quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Renegociação de dívidas rurais vai até o dia 31 de dezembro





Os agricultores familiares que contraíram empréstimos junto às instituições financeiras terão até o dia 31 de dezembro deste ano para renegociarem suas dívidas. Para isso, terão o apoio da Emater-RN, através de suas assessorias de crédito, para receberem as orientações necessárias e procurarem as agências de seus municípios, em busca da renegociação.
O assunto foi tratado esta manhã, em uma reunião realizada pela diretora geral da Emater, Cátia Lopes, acompanhada do diretor técnico, Tarcísio Dantas, e do assessor estadual de crédito Ivanaldo Medeiros, que convocaram os assessores regionais de crédito da instituição para conhecerem mais detalhes sobre esse e outros assuntos direcionados ao setor.
Os técnicos da Emater auxiliarão a instituição financeira a localizar os agricultores e informá-los a respeito da Lei 13.340/2016, que trata da renegociação das dívidas rurais. Somente no Banco do Nordeste, dos quase 30 mil clientes enquadrados nessa lei, que juntos realizaram mais de 50 mil operações de crédito, nem 20% chegaram a nos procurar. Os benefícios aos produtores são grandes. Em alguns casos, o abatimento para liquidar a dívida chega a até 95%.
Já os que contraíram empréstimos entre 2012 e 2016 estão amparados pela Resolução 4591, que permite a regularização das dívidas de crédito de estiagem. Em caso de renegociação, os agricultores podem começar a pagar a partir de 2021, com prazo até 2031 para liquidar.
fonte do blog de nossa terra

Nenhum comentário: