate agora não foi resolvido pela prefeitura de Afonso Bezerra. Precisamos de apoio dos parceiros para conseguir beneficios para o nosso assentamento.
Ao final foi tirado varios encaminhamentos com o Apoio da Representante da Assistencia Tecnica do CEAAD - HOZANA, e tambem do Presidente da Camara  - ALDENOR e do Representante do STTR De Angicos - ALMIR MEDEIROS, para que instale o mais rapido possivel esta Iluminaçao para o ASSENTAMENTO.

abertura da reunião

REPRESENTANTE DA ASSISTENCIA TECNICA - HOZANA
FALA DA IMPORTANCIA DESTA ILUMINAÇÃO PUBLICA PARA O ASSENTAMENTO

DEBATE SOBRE A ILUMINAÇÃO PUBLICA

PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE AFONSO BEZERRA - ALDENOR
FALA OS PASSOS DE CONSEGUIR ESTA ILUMINAÇÃO PARA  O ASSENTAMENTO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO - GIDEON
FALA DO SEU EMPENHO EM PROL DAS FAMILIAS DO ASSENTAMENTO SANTAREM

PUBLICO PRESENTE

ANIMAIS CAEM DE FRACAS - ZONA RURAL DE ANGICOS COMEÇA A SENTIR NA PELE MAIS UMA SECA

Nesta Semana a Diretoria do STTR de angicos foi ajudar um Agricultor da zona rural de angicos, levantar uma vaca, que caiu de fraca devido a SECA.
Precisamos de um apoio dos governantes para que não aconteça isso, ANIMAIS ESTÃO CAINDO DE FRACAS, E FALTA AGUA TAMBEM PARA OS ANIMAIS. 
Isso é uma vergonha para a população rural, precisamos de apoio e de politicas publicas que ajudem o homem do campo.
E diante de quatro anos de seca a situação que nós encontra na zona rural é essa. Animais sofrendoooo;

TENTANDO LEVANTAR A VACA

VACA SENDO LEVANTADA

PRESIDENTE IVANALDO ROGERIO


PRESIDENTE DO STTR - IVANALDO

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Inclusão da Agricultura Familiar no Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal é tema de reunião na FETARN



Na tarde desta quarta-feira (21), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, realizou no auditório da sua sede, na Cidade Alta,  uma reunião com diversas entidades, entre elas, a Escola Agrícola de Jundiaí,  FEMURN,  OAB,  Emater-RN,  DFDA,  Seara,  Conselho de Segurança Alimentar e  SEA,  para discutir a inclusão da Agricultura Familiar no  Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal.
fonte do blog da fetarn

El Niño deste ano deve se igualar ao mais forte já registrado, alerta Nasa


O El Niño registrado no período 2015/2016 deve se igualar ao de 1997/1998, o mais forte já identificado até o momento. O alerta é da agência espacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês). O fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
A Nasa informou ainda que,
Leia Mais »
fonte do blog de fernando a verdade

Álvaro defende políticas públicas de convívio com os efeitos da seca‏


alvaro dias
Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (21), o deputado Álvaro Dias (PMDB) defendeu a implementação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da seca no Nordeste. O parlamentar cobrou a criação de um órgão responsável por planejar ações definitivas para a prevenção e convívio com os efeitos da estiagem.
“A seca é um fenômeno que se repete periodicamente. Falta uma atenção por parte dos poderes públicos direcionada a evitar que situações como a crise hídrica que atinge o semiárido nordestino continuem a ocorrer sem que hajam políticas que possam prevenir e remediar essa situação”, disse Álvaro.
O parlamentar citou como exemplo a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) durante a seca ocorrida no Nordeste na década de 60 e criticou o desempenho atual do órgão. “Nos anos 60 a SUDENE fomentou o desenvolvimento da região nordeste, mas hoje o papel do órgão foi desvirtuado. Não possui mais os objetivos pela qual foi criada”, comentou Álvaro, defendendo a “recriação” da superintendência.
fonte do blog de robson pires

Hermano diz que providências do Governo Federal para seca estão aquém da necessidade


hermano_hub
A seca foi tema de mais um debate nesta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa. Durante sessão ordinária, o deputado Hermano Morais (PMDB) disse que as providências tomadas pelo governo federal estão aquém da necessidade da população que sofre com os efeitos da estiagem.
“O ministro da Integração veio à Assembleia Legislativa para debater o assunto e na ocasião, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), fez um apelo para liberação de recursos e nem esse apelo foi levado em consideração”, disse Hermano.

Gustavo Carvalho apresenta sugestões para combate à seca no Estado


gustavo_carvalho
A preocupação com o longo período de estiagem no Rio Grande do Norte tem sido tema constante na Assembleia Legislativa. Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (21), o deputado Gustavo Carvalho (PROS) apresentou sugestões para o convívio com a seca que aflige o Estado.
“Trago novamente ao plenário um tema recorrente, pois é notório que o nosso grito não tem ecoado no Governo Federal. Os nossos reservatórios estão praticamente esgotados e por isso peço que as minhas sugestões sejam levadas pela mesa diretora da Casa para o Governo do Estado”, disse Gustavo.
Dentre as sugestões apresentadas, o parlamentar propõe a criação de uma frente nordestina de enfrentamento à seca a ser liderada pelo governador Robinson Faria (PSD) com o objetivo de reunir os governantes e parlamentares da região Nordeste para debater o assunto. “Talvez assim tenhamos respostas mais efetivas e imediatas do Governo Federal”, destaca ele.
Outra medida sugerida por Gustavo Carvalho propõe ao Executivo Estadual a publicação de um decreto estabelecendo que todas as obras do Governo do Estado só sejam executadas caso estejam relacionadas ao enfrentamento da seca. O parlamentar pede ainda que os demais deputados da Casa reservem emendas para ações voltadas ao convívio com a estiagem. “Na discussão orçamentária que teremos em breve na Assembleia, apelo para que cada um dos deputados possam se sensibilizar e dispor um percentil das emendas para esse fim”, justifica ele.
fonte do blog de robson pires

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Estiagem reduz quase pela metade produção de leite de cabra no RN


A seca que vem castigando o RN há pelo menos cinco anos, tem afetado a ovinocaprinocultura. A produção de leite de cabra, por exemplo, foi reduzida quase pela metade.

Em 2012, essa produção chegava a 11 mil litros por dia. Atualmente, é de apenas 5,7 mil litros por dia, segundo informação de Nicole Abreu, para o portal da Agência Sebrae de Notícias.

Além disso, a estiagem traz outros prejuízos, como a diminuição do rebanho de ovinos e caprinos no estado. Os animais estão sendo dizimados, principalmente, pela falta de alimentação adequada e escassez de água.

Para levar mais informações e medidas que possam minimizar esses efeitos, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do RN (Sebrae/RN) realizou nove palestras voltadas aos produtores desse segmento, neste sábado (17), na programação do Espaço Empreendedor Rural, dentro da 53ª Festa do Boi, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
fonte do blog de blog de angicos noticias

CAMPANHA ARRECADA DOAÇÕES PARA CIDADES EM COLAPSO NO RN


A Campanha Sertão Vai Virar Mar surge em decorrência da maior seca do Rio Grande do Norte em 100 anos. Com a situação de colapso no abastecimento de água que atinge diversos municípios potiguares, a campanha visa arrecadar alimentos, roupas, entre outros recursos para encaminhar, junto a caminhões-pipas, ao maior número possível de municípios em situação de emergência no estado. A ação começou em outubro e um evento para arrecadar doações acontece neste sábado (17), às 19h, na Pinacoteca Potiguar, Zona Leste de Natal. A entrada custa R$ 10 e 1 kg de alimento não perecível.

Para iniciar, a organização escolheu o município de Pilões, localizado na microrregião de Pau dos Ferros. Por se tratar de um município com poucos habitantes (cerca de 3.450 segundo o censo do IBGE, 2010), os participantes da campanha acreditam que a cidade não tem visibilidade e que, por isso, apresente necessidades mais urgentes. "Conheci um projeto parecido no Recife e resolvi trazer para o nosso estado. Percebi que muitos municípios em colapso dependem de políticos e achei que seria bom arrecadar doações", explicou Brenda Albuquerque, idealizadora da campanha.
A campanha terá duração de um mês, mas pode ser estendida de acordo com a participação dos potiguares e organizações (empresas, ONGs, etc). Os pontos de coleta confirmados até o momento são: o Mahalila Café & Livros, café situado em Potilândia, o Enquanto Seu Lobo Não Vem, restaurante em Petrópolis e a Focus Loteria, localizada no Bompreço da avenida Prudente de Morais. "Buscamos o apoio de empresas norte-riograndenses para distribuirmos mais pontos de coleta e conseguirmos os recursos para que a campanha tenha o sucesso almejado", disse.

Para alavancar as arrecadações, um evento será realizado na Pinacoteca Potiguar neste sábado (17) às 19h com a participação das bandas natalenses Fukai, Zurdo, Tropicaos, Mc Priguissa, Skarimbó e Joseph Little Drop, além do lançamento de um fanzine (Sedenta), a feira que incluirá artigos artesanais desenvolvidos por alguns apoiadores da causa (ALLternativ, Flores de Vênus, WIT Apparel, etc) além da exposição fotográfica "Caminhos do Sertão" de Ney Douglas. Será cobrado um valor de R$ 10 e 1 kg de alimento não perecível, todo o valor arrecado será revertido em doações.

No mês de novembro, a organização vai levar as doações para a primeira cidade, Pilões, distribuindo o que for arrecadado.
g1.globo.com
fonte do blog de nossa terrra