quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Manga – a fruta tropical


Está na época da manga! A fruta que lembra a infância, pois é quase impossível comer da maneira tradicional sem se lambuzar. A origem dela é asiática. Mas, depois de tantos séculos de sua descoberta, hoje está presente em todos os países tropicais. No Brasil, por exemplo, é muito fácil encontrar mangueiras, não só em propriedades voltadas para seu cultivo como também em quintais urbanos, praças e parques públicos. Belém é muito famosa por sua abundância de mangueiras pela cidade. Entre os meses de novembro, janeiro e fevereiro, ficam bem carregadas.

A manga é uma fruta completa: perfumada, de polpa suculenta, consistente e colorida. Os seus benefícios para saúde não ficam atrás. Ela contém um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco. Também possui propriedades medicinais, ajuda a purificar o sangue, é um bom diurético e combate a bronquite e acidez estomacal. A quantidade de fibras presente na manga é considerável, o que ajuda a manter o intestino regulado. Para tal, pode ser consumida in natura ou em sucos.

Variedade

No total, existem dezenas de mangas catalogadas, mas apenas algumas são consumidas com mais frequência. Entre as mais famosas estão: manga rosa, coquinho, espada, tommy, bourbon, entre outras. Elas se diferenciam por diversos aspectos, desde a cor de casca e formato da fruta até a textura da polpa e o sabor.

Outra faceta da manga é poder ser usada tanto em receitas doces quanto em salgadas. Ela pode compor desde saladas de frutas até saladas de folhas, onde agrega um sabor adocicado. Além das geleias e cremes que podem ser feitas com a polpa, há também molhos para pratos salgados, como carnes. Recomendado para quem gosta de inovar na cozinha.

Como escolher

Quando for escolher a manga no mercado ou na feira, observe alguns aspectos que garantem sua qualidade para consumo. Apalpe-a para sentir se está macia, apertando de leve com os dedos, mas sem que a casca se rompa pela pressão. A fruta não deve apresentar batidas, rachaduras ou estar melada.

Produto de exportação

Atualmente, a manga vem apresentando as maiores taxas de crescimento entre as frutas exportadas pelo Brasil, sendo mais exportada na forma in natura do que em polpa.  A Europa é a maior compradora. Aqui, os estados que mais produzem estão no Nordeste.

Manga com leite

Ao contrário do que diz a sabedoria popular, manga com leite não faz mal. A verdadeira história desse mito tem origem ainda no tempo da escravidão no Brasil. Pela fartura de manga nas propriedades, os escravos tinham fácil acesso e a fruta fazia parte de sua alimentação. O leite na época era um produto de alto valor, e, para que os escravos não consumissem o leite que seria vendido pelos senhores, espalhou-se propositalmente o boato de que comer manga e beber leite fazia muito mal. O boato perdurou na cultura popular, mas não passa de uma invenção. Então, pode fazer sua vitamina!

Receita

Aproveite o clima tropical para fazer um delicioso mousse de manga

Ingredientes
·    1 envelope de gelatina em pó branca, sem sabor
·    1/3 de xícara de água
·    3 claras
·    ½ xícara (chá) de açúcar
·    3 ¾ xícaras (chá) de polpa de manga processada
·    Folhas de hortelã para decorar

Modo de Preparo
Em uma tigela refratária pequena misture a gelatina na água e deixe hidratar por alguns minutos. Leve ao banho-maria para derreter. Na batedeira, bata as claras até espumarem. Junte o açúcar e bata até obter picos firmes. Acrescente a gelatina dissolvida à polpa de manga e, com uma espátula, misture com as claras batidas. Leve para gelar por 4 horas ou até ficar firme.


FONTE: Imprensa Contag - Gabriella Avila

Nenhum comentário: