segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O milho que melhor se adapta ao semiárido nordestino


É o milho Caatingueiro, uma cultivar desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Milho e Sorgo. Essa variedade está totalmente adaptada às condições do Semi-Árido nordestino, que pode chegar a produzir cinco toneladas por hectare. O milho Caatingueiro tem um ciclo superprecoce. Após o plantio, ele precisa de apenas 90 dias para atingir a época de colheita.
Essa superprecocidade é muito importante para assegurar uma boa produtividade em um curto período chuvoso com menos riscos de perda de safras, freqüentes no Semi-Árido. Se a distribuição das chuvas for regular, a safra já está garantida com 65 a 70 dias de plantio.
A expectativa é que essa variedade atenda às necessidades principalmente dos pequenos produtores familiares, uma vez que aproximadamente 75% das propriedades do Semi-Árido são caracterizadas como agricultura de subsistência. Atualmente, cerca de 1,5 milhão de hectares do Semi-Árido são cultivados com sementes de milho de baixa qualidade e ciclo tardio, geralmente adquiridas em feiras.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: