sexta-feira, 28 de setembro de 2018

STTR DE ANGICOS ASSINA ACORDO PARA EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADES PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES

Resultado de imagem para EMISSÃO E RENOVAÇÃO DAS IDENTIDADES
O STTR DE ANGICOS através de seu presidente IVANALDO ROGERIO, assinou o termo de acordo para EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE IDENTIDADES COM ITEP/RN, de acordo com o presidente NALDINHO, essa ação vai melhorar vários problemas que os agricultores familiares vem enfrentando junto aos órgãos públicos, pois tem muitos agricultores com identidade com mais de 10 anos, e agora com esta ação em nosso sindicato, vamos mais uma vez mostrar que nosso sindicato é forte e trabalha em prol do nosso sócios e sócias agricultores familiares.
DATA E HORÁRIO E LOCAL:
DIA 03, 04 E 05 DE OUTUBRO DE 2018, NA SEDE DO STTR DE ANGICOS, SITO A RUA SÃO JOSE, 236, CENTRO, EM ANGICOS/RN, A PARTIR DAS 08:00 AS 12:00 E 14:00 AS 17:00 HORAS, VAI DAR INICIO A EMISSÃO E RENOVAÇÃO DAS IDENTIDADES.
QUALQUER DUVIDA É SÓ LIGAR PARA O TELEFONE DO STTR: 3531-2244/99687-9777.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
* RG
* CPF
* COMPROVANTE DE RESIDENTE
* CERTIDÃO E NASCIMENTO OU CASAMENTO
* 2 FOTOS 3/4

AGRADECE A DIRETORIA

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

VOCE AGRICULTOR FAMILIAR - ESSE É O NOSSO CANDIDATO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA CÂMARA ESTADUAL




A imagem pode conter: Raimundo Costa, sorrindo, texto

CONTAMOS COM SEU APOIO.

ELEIÇÕES 2018 - Avaliação do atual cenário político do Brasil







FOTO: Comunicação CONTAG- Fabrício Martins


Após a oficialização da candidatura de Haddad para presidente do Brasil, a CONTAG faz uma avaliação do atual cenário das Eleições de 2018.

Ouça
Baixe na VOZ DA CONTAG
FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

GOVERNO DO RN RENOVA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA SECA EM 152 MUNICÍPIOS










O Governo do Rio Grande do Norte renovou, por mais 180 dias, o decreto de situação de emergência por causa da seca em 152 dos 167 municípios do estado – o que representa 91% dos municípios potiguares. Essa é a 11ª vez seguida que isso acontece. A publicação foi feita na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial do Estado.


O decreto leva em consideração análises técnicas que monitoram a questão da segurança hídrica no estado. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os prejuízos causados pela estiagem. No Rio Grande do Norte, faz 7 anos que as chuvas estão abaixo da média histórica.


Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a escassez hídrica vem causando perdas de receitas de mais de R$ 4,3 bilhões por ano aos cofres públicos, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.


De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), atualmente uma situação “extremamente crítica” nos reservatórios. Dos 47 monitorados neste início de 2018, três estão totalmente secos e oito em volume morto.


Chuvas


Considerando os dados coletados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a Emparn, no primeiro semestre deste ano foram registradas chuvas na maioria dos municípios potiguares, conduzindo à classificação nas seguintes categorias:


Normal, chuvoso ou muito chuvoso: 84 municípios
Seco: 33 municípios
Muito seco: 21 municípios
Sem informações pluviométricas: 29 municípios


G1
fonte do blog angicos verdade

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

CONTAG reúne Federações e definem pelo apoio político à candidatura de Haddad e Manuela







FOTO: César Ramos



A Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) esteve reunida nesta terça-feira (11) com os(as) representantes das Federações filiadas para discutir vários assuntos, entre eles a conjuntura política brasileira.

Foi reafirmado pelo conjunto das Federações e da CONTAG o total apoio político, dentro do que prevê a legislação eleitoral, às candidaturas orgânicas ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e àquelas comprometidas com o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) para as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional.

Também foi reafirmado o apoio político da CONTAG, já no primeiro turno das eleições, à candidatura de Haddad/Manuela à Presidência da República, respeitando a diversidade de opinião e a legislação eleitoral, por entender que esta candidatura está alinhada com o desenvolvimento sustentável, a soberania nacional, a agenda da classe trabalhadora e da maioria do povo brasileiro e, sobretudo, com a defesa e valorização da agricultura familiar.



Leia abaixo a resolução aprovada na íntegra:

RESOLUÇÃO nº 009/2018

Considerando que:

1. A agenda do golpe implica a crescente perda de direitos e conquistas da Classe Trabalhadora, imposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer e pela ampla maioria conservadora do Congresso Nacional;

2. A maioria do judiciário brasileiro está desrespeitando princípios constitucionais e decisões da ONU das quais o Brasil é signatário, numa clara perseguição ao ex-presidente Lula, com o propósito de excluí-lo das eleições 2018, pois o mesmo representa a esperança, para a maioria do povo brasileiro, de reverter a perda de direitos conforme atestam todas as pesquisas eleitorais;

3. Os cortes no orçamento das políticas públicas de desenvolvimento da agricultura familiar, reforma agrária e políticas sociais estão impactando negativamente no acesso a terra, ao crédito, ATER, produção e comercialização, bem como reduzindo a oferta de serviços essenciais como saúde, educação, habitação e segurança para todos os(as) trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares;

4. Diversos candidatos e candidatas estão alinhados (as) com a agenda do golpe e seus idealizadores, cujos programas de governo informam a manutenção e até a ampliação da ofensiva contra os direitos da classe trabalhadora, em especial da agricultura familiar;

5. O programa apresentado pela chapa “O Povo Feliz de Novo” composta pelos partidos PT/PCdoB/PROS com apoio do PSB é quem mais se aproxima do que o Sistema Confederativo CONTAG, historicamente, tem proposto em seu Projeto Político – o PADRSS. Representa alternativa concreta contra a agenda do golpe e que, inclusive, incorporou ao programa de governo sugestões apresentadas pela CONTAG: proposta geral para um novo projeto de Brasil integrando a agricultura familiar com políticas para o desenvolvimento contemplando reforma agrária, meio ambiente, políticas sociais, politica agrícola, valorização dos sujeitos do campo, floresta e águas no processo de construção e efetivação do desenvolvimento sustentável;

6. Ao longo da análise e do debate do cenário nacional, o Conselho Deliberativo da CONTAG, reafirmando o compromisso histórico do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) na luta pela democracia, justiça, liberdade e pela melhoria da qualidade de vida para nossa categoria, optou por defender a garantia do direito de o ex-presidente Lula ser candidato por não terem apresentado provas concretas dos crimes a ele atribuídos e por considerar que os governos do PT foram os que mais investiram em políticas e programas de inclusão social, os quais atenderam um considerável contingente de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares;

7. A luta do MSTTR não começa nem termina nas eleições. Porém, diante da situação atual da luta de classes, a retomada de um novo ciclo de democracia, justiça social, paz, desenvolvimento, inclusão e recuperação da soberania nacional começa por combater, nas urnas, candidaturas ultraliberais e por investir em lutas e mobilizações visando o pleno restabelecimento da democracia, dos direitos e conquistas.

A reunião com as Federações neste dia 11 de setembro de 2018, conforme determinação do Conselho Deliberativo da CONTAG de 26.07.2018, frente ao compromisso histórico da CONTAG assumido ao longo dos anos perante a sociedade e, sobretudo, o conjunto da classe trabalhadora, aprova a seguinte resolução:

I. Reafirmar o total apoio político, dentro do que prevê a legislação eleitoral, às candidaturas orgânicas ao MSTTR e àquelas comprometidas com o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) para as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional;

II. Apoio político da CONTAG, já no primeiro turno das eleições, à candidatura de Haddad/Manuela à Presidência da República, respeitando a diversidade de opinião e a legislação eleitoral, por entender que esta candidatura está alinhada com o desenvolvimento sustentável, a soberania nacional, a agenda da classe trabalhadora e da maioria do povo brasileiro e, sobretudo, com a defesa e valorização da agricultura familiar, compromissos estes já assumidos durante as gestões dos governos Lula e Dilma.

Brasília – DF, 11 de setembro de 2018.
FONTE: Direções da CONTAG e Federações

Projeto de Extensão levará sensibilização ambiental aos assentados do P. A Bonfim em Angicos

Promover sensibilização ambiental, junto aos moradores do Assentamento Bom Fim, com vistas ao manejo sustentável dos recursos naturais, assim melhorando a qualidade de vida; é o principal objetivo do Projeto “Enraizando Saberes” apresentado na manhã desta terça-feira (11/9) na sede da Associação ruralista.
Com a proposta de difundir orientação sobre Educação Ambiental aos assentados da referida localidade, o importante projeto de extensão idealizado pelas alunas Louriete Ribeiro e Lourinete Ribeiro, duas irmãs, estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus de Ipanguaçu realizarão palestras e oficinas direcionadas aos agricultores, disseminando, orientando em relação à prática e o manejo dos recursos e de suas produções, observando a forma mais correta e sustentável possível.
Estiveram presentes durante a cerimônia de abertura do Projeto, os servidores do campus Ipanguaçu do IFRN, João Batista (Técnico Agrícola) e Sara Lira, (Representante da Coordenação de Extensão do Instituto) e Tereza Amélia (Engenheira Ambiental), o Prefeito de Angicos, Deusdete Gomes, o secretário de Agricultura, Ivan França além do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Angicos, Ivanaldo Rogério Cunha Ferreira, e Francisca Ana Crispim, Presidenta do assentamento P. A. Bom Fim. Os alunos da Escola Francisco Alexandre Lopes do Rio Velho também participaram do momento.
O projeto acontece em parceria com a Prefeitura de Angicos, através da Secretaria de Agricultura, que tem se disposto a atender as demandas apresentadas pela Coordenação do projeto. As atividades tiveram início nesta terça-feira (11/9), com a apresentação da proposta para a comunidade, apresentações culturais, organizadas por membros da própria comunidade, e um ciclo de Palestras ofertados pelos servidores do IFRN trabalhando as temáticas LEIS AMBIENTAIS e DOENÇAS PROVOCADAS PELA POLUIÇÃO. 
O projeto se estenderá até dezembro, e contará com encontros realizados no campus Ipanguaçu do Instituto e na própria comunidade.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Angicos;

VOCE AGRICULTOR FAMILIAR - ESSE É O NOSSO CANDIDATO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA CÂMARA ESTADUAL



A imagem pode conter: Raimundo Costa, sorrindo, texto

CONTAMOS COM SEU APOIO.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Preservar o Cerrado é garantir a permanência da vida!







FOTO: Comunicação CONTAG- Fabrício Martins



"Nem tudo o que é torto é errado. Veja as pernas do Garrincha e as árvores do cerrado". (Nicolas Behr)

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando 24% do território nacional, nos estados do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraná, São Paulo e Rondônia, além do Distrito Federal.
O bioma apresenta grande variedade de animais em todos os ambientes: mais de 1.500 espécies de animais; 837 espécies de aves, 150 de anfíbios (das quais 45 são endêmicas), 120 espécies de répteis (das quais 40 são endêmicas). Também é composto por uma rica flora, onde são encontradas mais de 534 espécies arbóreas.



O Cerrado ainda contribui de forma significativa para a produção hídrica superficial de oito das doze grandes bacias hidrográficas brasileiras. Estas correm para diferentes porções do Brasil, correspondendo a 78% do montante da bacia dos rios Araguaia/Tocantins; 70% da bacia do rio São Francisco e 48% da bacia do rio Paraná.



Apesar da sua importância, grande parte já foi destruído para dá lugar às plantações de monocultura do agronegócio, a exemplo do Projeto MATOPIBA que é responsável pelo desmatamento e queimadas para criação de campos de soja e pastos na região fronteiriça entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que tem transformado o Cerrado num dos principais emissores de gases de efeito estufa. Além da devastação do bioma, o Projeto do MATOPIBA também é responsável pela expulsão de agricultores(as) familiares de suas terras.

Por entender a importância do bioma e para os povos tradicionais que nele vivem, a CONTAG abraça a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que reivindica:

• Reforma Agrária e regularização dos Territórios Indígenas, Quilombolas e das Comunidades Tradicionais;

• Políticas públicas que garantam o fortalecimento da agricultura familiar, baseado na agroecologia, soberania alimentar e desenvolvimento territorial sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, na lógica das práticas tradicionais;


• Instituição da Moratória do Cerrado para coibir o avanço dos monocultivos do agronegócio sobre as terras, territórios, águas e povos do Cerrado;

• Cumprimento da Convenção 169 da OIT que estabelece o direito à consulta prévia, livre e informada aos povos e comunidades tradicionais sobre o PDA MATOPIBA; etc.

A Campanha também defende a aprovação da PEC 504/2010, que transforma o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, para impedir o desmatamento e o genocídio dos povos tradicionais. “Considerando que os biomas do Cerrado e da Caatinga estão presentes em 14 estados, englobando mais de 30% do território brasileiro, é inquestionável a importância da Preservação desses biomas”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.



Rosmarí afirma que mesmo diante das atrocidades, a CONTAG seguirá na defesa do Cerrado, da Caatinga e de todos os biomas. “Mesmo sabendo que dados mostram que mais da metade da Mata Nativa do Cerrado e 46% da Caatinga já foram desmatados, é importante termos em mente e na prática que a preservação do Cerrado e de todos os biomas é fundamental para uma produção consciente e sustentável, em harmonia com o Meio Ambiente e com manutenção da vida”, afirma a secretária da CONTAG.

SAIBA MAIS sobre a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado AQUI 


FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Meio Ambiente

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Conab: Cadastro no Sican agora é obrigatório para compras no Vendas em Balcão





Imagem: Ilustração
Os criadores que desejam comprar milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) precisam ter registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).

Quem ainda não for inscrito no sistema, só poderá realizar a compra após a realização do cadastramento, esclarece informação procedente do órgão de imprensa da estatal, em Brasília.
Para efetivar a inscrição no sistema é preciso entrar na página do Sican na internet, no portal eletrônico da Conab, e preencher os campos com dados básicos como nome, CPF, identidade, endereço, além de informações específicas da atividade, como o tamanho da propriedade e do plantel.
A Conab também produziu um vídeo e um manual para orientar o público do Vendas em Balcão sobre como realizar o cadastramento da maneira correta.
Porém, caso haja dúvida, os criadores podem procurar auxílio nas superintendências regionais ou nas unidades armazenadoras da Companhia nos estados
fonte do blog de pauta aberta

EMATER, SECRETARIA DE AGRICULTURA E STTR CONVIDA OS AGRICULTORES FAMILIARES PARA UMA GRANDE PALESTRA

Nesta quarta feira vai ser realizado varias palestras sobre DAP, PRONAF E CUIDADOS COM A SAUDE DO HOMEM E DA MULHER.
O evento vai acontecer dia 05 de setembro de 2018, as 08:30 na sede do STTR.
De acordo com os organizadores estao convidados todos os agricultores familiares para participarem e ouvir as novas regras para emissão de DAP, e tambem creditos do pronaf para os agricultores.
venham participar.