EMPARN diz que chuvas entre dezembro e janeiro não garantem bom inverno
Foto: Josemário Alves
A informação foi confirmada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), através do meteorologista José Uelington Pinheiro.
De acordo com Pinheiro, “o período chuvoso é de fevereiro a maio, acontece que devido ao fenômeno El Ñino bastante intenso neste período, as chuvas devem ficar abaixo do normal e serão mal distribuídas na região”.
Pinheiro confirma que janeiro deve registrar chuvas no Estado. “No entanto, elas não querem dizer que o período previsto para ser chuvoso registre boas chuvas, não é uma notícia muito animadora”, afirma.
De acordo com a EMPARN, a presença do El Niño no Oceano Pacífico, entre fevereiro e maio de 2016 implica que as temperaturas máximas no interior deverão variar entre 36ºC e 37ºC, dependendo da região. As temperaturas mínimas oscilarão entre 24ºC a 26ºC na capital e no interior.
Na Grande Natal as temperaturas máximas devem ficar 1ºC acima do normal. São esperadas neste período temperaturas máximas de 32ºC a 33ºC.
Nesta segunda-feira (28), estão sendo registradas chuvas em Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado, na região Oeste potiguar.
Durante a última semana ocorreram chuvas isoladas em algumas localidades do Estado. As chuvas se concentraram mais sobre as regiões do Médio Oeste, Seridó e Alto Oeste, com índices que variam entre 30 e 70mm.
Essas chuvas foram ocasionadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e devido às águas mais quentes no Oceano Atlântico Sul liberarem mais umidade, as instabilidades desse sistema conseguiram produzir boas chuvas, mesmo que de forma isolada.
Para o ano Novo, as chuvas deverão continuar ocorrendo no interior, com maior intensidade ao longo da faixa litorânea leste.
fonte do site mossoro hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário