segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Desenvolvimento rural sustentável, energias renováveis e sustentabilidade político financeira do MSTTR são temas do Encontro da Regional Nordeste da CONTAG







Segue nesta sexta-feira (17), na sede da Fetraece, em Fortaleza-CE, o Encontro da Regional Nordeste CONTAG, com representantes da Diretoria da CONTAG e de todas as Federações nordestinas onde discutem sobre vários temas de interesse da região, como o Desenvolvimento Rural Sustentável, Energias Limpas e Renováveis, Sustentabilidade Político Financeira e Cenários Políticos Eleitorais para 2018. O debate sobre as Eleições 2018 contará com a contribuição do Deputado Estadual Moisés Braz (PT-CE), que apresentará experiências exitosas realizadas durante seu mandato.



Com a participação do Secretário de Finanças e Administração da CONTAG Juraci Moreira Souto, o debate continua com os temas da Sustentabilidade Político Financeira do Sistema Confederativo CONTAG, o Plano Sustentar, o Fundo de Amparo Social, o CNIS rural, o INSS Digital, entre outros.

ABERTURA 
Ainda na abertura do Encontro, que aconteceu nessa quinta-feira (16), o Presidente da Fetrace Luiz Carlos Ribeiro (Carlinhos) destacou a importância do Encontro Regional. “É com muita alegria que nós saudamos a todos(as) aqui presentes! Temos muita satisfação em recepcionar companheiros e companheiras das Federações do Nordeste. Aproveito para convidá-los(as) para participarem do nosso 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, a ser realizado de 21 a 24 de novembro-2017, em Beberibe-CE”, pontuou.



O Coordenador da CONTAG na Regional Nordeste da CONTAG José Wilson Gonçalves, depois de cumprimentar e agradecer pela presença de todos(as), falou da importância das temáticas do evento para o conjunto do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras familiares (MSTTR) , diante da atual conjuntura. “Temos enormes desafios que precisam ser superados. Não basta somente apresentar e discutir os temas do Nordeste, mas é preciso debater e tirar encaminhamentos a partir do compromisso de todas as nossa organizações aqui presentes, no sentido de buscarmos parcerias externas que contribuam com o processo”, afirmou.



A secretária da Terceira Idade da CONTAG Josefa Rita da Silva (Zefinha), em nome da CONTAG e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -CTB, cumprimentou os presentes e falou que o debate vem no momento certo e chamou a atenção para que o conjunto do Movimento Sindical se mantenha mobilizado por melhorias para o campo. 

Em sua fala o Presidente da CONTAG Aristides Veras dos Santos, falou da atual conjuntura, trazendo um balanço sobre o desmonte das políticas públicas e do estado democrático de direito, comandados pelo governo ilegítimo de Michel Temer e por seus aliados(as) no Congresso Nacional.“Temer e seus aliados(as) no Congresso, são responsáveis diretos por várias perdas de direitos da classe trabalhadora brasileira. Por isso, a exemplo do que temos feito nos últimos 53 anos, seguiremos na permanente trincheira de luta para barrar qualquer projeto que venha contra os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Temos mostrado para os governantes e para todo o povo do nosso País, nossa capacidade de articulação e mobilização, a exemplo das várias ações que estamos fazendo para barrar a “reforma” da previdência”.

E conclamou: “Vamos continuar firmes nas mobilizações, cumprindo nossa agenda de lutas para retirar definitivamente da pauta do Congresso esse projeto absurdo”.

No 1º dia do Encontro também foi apresentado o Relatório da Gestão 2015 – 2017 da Coordenação Regional Nordeste e feito um resgate sobre as principais atividades desenvolvidas anteriormente pela Regional Nordeste, pela coordenadora anterior, Joana D’arc Barbosa e o assessor da CONTAG Givanilson Porfírio. 



FONTE: Fonte e fotos- Assessoria Regional Nordeste CONTAG- Gilberto Silva

Nenhum comentário: