sábado, 28 de fevereiro de 2015

Pesquisador da EMPARN visita produtores rurais em assentamentos em Angicos RN.

















Dando continuidade as visitações aos possíveis contemplados com o projeto de criação de ave caipira financiado pelo MDA com a parceria EMPARN, esteve em Angicos nesta terça feira dia 24 de fevereiro,  o Pesquisador I Roberto Batista da Fonsêca.  Na oportunidade visitou e entrevistou o produtor rural Gilberto Pereira da comunidade, Serra da Volta e Michele Jaqueline da comunidade, Riacho do Prato. Foram esclarecidas as informações inerentes a participação no projeto e em seguida colhida as principais informações considerando os critérios de seleção para implantação do projeto. 


fonte do blog da emparn caico

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CONSELHEIROS DE ASSISTENCIA SOCIAL DE ANGICOS PARTICIPA DA CON

NESTA QUARTA FEIRA DEU INICIO AO SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE ASSISTENCIA SOCIAL EM CAICO, ONDE ESTA PARTICIPANDO VARIOS CONSELHEIROS DE VARIOS MUNICIPIOS, PARA SE CAPACITAR COM AS POLITICAS DE ASSISTENCIA SOCIAL.
DELEGAÇÃO DE ANGICOS ESTA REPRESENTADO POR: ALMIR MEDEIROS E MIRANDA - SOCIEDADE CIVIL E CARLINEIDE ALMEIDA - PUDER PUBLICO. 
O EVENTO TERMINA NESTA QUINTA FEIRA A TARDE.

PUBLICO PRESENTE

COORDENADOR DO EVENTO - DANILO

APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS

APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS

Representantes da Fetarn participam da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte e Nordeste


Na manhã desta quarta-feira (25), o vice presidente da Fetarn, Francisco José da Silva, o segundo vice presidente da entidade, Ambrósio Lins, e o assessor técnico Joseraldo Medeiros estiveram participando da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, realizada no auditório da EMPARN, em Parnamirim. 

O evento contou com a participação de meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais convidados, que apresentaram estudos meteorológicos e previsões para os próximos meses incluindo as regiões do semiárido e litoral do Nordeste brasileiro. A expectativa para o período de março a maio é otimista, com um significativo aumento no volume de chuvas em praticamente todo o Rio Grande do Norte. 

fonte do blog da fetarn

Reunião Climática na EMPARN-Resultados

ASSECOM/EMPARN

Os meteorologistas do Nordeste, reunidos na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), no Jiqui, em Parnamirim, após análise dos parâmetros climáticos, concluíram hoje que na região ao Norte do Nordeste brasileiro a previsão é que “predomine a condição de chuva de normal e abaixo do normal da média histórica, com grande variabilidade temporal e espacial para o período de março a maio no semiárido nordestino”. Com relação à reserva hídrica dos reservatórios do Nordeste, considerando os volumes atualmente disponíveis e “com um provável cenário de chuvas de normal a abaixo da média histórica para os próximos três meses, sem expectativas de recargas expressivas, é necessário a adoção de medidas para prolongar o horizonte de disponibilidade hídrica para a região”.
A “II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil foi iniciada ontem com os meteorologistas de cada Estado fazendo uma exposição sobre o comportamento das chuvas entre meados de janeiro a meados de fevereiro. Para a previsão anunciada hoje, os especialistas lembram ainda “que como poderão haver mudanças significativas referentes aos parâmetros oceanos/atmosféricos durante as próximas semanas, principalmente nos oceanos, é de extrema importância um monitoramento contínuo nessas regiões que possam inserir algumas mudanças no atual prognóstico”.
A análise dos resultados dos modelos oceânicos, que simulam o comportamento da temperatura da superfície dos oceanos para os próximos meses, segundo os meteorologistas, mostra uma tendência de aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico, o que poderia significar a formação do Fenômeno El Niño, situação essa que poderia prejudicar a ocorrência de chuvas no semiárido Nordestino. No entanto, devido ao comportamento apresentado nos últimos meses pelo oceano Pacífico, que ora tem aquecido e ora resfriado, os meteorologistas, de forma unânime, não levaram em consideração essa tendência, entendendo que o oceano Pacífico irá, pelo menos nos próximos dois meses, mostrar uma tendência de normalidade.
Afirmam ainda que, no caso do oceano Atlântico, a tendência para os próximos meses é de uma situação do Atlântico Sul levemente mais aquecido que o Atlântico Norte, o que indica uma condição melhor na ocorrência de chuvas para aos meses de março, abril de maio de 2015, quando comparada com a condição apresentada no mês anterior. Por outro lado, os resultados dos modelos numéricos de previsão de chuva para a região não foram levados em consideração na análise dos meteorologistas, uma vez que esses modelos utilizam uma condição prevendo o aquecimento do Oceano Pacífico, o que não vem se confirmando nos últimos meses, prevalecendo, assim, a opinião de que as condições sinóticas serão dominantes.
fonte do blog de nossa terra

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

GRUPO DE MULHERES RURAIS DO MMC DE ANGICOS SE REUNI EM ANGICOS


Nesta sexta feira, se reuniu na sede do STTR DE ANGICOS, o GRUPO DE MULHERES RURAIS DO MMC –MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS.
O evento foi o dia todo, e contou com a participação da coordenadora do MMC DE ANGICOS, ANDRESA DE MEDEIROS, onde falou da importância deste grupo, para as lutas da classe feminista.
De acordo com as informações repassadas pela coordenação do MMC, estas reuniões é importante para os debates das políticas publicas das mulheres no campo.

debate sobre a luta da mulher

mulheres participando ativamente

palestrante

debate

discussões

discussões

Chuva de 17,5 milímetros é registrada em Angicos. No acumulado, 64,9 milímetros até aqui.


A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuva de 17,5 milímetros na Cidade de Angicos, sertão Central do Estado.

O monitoramento segundo o pluviômetro da Prefeitura foi registrado entre as 7h do dia 19/02 às 7h do dia 23/02. 

Ainda de acordo com o boletim da EMPARN, no acumulado, foram registrados até aqui, 64,9 milímetros de chuvas.

Apesar da baixa densidade pluviométrica o nordestino ainda está esperançoso e aguarda ansiosamente um bom inverno.
fonte do blog de angicos noticias

NUCLEO DIRETIVO DO TERRITORIO SERTÃO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE PRIORIZA ALGUMAS POLITICAS PUBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO ANO DE 2015.

Nesta Terça feira o NUCLEO DIRETIVO DO TERRITORIO SERTÃO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE, se reuniu na câmara de vereadores de Lajes, e teve a participação do assessor territorial do SDT/MDA, onde debateu vários assuntos importantes para a agricultura familiar e tambem contou com a presença de vários representantes dos municípios que fazem parte do núcleo do território.
O evento foi bastante debatido, onde o ARTICULADOR DO TERRITORIO – PEDRO ALVES, conduziu os trabalhos juntamente com a assessoria do território – MONICA E FLAVIO, onde fizeram algumas apresentações e trouxeram varias informações para o Núcleo.
Dentro deste debate foi eleito varias prioridades, onde foi tirado varias metas para ser acompanhado, e também foi eleito um comitê de representantes do território para acompanhar as discussões das câmaras temáticas e o território.

NUCLEO DIRETIVO DO TERRITORIO

ARTICULADOR PEDRO ALVES - FAZENDO A LEITURA DA ATA 
DA REUNIÃO ANTERIOR

ASSESSORA DO TERRITORIO
MONICA - APRESENTA ALGUMAS INFORMAÇÕES PARA O NUCLEO

DEBATE E DISCUSSÃO SOBRE AS PRIORIDADES 
QUE O NUCLEO DIRETIVO ELEGEU

sábado, 21 de fevereiro de 2015

STTR DE ANGICOS VISITA MAIS UMA TURMA DO PRONATEC CAMPO, DESTA VEZ NA COMUNIDADE RIO VELHO

Nesta sexta feira o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de angicos, esteve visitando a turma do PRONATEC CAMPO, na comunidade rio velho, zona rural de angicos.
Onde o representante sindical Almir Medeiros participou da aula, e conduziu juntamente com o professor RICHELIEL, em seguida tirou varias duvidas dos alunos.
Os alunos falaram que estão muito satisfeito com o curso de AVICULTOR na comunidade, pois já tem varias experiências com criação de aves, e esperam vim mais curso para qualificar esta comunidade e outras.
Estes Cursos do PRONATEC CAMPO, vem pelos territórios da cidadania e rurais, através do MDA, onde os municípios faz a mobilização através dos STTRs, Secretarias de Agricultura e Emater, para atender a população rural.

agricultores no curso do pronatec campo

PROFESSOR DO CURSO DE AVICULTOR - RICHELIEL
DIRETORA DA ESCOLA QUE SEDIA O LOCAL DO CURSO - SANDRA

PRONATEC CAMPO - CURSO DE AVICULTOR

Emparn registra 46 milímetros de chuvas em Angicos.


Entre as 7h do dia (13), até às 7h da manhã do dia (19),  foram registradas chuvas em 64 postos pluviométricos distribuídos por todas as regiões do Estado, conforme divulgado no boletim pluviométrico eletrônico da Gerência de Meteorologia da EMPARN.

Ainda segundo o boletim pluviométrico publicado, em Angicos as precipitações atingiram os 46 milímetros de Chuva.

CLIQUE AQUI e veja o Vídeo reproduzido pela equipe do Blog Angicos Notícias e publicado no FACEBOOK.
fonte do blog de angicos noticias

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

RN: Incra conclui primeira etapa da regularização das Comunidades Quilombolas Aroeira e Pavilhão



A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra/RN) concluiu a primeira etapa da regularização das comunidades quilombolas Aroeira, no município de Pedro Avelino, e Pavilhão, em Bom Jesus. Os resumos dos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTIDs) das comunidades, o primeiro passo para o processo de regularização das áreas, foram publicados na última terça-feira (10) no Diário Oficial da União.

O RTID é composto pelo Relatório Antropológico, que aponta os aspectos históricos e socioculturais da comunidade e é a peça técnica principal para o início da regularização dos territórios remanescentes de quilombos, pelo Laudo Agronômico e pelo Memorial Descritivo da área.

Com a publicação dos relatórios no Diário Oficial da União, já estão sendo contatados outros órgãos, como o Iphan, o Ibama, a Secretaria do Patrimônio da União, a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional, a Fundação Cultural Palmares e a Funai, a fim de se verificar a possibilidade de regularizar as áreas como territórios ocupados por remanescentes de comunidades de quilombo.

Família, Tradição e Cultura

De acordo com o Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/RN, o trabalho de campo realizado nas comunidades para a elaboração do Relatório Antropológico identificou várias tradições mantidas há gerações pelas famílias.

Na comunidade quilombola Aroeira, no município de Pedro Avelino, na região central do estado, a cerca de 158 quilômetros de Natal, que tem origem no século XIX, há um histórico comum de ocupação da área de aproximadamente 530 hectares reivindicada pelas 37 famílias, que possuem fortes laços de parentesco.

A história da comunidade Pavilhão, em Bom Jesus, no agreste potiguar, a 46 quilômetros da capital, começa no século XIX, na região de engenhos do município de Macaíba. A comunidade, com 23 famílias, reivindica cerca de 52 hectares e é derivada da Comunidade Quilombola de Capoeiras, com a qual tem forte relação de parentesco e compartilha a manifestação cultural afrobrasileira "Dança do Pau Furado".

Processo de Regularização

As comunidades quilombolas são grupos étnicos predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

Para terem seus territórios regularizados, as comunidades quilombolas devem encaminhar uma declaração na qual se identificam como comunidade remanescente de quilombo à Fundação Cultural Palmares, que expedirá uma Certidão de Autorreconhecimento em nome da mesma. Devem ainda encaminhar à Superintendência Regional do Incra uma solicitação formal de abertura dos procedimentos administrativos visando à regularização.

A regularização do território tem início com um estudo da área, a elaboração de um Relatório Técnico que identifica e delimita o território da comunidade. Uma vez aprovado este relatório, o Incra publica uma portaria de reconhecimento que declara os limites do território quilombola. A fase final do procedimento corresponde à regularização fundiária, com a retirada de ocupantes não quilombolas através de desapropriação e/ou pagamento das benfeitorias e a demarcação do território.

Ao final do processo, é concedido um título coletivo de propriedade à comunidade em nome da associação dos moradores da área e feito seu registro no cartório de imóveis.
Atualmente, existem 19 processos de regularização de territórios quilombolas abertos no Incra/RN.

Fetarn conclui planejamento anual


Durante todo o dia de hoje (19), diretores e assessores da Fetarn concluíram a discussão do planejamento da entidade para 2015. Entre os assuntos abordados, destaque para as ações ligadas ao RN Sustentável, convênios, participação em eventos regionais e nacionais, reunião do conselho deliberativo, audiências com o poder público para para tratar de questões ligadas a educação no campo e enfrentamento da seca, entre outros pontos fundamentais para a categoria. 





fonte do blog da fetarn

RN: Previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuvas nesta sexta


Segundo boletim da EMPARN, a previsão para esta sexta-feira (20) é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuvas no período. A atuação do vórtice ciclônico de ar superior, juntamente com a zona de convergência intertropical deixarão o céu sobre o estado com predominância de parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões. “Principalmente nas regiões Oeste Central e Leste”, diz o boletim.
fonte do blog de robson pires

ASA ESTADUAL DO RN DEBATE SOBRE BANCO DE SEMENTES


Nesta quinta feira foi realizado na sede do STTR DE ANGICOS, uma reunião da ASA ESTADUAL, de manha. A reunião contou com a participação das organizações que compõe a asa potiguar, e também das representações das duas FEDERAÇÕES DO ESTADO – FETARN E FETRAF.
A reunião foi bastante debatida, onde teve um ponto muito forte que foi sobre o banco de sementes para os municípios.
Ao final foram lido alguns informes.
Dia 11 de março, próxima reunião, a definir local.

YOURE - UM DOS COORDENADORES DA ASA ESTADUAL

ENTIDADES PRESENTE NA REUNIÃO DA ASA

DEBATE SOBRE BANCO DE SEMENTES

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CONTAG e Regionais planejam ações e estratégias para avançar em 2015



Depois de uma semana intensa de análises de conjuntura, de debates e trabalhos em grupo, a CONTAG e as cinco Regionais realizaram a 6ª Oficina de Planejamento Estratégico da CONTAG para elaborar o Plano Operacional Anual (POA) de 2015 com as ações prioritárias e estratégias para avançar na luta e nas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais para esse ano.

O planejamento geral da CONTAG ficou centrado nos cinco grandes eixos temáticos – Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), Representação e Representatividade, Organicidade e Práticas Antidemocráticas, Gestão Interna, e Defesa do Projeto Político/ Eleições/ Reforma Política.

As Secretarias e Regionais, tomando como referência o POA Geral da CONTAG e os projetos e convênios em curso, elaboraram os seus POA’s específicos, destacando também as grandes ações planejadas para 2015 – 3º Festival da Juventude Rural, 21º Grito da Terra Brasil, 5º Marcha das Margaridas e 4ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (4ª PNTTR).

“Ficou claro que as Secretarias e Regionais conseguiram fazer o exercício de articular suas ações específicas com as gerais planejadas para a CONTAG. Essa iniciativa será importante para potencializar as agendas e a articulação entre as ações prioritárias”, avaliou a secretária de Mulheres, Alessandra Lunas, membro do Comitê Gestor do Planejamento.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, que também integra o Comitê Gestor, também avalia positivamente a realização da 6ª Oficina. “Esse foi um dos melhores planejamentos já realizados pela CONTAG. Conseguimos eleger as principais ações para a CONTAG, para as Secretarias e Regionais a serem executadas nesse ano. Foi um momento muito importante e parabenizo todo o Comitê Gestor, a Diretoria, Assessoria e as Coordenações Regionais que se dedicaram durante toda a semana para fazermos um bom trabalho em busca de mais avanços para a categoria”.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

Tarde de muita chuva em Angicos nesta quarta feira



A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou boas chuvas em vários municípios do Rio Grande do Norte.

No município de Angicos, a alta temperatura, enfim atraiu a tão esperada Chuva. A tarde desta quarta, 18, foi marcada por ótimas precipitações em praticamente todo território Angicano.

Vejam a seguir, alguns registros fotográficos do Blog Angicos Noticias no perímetro Urbano.




sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO P.A. BOM FIM AGRADECE CURSO DE OPERADOR DE MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS PELO PROGRAMA PRONATEC CAMPO

Agricultores dos ASSENTAMENTOS P.A. BOM FIM e P.A. SANTARÉM, estão participando intensamente do curso de OPERADOR DE MAQUINA E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS, na zona rural de angicos, Este curso é pelo programa PRONATEC CAMPO, que vem pelo Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário e conta com os parceiros no município: STTR, SECRETARIA DE AGRICULTURA E EMATER.
O sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora Rurais, através de seu representante Almir Medeiros, fez uma pequena visita durante a aula no assentamento P.A. BOM FIM, onde assistiu a palestra do Professor da Escola Agricola de Jundiai - PLINIO junto com a assessora Pedagogica - GIVALDA, e realizou algumas entrevistas com os educandos, para saber como esta sendo o curso no assentamento, e os mesmos agradeceram pelo apoio e pelo curso, pois vai ajudar a fortalecer seu desempenho na comunidade, na qualidade profissional e técnico.

AGRICULTORES NO CURSO

PROFESSOR DA ESCOLA AGRICOLA - PLINIO
CONDUZINDO A AULA

AULAS TEORICAS

PARTE DOS EDUCANDOS

REPRESENTANTE DO STTR - ALMIR MEDEIROS
PROFESSOR DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ - PLÍNIO
ASSESSORA PEDAGÓGICA - GIVALDA

STTR DE ANGICOS VISITA AGRICULTORES E AGRICULTORAS DA ZONA RURAL DE ANGICOS

Nesta Sexta feira, o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Angicos, através do representante – ALMIR MEDEIROS, esteve presente nas comunidades SERRA DA VOLTA, P.A. BOM FIM, VOLTA E RIO VELHO, Estas visitas faz parte da rotina dos representantes do STTR, onde o sindicato sempre realiza visitas as comunidades rurais e leva informação aos agricultores e também traz algumas informações da situação do homem do campo.
O Presidente do STTR – IVANALDO ROGERIO vem sempre reunindo a diretoria do sindicato, e fortalecendo a importância da diretoria esta sempre visitando a zona rural.
Cada vez que o sindicato vai a zona rural, os agricultores agradece, pois agente ver a felicidade de cada agricultor nos olhos e nas rodas de conversa, (diz o representante sindical Almir Medeiros).

VISITA NA ASSOCIAÇÃO SERRA DA VOLTA
RESIDENCIA DE GILBERTO E ESPOSA ANGELITA

ALMIR MEDEIROS
NA RESIDENCIA DE GILBERTO E FILHA

RESIDENCIA DE GILBERTO -
NA ASSOCIAÇÃO SERRA DA VOLTA

VISITA NA COMUNIDADE VOLTA
FILHO DE AGRICULTOR COLOCANDO 
RAÇÃO PARA ANIMAIS - XIQUE XIQUE PICADO

XIQUE XIQUE QUEIMADO PARA OS ANIMAIS

RESIDENCIA DE JOAQUIM EVARISTO
NA COMUNIDADE VOLTA

VACAS DE SEU JOAQUIM EVARISTO

BEZERROS DO SEU JOAQUIM

COLOCANDO RAÇÃO PARA OS ANIMAIS

AGRICULTOR - DONIZETE
NA COMUNIDADE RIO VELHO

RESIDENCIA DE SEU DONIZETE

COLOCANDO RAÇÃO PARA OS ANIMAIS

FAMILIA DO AGRICULTOR DONIZETE
AJUDANDO A COLOCAR RAÇÃO PARA OS ANIMAIS

NA RESIDENCIA DE RAIMUNDO HORACIO
NO SITIO PATACHOCA