segunda-feira, 8 de abril de 2019

Saúde Universal: Para Todas e Todos, em Todos os Lugares






FOTO: Arte: Fabricio Martins



O dia 7 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Saúde. O tema definido para 2019 foi “Saúde Universal: Para Todas e Todos, em Todos os Lugares”. Para fazer a celebração deste dia, a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, reuniu no dia 05 de abril, em Brasília, diversos agentes para comemorar e refletir sobre os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).


A CONTAG participou da mesa de abertura e destacou que celebrar o Dia Mundial da Saúde é também celebrar a existência do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política social pública e como um direito adquirido na Constituição Federal de 1988. Destacou, ainda, a importância de a atenção básica ser a porta de entrada para as pessoas no SUS, em especial, para as populações do campo, da floresta e das águas.


Avaliamos que a inciativa da OPAS em celebrar o Dia Mundial da Saúde foi extremamente importante, principalmente frente às ameaças que o Sistema Único de Saúde vem passando em função dos efeitos da Emenda Constitucional 95, que congelou investimentos em saúde até 2036. Estudos da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde apontam que até 2036 o SUS sofrerá uma redução em seu orçamento de R$ 400 bilhões.


“O SUS é nosso, ninguém tira da gente, direito garantido não se troca e não se vende!”
FONTE: Assessoria da Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG

Nenhum comentário: