segunda-feira, 4 de abril de 2016

REUNIÃO COM OS PREFEITOS SOBRE O SIM - SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

Na quarta-feira, dia 30 de março, no auditório da Secretaria de Agricultura do município de Afonso Bezerra, o Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte com o apoio do NEDET-UERN realizou a sua primeira mesa de diálogo, objetivando reunir os dez gestores municipais do Território para tratar da estruturação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, em gestão consorciada com o Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte – COPIRN.

Para os municípios a implantação desse Serviço fortalece a economia local, abrindo espaço para integração entre os mesmos e incentivando o desenvolvimento dos territórios. Favorecendo a implantação de novas unidades produtoras e, por conseguinte, a circulação de maior volume de recursos financeiros no comércio local, aumentando, inclusive, a arrecadação de tributos municipais. Dessa forma, possibilitando a alavancagem das atividades agropecuárias que dependem da implantação do SIM, bem como a racionalização dos recursos.

MESA DE EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS DO TERRITÓRIO

Estiveram presentes na reunião, os prefeitos municipais de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra; de Angicos, Expedito Júnior, de Lajes, Benes Leocádio; e de Pedra Preta, Luiz Antonio. Os municipais, de Caiçara do Rio do Vento, Guamaré e Macau, foram representados pelos seus secretários de agricultura: Cleiton Lisboa, Celso Cruz e Ubiratan Bezerra, respectivamente.
A reunião iniciou com as palavras do anfitrião e presidente do COPIRN, prefeito Jackson Bezerra, discorrendo sobre a importância do evento e do SIM. Posteriormente, a coordenadora do Território, Fernanda Santana dialogou sobre a importância do Território e do empenho dos seus membros para a implantação deste Serviço. E, para encerrar a mesa de abertura, Caramuru Paiva, delegado do MDA/RN, falou sobre a importância deste Serviço para o fortalecimento da agricultura familiar.

Em seguida, houve a palestra do professor Emanoel Márcio Nunes, coordenador do Nedet/UERN, sobre a importância do SIM para a Valorização das cadeias produtivas do Território. Para finalizar, Selma Santiago, Diretora executiva do COPIRN, apresentou proposta sobre a estruturação do Serviço de Inspeção Municipal em Gestão consorciada.
Na oportunidade, os gestores municipais e representantes assinaram o termo de anuência com o COPIRN, afirmando assim, um compromisso com a agricultura familiar do Território e acentuando a importância do SIM na perspectiva do pleno desenvolvimento dos municípios.


Nenhum comentário: