terça-feira, 26 de agosto de 2014

Seca preocupa o Estado, que não descarta racionamento de água




Essa é uma notícia que preocupa muita gente, do estado inteiro. Infelizmente enfrentaremos mais uma vez o flagelo da seca e a falta de agua, que atormenta as pequenas cidades que ainda não receberam braços de adutoras ou programas do governo atual, que passou os 4 anos sem praticamente poder mover uma palha para mudar o quadro no estado.

A população de cinco municípios do Rio Grande do Norte está sofrendo com a falta de água. De acordo com o titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Luciano Cavalcanti, as cidades de Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, Paraná, Rodolfo Fernandes e Tenente Ananias estão em colapso, no que diz respeito ao abastecimento de água.

o Secretário de Recursos Hídricos diz que grandes reservatórios do RN estão com metade da capacidade

A situação ocorre porque no Rio Grande do Norte, assim como em todo o semiárido do Brasil, há uma seca que já persiste desde 2011. E as previsões que a Semarh tem para 2015 indicam que o ano será novamente de poucas chuvas no estado. Dessa forma, algumas das medidas que já começam a ser implantadas incluem a perfuração de poços e o racionamento, em algumas regiões do território potiguar.

Cavalcanti contou que após o monitoramento de todos os açudes do Rio Grande do Norte, foi traçado um plano de distribuição da água. Já existe um esboço desse plano, mas a secretaria precisa explicar para a população e pôr em prática o racionamento, para que o recurso seja utilizado de maneira consciente. “A classe produtora do agronegócio, os perímetros irrigados do Assu e do Apodi têm que ser beneficiados com essa água também, mas a prioridade é levar água para o abastecimento humano. Em São Miguel, por exemplo, entrou em colapso há 15 dias e hoje tem uma máquina lá, perfurando 12 poços para ver se isso repõe um pouco a solução da água daquela região”, informou.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA, CLIQUE AQUI!
fonte do blog de carlos costa

Nenhum comentário: