terça-feira, 5 de junho de 2018

CONTAG reafirma o seu compromisso com o Meio Ambiente







FOTO: Arte: Fabrício Martins



O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais que, até então, eram considerados por muitos inesgotáveis. A data de 5 de junho foi escolhida para coincidir com o dia da realização desta conferência.

Até hoje, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos com o mau uso dos recursos naturais pelas pessoas em todo o mundo, tendo como principal consequência o aquecimento global nos últimos anos.

Nesse sentido, é necessário que os governantes façam uma revisão dos principais pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies e que os impactos sejam diminuídos, especialmente por causa de determinadas ações como o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

Segundo a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) defende que a discussão sobre a temática ambiental vá além das mudanças da legislação vigente. “É necessário implantar um novo conjunto de políticas públicas para enfrentar os desafios impostos ao campo e à agricultura familiar, principalmente os que requerem ações articuladas, que interfiram efetivamente nos espaços de diálogo e de construção de políticas de fortalecimento da agricultura familiar, voltadas à soberania e segurança alimentar. A agricultura familiar sempre defendeu a produção de alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, de forma sustentável, preservando as nossas riquezas naturais”.

Cuide do meio ambiente, do nosso planeta, dos nossos bens naturais!
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário: