sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural




Para combater os casos de discriminação e violência contra as pessoas idosas, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) fixou a data de 15 de Junho como o Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural. A CONTAG, as Federações e Sindicatos reconhecem que o envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e, ao mesmo tempo, é um dos maiores desafios. Além disso, reconhecem suas histórias, seus conhecimentos e viabilizam sua integração social a partir de encontros, bailes, festas, congressos, dentre outros.

No entanto, para que seja uma experiência positiva, a possibilidade de uma vida mais longa deve estar acompanhada de oportunidades contínuas para a saúde, a participação e a segurança. Nesse sentido, é importante que todos(as) encarem os idosos e idosas como participantes e contribuintes ativos em uma sociedade integrada, bem como beneficiários(as) do desenvolvimento.

Desde 2011, nesta data, o MSTTR realiza ações com a participação direta das pessoas idosas rurais. A CONTAG, em parceria com as FETAGs e STTRs, está realizando uma série de Seminários dos Trabalhadores(as) da Terceira Idade e Idosos(as) Rurais.

O 15 de Junho também é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi fixada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é difundir a violência ao idoso(a) como violação aos direitos humanos.

A secretária da Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura, faz um pedido para as pessoas que ainda não são idosas: “Valorizem as pessoas da terceira idade e idosos(as) rurais, respeitando e entendendo a importância delas. Elas precisam do nosso respeito e cuidado.”

A dirigente também deixa uma mensagem para quem tem 60 anos ou mais. “Que as pessoas da terceira idade não desanimem. Sintam-se felizes, aproveitem a idade, participem, vivam bem, sem nenhuma insatisfação e não se isolem. Eu estou na terceira idade e me sinto muito feliz!”
 
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário: