Avaliações dos eventos promovidos pela Confederação nos últimos meses e das eleições municipais, deliberações para os próximos eventos a serem realizados e outras atividades também fizeram parte da programação ao longo destes três dias.
O último dia contou com uma exposição do secretário Antoninho Rovaris, que falou sobre o Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), e também compartilhou os resultados da 1ª Conferência Nacional do Leite, que aconteceu no início do mês e teve a participação da CONTAG. A secretária de Meio Ambiente, Rose Santos Azevedo, também fez uma exposição sobre o Código Florestal e o que muda com a aprovação da nova proposta. Outras Secretarias também deram seu informes e socializaram resultados de Coletivos já realizados.
A preparação para o Grito da Terra 2013 Brasil também foi abordada, e a preparação já está sendo discutida, com as opiniões dos representantes das Federações sobre a pauta e o monitoramento das negociações do GTB 2012. Um dos pontos altos do conselho foi o debate sobre a situação da seca na região semiárida brasileira. O tema foi discutido pelos dirigentes na quinta-feira e prosseguiu hoje, com duas audiências com o Ministério da Agricultura e Secretaria Geral da Presidência da República.
A secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG, Alessandra Lunas, aprovou a reunião do Conselho em geral. “Fechamos com chave de ouro. O fato de termos iniciado com uma profunda análise de conjuntura deixou bastante claro os desafios que temos daqui até 2014, e contribuiu inclusive para que pudéssemos fazer todos os debates com mais ‘pé no chão’, o que nos oferece inclusive um bom aquecimento para as plenárias e toda a preparação do CNTTR”.
O presidente Alberto Broch também avaliou positivamente o encontro. “Foi uma das melhores reuniões do Conselho dos últimos anos, pois aprovamos muitas questões importantes para o CNTTR, para o crescimento da CONTAG e também no que diz respeito ao problema da seca, que assola algumas regiões brasileiras. E tudo aconteceu em um alto nível de debate político”, acrescentou.
Esta foi a última reunião do ano do Conselho Deliberativo da CONTAG, que normalmente realiza duas reuniões ordinárias e uma extraordinária por ano.FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila
Nenhum comentário:
Postar um comentário