Fetarn mobiliza municipios para discussão sobre o reassentamento das familias atingindas pela construção da Barragem de Oiticica
Comunidade São Jerônimo em São Fernando
Comunidade Barra de Santana em Jucurutu
Nos dias 20 e 21 de julho, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, através de seus diretores e assessores, realizou reuniões nos municípios de São Fernando e Jucurutu com os agricultores familiares que irão perder seus espaços produtivos devido a construção da Barragem de Oiticica.
"Visando garantir a permanência do homem no campo garantindo seus direitos adquiridos ao longo dos anos, não só a terra mas a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a previdência social, lutaremos pela desapropriação de propriedades que não estejam produzindo através do INCRA ou por acesso a terra por meio do programa de crédito fundiário. Essa é a nossa luta em defesa da permanência do homem no campo", afirmou Manoel Cândido, presidente da Fetarn.
Além do presidente da entidade, participaram dessa mobilização, o secretário de Formação e Organização sindical, Francisco de Assis; os assessores Obdon Fernandes e Expedito Jorge, o coordenador do polo sindical do Seridó, Mario Luiz; a presidente do sindicato de São Fernando, Tasia Lopes, o presidente do sindicato de Jucurutu, Raimundo Nonato, do sindicato de Jardim de Piranhas, Eriberto Gomes, entre outros dirigentes sindicais.
"Essa e a primeira ação de muitas que iremos fazer", acrescentou o secretário de Francisco de Assis. Após a sua fala, Manoel Candido conclui dizendo que "essa é uma oportunidade de fugir das amarras do latifúndio e pisar no nosso próprio pedaço de terra".
fonte do blog da fetarn
Nenhum comentário:
Postar um comentário