sábado, 15 de dezembro de 2012

CONTAG é eleita para a Presidência do Conselho Nacional de Saúde

FOTO: José Wilson

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (13 de dezembro) a eleição da Mesa Diretora e da Presidência do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A CONTAG, na pessoa da assessora de Políticas Sociais, Socorro Souza, foi eleita por 31 a 17 para a Presidência. O CNS foi criado há 72 anos e essa será a primeira vez que uma representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será a presidente, inclusive será a primeira vez também que uma mulher assumirá essa função.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, essa foi uma grande conquista para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “É um reconhecimento da luta da CONTAG pelo fortalecimento do SUS, da especificidade da luta dos rurais e do nosso acompanhamento da gestão de saúde. Portanto, recebemos essa missão com muita humildade e responsabilidade”.

Já o secretário de Políticas Sociais da Confederação, José Wilson, lembrou que somente a partir de 1995 o CNS passou a ser mais democrático e representativo. Por isso, nos últimos anos, a participação da CONTAG tem sido vista como estratégica e qualificada. “A eleição do Conselho aconteceu a partir de uma construção coletiva com o campo popular e democrático e, com o apoio da CUT, as entidades viram no perfil da Confederação, no seu legado e, principalmente, na sua experiência de negociação e diálogo com o governo federal, a possibilidade de realizar um grande trabalho à frente do CNS.” José Wilson também destacou o papel fundamental da CUT nesse processo de construção da unidade entre as centrais sindicais e outras organizações que estão no CNS, além da interlocução com o governo para apoiar a candidatura da CONTAG e para fazer parte da Mesa Diretora do Conselho. “Temos certeza de que a participação da CUT na Mesa Diretora será de forma qualificada e contribuirá para o sucesso da gestão do CNS”, reconheceu.

O dirigente explicou ainda que a escolha da assessora para ser a representante da CONTAG deve-se ao fato dela ter acumulado nos últimos anos muito conhecimento na área da saúde, além da sua trajetória no MSTTR na luta pela garantia de políticas públicas de qualidade para a população rural.

A presidente eleita, Socorro Souza, destacou a importância desse espaço para o conjunto do MSTTR. “A saúde é uma demanda forte dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Esperamos que as FETAGs e STTRs também façam parte dos Conselhos nos estados e municípios. Uma das nossas expectativas é fazer com que o SUS tenha a cara do povo brasileiro”, disse.

O processo eleitoral do CNS para o triênio 2012-2015 foi realizado em 27 de novembro. Na ocasião, a CONTAG foi reeleita como uma das representantes dos usuários(as).
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário: