segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

EMPARN diz que chuvas entre dezembro e janeiro não garantem bom inverno

Foto: Josemário Alves



A última segunda-feira de 2015 está sendo de chuvas em vários municípios do interior do Rio Grande do Norte. No entanto, as precipitações que têm ocorrido neste mês de dezembro não significam boas chuvas nos meses de fevereiro a maio de 2016 – considerado período chuvoso no estado.

A informação foi confirmada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), através do meteorologista José Uelington Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, “o período chuvoso é de fevereiro a maio, acontece que devido ao fenômeno El Ñino bastante intenso neste período, as chuvas devem ficar abaixo do normal e serão mal distribuídas na região”.

Pinheiro confirma que janeiro deve registrar chuvas no Estado. “No entanto, elas não querem dizer que o período previsto para ser chuvoso registre boas chuvas, não é uma notícia muito animadora”, afirma.

De acordo com a EMPARN, a presença do El Niño no Oceano Pacífico, entre fevereiro e maio de 2016 implica que as temperaturas máximas no interior deverão variar entre 36ºC e 37ºC, dependendo da região. As temperaturas mínimas oscilarão entre 24ºC a 26ºC na capital e no interior.

Na Grande Natal as temperaturas máximas devem ficar 1ºC acima do normal. São esperadas neste período temperaturas máximas de 32ºC a 33ºC.

Nesta segunda-feira (28), estão sendo registradas chuvas em Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado, na região Oeste potiguar.

Durante a última semana ocorreram chuvas isoladas em algumas localidades do Estado. As chuvas se concentraram mais sobre as regiões do Médio Oeste, Seridó e Alto Oeste, com índices que variam entre 30 e 70mm.

Essas chuvas foram ocasionadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e devido às águas mais quentes no Oceano Atlântico Sul liberarem mais umidade, as instabilidades desse sistema conseguiram produzir boas chuvas, mesmo que de forma isolada.

Para o ano Novo, as chuvas deverão continuar ocorrendo no interior, com maior intensidade ao longo da faixa litorânea leste.
fonte do site mossoro hoje

Primeiras chuvas caem no solo angicano e enche a população de esperança para a chegada de um bom inverno


Na tarde desta segunda feira (28) caíram as primeiras chuvas sobre o solo angicano. Foi uma chuva rápida, que durou em torno de 20 minutos, no entanto, foi o suficiente para correr água nas bicas e fortalecer a esperança do povo angicano na chegada de um bom inverno.

Nas redes sociais podemos acompanhar várias manifestações de agradecimentos a Deus pela chegada das chuvas em nosso município. A Emparn, estatal norte rio-grandense responsável pelo monitoramento de chuvas em nosso estado já tinha atentado para a chegada do período invernoso em algumas regiões potiguares nesta semana, mais a fé do povo sertanejo não os permite deixar de agradecer a Deus pela sua benevolência em amenizar a situação difícil que estamos passando com a falta de água nos reservatórios potiguares e não se esquecendo do homem do campo que tem sofrido muito com a falta do precioso liquido.
Continuemos nossas orações a Deus para que de fato essa chuva que caiu na tarde desta segunda feira em solo angicano seja o primeiro sinal da chegada de um bom inverno para o bem de todos nós, pois, sabemos que a chegada das chuvas neste final de 2015 caracteriza um ano de farturas em 2016. 
fonte do blog de angicos news

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

EMATER DE ANGICOS REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO COM A EQUIPE DA EMATER DA REGIÃO E ENTIDADES PARCEIRAS DA AGRICULTURA


Nesta quarta feira, foi realizado em angicos a CONFRATERNIZAÇÃO DA EMATER DE ANGICOS, e contou tambem com o apoio da equipe da emater da região e algumas entidades parceiras da EMATER, tambem estiveram presentes, dentre elas: STTR DE ANGICOS, SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ANGICOS E APASA.
Durante o evento houve musica AO VIVO, e ao final foi sorteado alguns CELULARES para os presentes na confraternização.

EQUIPE DA EMATER E APASA

SORTEADOS COM CELULARES

DIRETORIA DO STTR DE ANGICOS E EMATER DE ANGICOS E LAJES

DIRETORIA DO STTR DE ANGICOS JUNTAMENTE COM SUA ASSESSORIA

EDIMILSON DA EMATER FAZENDO DISCURSO


EVILÁSIO REPRESENTANDO A EMATER REGIONAL

EMATER

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

STTR DE ANGICOS REALIZA ASSEMBLEIA DOS ASSOCIADOS E APROVA PREVISÃO ORÇAMENTARIA PARA O ANO 2016

Diretoria do STTR de Angicos realiza assembleia com associados e associadas e aprova Previsão Orçamentaria para 2016.
O evento foi conduzido pelo seu Presidente IVANALDO ROGERIO, onde falou das lutas e das percas do ano de 2015, e tambem dos acontecimentos durante este ano. 
No decorrer da reunião ouve vários debates e esclarecimentos dos associados e tambem poesias cantorias do AGRICULTOR E POETA MANOEL PRETO.
Ao final o presidente apresentou a previsão orçamentaria e tambem a prestação de conta de alguns meses, mostrando a transparência com sua arrecadação do STTR para os ASSOCIADOS E ASSOCIADAS.
No termino da reunião foi sorteado vários prêmios, incluindo algumas sexta básica para os associados.

AGRICULTOR E POETA - MANOEL PRETO

PRESIDENTE IVANALDO ROGERIO

INICIO DA REUNIÃO 
COM A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU
O PAI NOSSO

DIRETORIA TAMBEM REZANDO O PAI NOSSO

ASSOCIADOS E ASSOCIADAS PRESENTE NA REUNIÃO

PRESIDENTE DO STTR
LENDO A PREVISÃO ORÇAMENTARIA

PRESIDENTE DO STTR 
MOSTRANDO A PREVISÃO ORÇAMENTARIA PARA TODOS

ELIANE DA COMUNIDADE CABUGI SE PROPOS 
PARA A ASSINAR A PREVISÃO ORÇAMENTARIA

MOSTRANDO OS BALANCETES DE ENTRADA E SAIDA 
DOS RECURSOS DO STTR

APROVAÇÃO DA PREVISÃO ORÇAMENTARIA E 
DA PRESTAÇÃO DE CONTA

PRESIDENTE E SECRETARIO DO STTR

FILHAS DE AGRICULTORES E AGRICULTORAS
QUE PASSARAM EM SEUS ESTUDOS 
UMA PASSOU PARA O IFRN E A OUTRA PASSOU E ESTA ESTUDANDO 
NA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

SECRETARIO - FALA DE VARIAS POLITICAS SINDICAIS, 
PARA OS AGRICULTORES DENTRE ELAS A: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, GARANTIA 
SAFRA, PRONAF E O CAR.

ENTREGA DOS SORTEIOS
PRESIDENTE DO STTR - IVANALDO ENTREGA A AGRICULTORA DA COMUNIDADE P.A. BOM FIM
MARIA DA CONCEIÇÃO

VICE-PRESIDENTE DO STTR - FRANCISCO FERREIRA
ENTRAGA SORTEIO A AGRICULTORA DA COMUNIDADE RIACHO DO PRATO
FRANCISCA MARTINS

TESOUREIRO DO STTR DE ANGICOS - VIDAL JANUARIO
ENTREGA SEXTA BASICA A AGRICULTOR DA COMUNIDADE TRAPIA
JORIVAN CABRAL

TECNICO AGRICOLA E REPRESENTANTE DA JUVENTUDE DO STTR DE ANGICOS - 
EMANUEL MARCELO ENTREGA SORTEIO A AGRICULTORA

PRESIDENTE IVANALDO E 1º CONSELHO FISCAL DONA INES
ENTREGA SEXTA BASICA A AGRICULTOR DA COMUNIDADE CABUGI
JOÃO BATISTA

PRESIDENTE IVANALDO ENTREGA SORTEIO A 
AGRICULTORA DA COMUNIDADE DO FOMENTO
FRANCISCA GERALDA

SECRETARIO DO STTR - ALMIR MEDEIROS
ENTREGA SORTEIO A AGRICULTORA DA COMUNIDADE CABUGI
CLEOMARIA

TECNICA AGRICOLA DO STTR - JOSIVANIA
ENTREGA SORTEIO A AGRICULTORA DA COMUNIDADE  ESPERANÇA
MARIA HELENA

JUVENTUDE DO STTR DE ANGICOS
FIRME E FORTE EM LUTAR POR MELHORIAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Fetarn se reúne com a Seara nesta terça-feira



A partir das 9h desta terça-feira, 22 de dezembro, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – Fetarn, Manoel Cândido da Costa, diretores e assessores da entidade, além de representantes de 10 polos sindicais, estarão reunidos com o titular da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária - SEARA, Raimundo Costa, na sede do orgão para discutir alguns pontos relacionados à pauta estadual do Grito da Terra 2015, em especial, ações emergenciais e políticas de convivência com o semiárido.
fonte do blog  da fetarn

Meteorologista diz que chuvas irão chegar no interior do RN


Surpresa no interior. Chove há três dias de forma esparsa em alguns municípios e a previsão é de que elas continuem até o dia 26. Blogueiros do Seridó relatavam ontem a ocorrência de uma chuva de 98 milímetros na zona rural de Santana do Seridó e de 75 na sede do município. Também havia registro de chuva em Caicó no inicio da noite e em outras cidades do Seridó. Em Jucurutu, internautas postaram fotos nas redes sociais mostrando ruas inundadas e céu com nuvens escuras em Jucurutu. 

As chuvas estão sendo provocadas por um fenômeno denominado “vórtice ciclônico.” Em algumas cidades da região oeste potiguar, principalmente, há registro de chuvas desde a última quarta-feira. A distribuição dessas chuvas no território potiguar, no entanto, é irregular e característica  desse fenômeno. As precipitações nesta época do ano são conhecidas como “chuva do caju” devido à coincidência com a época de florada dos cajueiros. A água mais quente do Oceano Atlântico contribui para a formação do vórtice e faz chover nas regiões oeste e litoral do Rio Grande do Norte, de acordo com as explicações do serviço de meteorologia da Emparn.

“É um bom sinal — que não tivemos no ano passado — em relação à estação chuvosa do próximo ano para o semiárido nordestino. Embora não seja, por enquanto, suficiente para dizermos se teremos ou não um inverno normal”, ressalta o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.


Entre quarta e quinta-feira, de acordo com a Emparn, choveu em 13 municípios, sendo a maioria no Oeste. Mas, nas redes sociais, moradores de cidades localizadas na região Central potiguar relatam a ocorrência de precipitações nas áreas urbanas e rurais. Em Campo Grande (48,2mm) e Felipe Guerra (45mm) ocorreram as maiores chuvas.



O meteorologista afirma que vem ocorrendo um enfraquecimento de El Niño, e que isso é um comportamento favorável à ocorrência das chuvas para o semiárido no próximo ano, e que a eventual ocorrência de menos chuvas na região Sul do país pode ser um outro aspecto interessante para o Nordeste. “Verificamos boa elevação na temperatura do Oceano Atlântico, atingindo 24 graus, uma elevação fantástica porque em setembro tivemos registros de temperaturas bem baixas. Ou seja, houve em curto intervalo de tempo uma boa elevação da temperatura. Isso é bom”, disse Bristot. Os fóruns entre meteorologistas de vários institutos para discutir o comportamento da estação chuvosa no semiárido não começaram — nessa época do ano os especialista já têm realizado as primeiras rodadas de discussões —, e só devem ocorrer em janeiro.
fonte do blog de angicos news

sábado, 19 de dezembro de 2015

Novo prazo para formalizar renegociação do Crédito Fundiário


O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (17), a Resolução nº 4.450, que estabelece um novo prazo para a formalização das renegociações de contratos do Programa de Crédito Fundiário (PNCF) e Banco da Terra.
Terão direito ao benefício todos que pagaram os 5% de amortização, mas por outros motivos não conseguiram finalizar o processo na data limite. As mais de 20 mil famílias que se encontram nessa situação tem, agora, até 30/12/16 para concluírem a renegociação. A data limite para entrega da documentação ao agente financeiro é 30/06/16.
“O momento requer uma grande mobilização envolvendo o MDA, as Unidades Técnicas Estaduais (gestoras do programa nos Estados) e os movimentos sociais, no sentido de auxiliar essas 20 mil famílias na conclusão da renegociação. Só assim eles poderão voltar a acessar as politicas públicas que promovem o desenvolvimento de suas propriedades e a melhoria na qualidade de vida”, comentou o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida.
A beneficiária Gisele do Nascimento Gonçalves, da Associação de Agriciultores Familiares Santa Rita de Cássia, de Ribeirão Branco (SP), recebeu a notícia com muito entusiasmo.
“Essa nóticia traz alma nova para mim e para milhares de agricultores do Crédito Fundiário, que como eu fizeram o que precisava, mas não coseguiram concluir a renegociação no prazo. A nova data foi um presente de Deus, pois já havíamos perdido a esperança e isso nos afligia muito. Vou correr e contar pra companheirada, será o melhor presente de Natal”, disse a agricultora.
Para o diretor de Políticas a Agricultura Familiar e da Pesca de Santa Catarina, Hilário Gottseling, a Resolução 4.450, do Conselho Monetário Nacional corrige problemas ocorridos no processo de negociação da resolução 4178, e atende aos beneficiários que não conseguiram, em tempo hábil, concluir os contratos de negociação.
“Com a resolução deveremos resolver, por exemplo, o passivo do programa em Santa Catarina, que são aproximadamente 330 contratos”, completou Gottseling.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

AVISO PARA REUNIÃO DO STTR DE ANGICOS


A DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE ANGICOS, CONVIDA TODOS OS ASSOCIADOS E ASSOCIADAS, PARA PARTICIPAREM DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA A SER REALIZADA EM SUA SEDE PROPRIA, SITO A RUA SÃO JOSE, Nº 236, NESTA CIDADE, NO PROXIMO DIA 19 DE DEZEMBRO DO CORRENTE ANO, AS 09:00 HORAS EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO, E AS 10:00 HORAS EM SEGUNDA E ULTIMA CONVOCAÇÃO, ODEDECENDO O QUORUM ESTATUTARIO, A FIM DE TOMAREM CONHECIMENTO A RESPEITO DA SEGUINTE ORDEM DO DIA:

1- Leitura, discussão e aprovação da Previsão Orçamentaria para o Exercicio de 2016;

2- Parecer do Conselho Fiscal e;

3- Outros assuntos de interesse da categoria.

Agredece

IVANALDO ROGERIO CUNHA FERREIRA
PRESIDENTE

Confraternização e homenagens marcam os 49 anos de serviços prestados da Emater/RN em Angicos.


Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Sugiram no Rio Grande do Norte, 27 de julho de 1955, através da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural ANCAR, com instalação em quatro municípios, entre eles; Santa Cruz, São Tomé, São Paulo do Potengi e Currais Novos.

Em 1963, serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural já despontava de 10 escritórios locais, 14 Técnicos, e 16 funcionários administrativos. No ano de 1971, foi celebrado convênio, entre a ABCAR e o Banco do Brasil, transformando o Crédito Rural supervisionado em Crédito Orientado. Em 1975, foi extinta a ANCAR e instituída a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural [EMATER-RN]. 

Depois de criada, a EMATER formulou diretrizes e estratégias operacionais em consonância com as políticas agrícolas dos Governos Federal e Estadual, priorizando atividades de transferência de tecnologia agropecuária e gerencial, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias rurais nos aspectos sociais e econômicos tendo em vista o desenvolvimento das comunidades trabalhadoras. 

A Lei nº 6.486, de 05 de outubro de 1993, aprovada pela Assembleia Legislativa, transformou a EMATER em AUTARQUIA, que passou a se chamar Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (INATERM), vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, da Agropecuária e da Pesca (SAPE).

Desta feita, sua competência passou a ser de planejar e executar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado. Com as mesmas atribuições, em 02 de fevereiro de 1995, o INATERN passou a se chamar EMATER-RN, nova denominação por força de Lei Complementar nº 129, condição de vigente até os dias atuais.

Por bem. O Escritório da EMATER-RN em Angicos comemorou na noite de anteontem, dia 16 de dezembro, os 49 anos de ininterruptos serviços prestados no meio rural, tendo como primeiro extencionista rural, Roberto Silvio fruta de Holanda. Atualmente, o escritório de Angicos funciona com três extencionistas; Marcilio Torres de Macedo, Brídiga Savana, e Micheline Macedo Torres.

Com a presença de autoridades do Poder Público e do Legislativo Municipal de Angicos e Fernando Pedroza, representantes de instituições financeiras, entidades, produtores rurais, empresários e comunidade em geral. Ainda foi servido na ocasião um coquetel de confraternização marcando com isso as festividades de fim de ano. Toda cobertura fotográfica foi feita pelo nosso parceiro e amigo, “Claudinho Fotografias”. Somos Gratos ao nosso parceiro pelos constantes registros feitos ao Blog Angicos Notícias.

O evento, que emocionou os presentes pelos pronunciamentos e homenagens a extensionistas, aconteceu nas imediações da própria sede. Na oportunidade houve o corte simbólico da fita inaugurando a Galeria dos Ex-diretores desta instituição, seguido do descerramento da placa comemorativa. O Diretor Geral da entidade Cesar Oliveira, foi representado na ocasião pelo Chefe de Gabinete, Alexandre de Oliveira Lima. O diretor da regional em Assú, Valmiro Manoel também fez-se presente. 
fonte do blog de angicos noticias

São Francisco: União realizará visita técnica à segunda Estação de Bombeamento do Eixo Leste


Foto: Reprodução
O governo federal promoverá nesta próxima segunda-feira (21), em Floresta (PE), visita técnica à segunda Estação de Bombeamento (EBV-2) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), direcionada aos jornalistas interessados em conhecer a obra.
Durante o evento, as equipes de reportagem conhecerão de perto o ciclo de funcionamento da EB e seus componentes.
As equipes poderão realizar imagens em todos os pontos, com o acompanhamento de um técnico do Ministério da Integração Nacional (MI), informa a assessoria de comunicação do órgão, em Brasília
O governo federal entregará a EBV-2 na terça-feira (22), com o acionamento de uma motobomba.
As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto.
Com o funcionamento da estrutura, a água do Rio São Francisco avançará até o reservatório Mandantes, o terceiro do Eixo Leste, percorrendo 32,4 quilômetros.
A integração do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos estados de PE, CE, PB e RN.
A obra atingiu 81,8% de execução física.
O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.
fonte do blog de pauta aberta