A mística de abertura fez uma referencia a luta das mulheres, da identidade e a reafirmação da participação da mulher na sociedade e no MSTTR.
A Secretária de Mulheres da FETAG-PI, Rosalina Rodrigues, agradeceu a Deus por este momento da realização da ENFOC Mulher, e do conhecimento que as mulheres sejam incluídas com temas específicos para as mulheres. O Piauí é o primeiro estado a realizar a ENFOC Mulher. “Só quem participa do processo é que sabe o quanto é corrido. Mas é muito gratificante para cada uma que vai participa, disse, no momento da abertura.
O presidente da FETAG-PI, Evandro Luz, pediu mais atenção para as mulheres na base, e que os homens possam se moldar mais e "aceitar as mulheres com seus avanços, reconhecer seu protagonismo, e perceber como elas são importantes para o Movimento Sindical de Trabalhadores/as Rurais (MSTTR). Que todas possam aproveitar bastante a ENFOC Mulher e se realizarem neste momento de aprendizado e socialização da história das mulheres”.
Cerca de 40 mulheres participam da ENFOC Mulher. A diretoria executiva da FETAG-PI participou da abertura e se comprometeu no debate e no processo. A secretária de Jovens, Francisca Santos, a secretária de Política Agrária e Meio Ambiente, Caçula, e o secretário de Assalariados Rurais, Simão Gomes, marcaram presença.
Mais sobre a ENFOC
A ENFOC surgiu em 2006, com o objetivo de promover o estudo para os dirigentes e para o próprio MSTTR em relação a diversas formas das agendas do movimento.
O encontro objetiva o empoderamento e participação das mulheres para que elas possam agir de forma ativa na construção do desenvolvimento rural sustentável solidário e no projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, e, mais ainda, para que tragam as especificidades do feminismo e as relações de gêneros, para um entendimento, posição e intervenções mais qualificadas.
Estarão presentes na ENFOC Mulher, a professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Suely, a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Alessandra Lunas, e a professora da Universidade de Minas Gerais (UFMG), com os temas Sociedade, Estado, Ideologia, Patriarcado, Organização e Luta das Mulheres no Brasil, com recorte no Piauí,.
Nenhum comentário:
Postar um comentário