FOTO: Comunicação CONTAG- César Ramos
A defesa da Democracia, da Liberdade, dos direitos e a apresentação das candidaturas orgânicas e/ou comprometidas com o projeto de sociedade do sistema CONTAG abrem os debates do 1º Conselho Deliberativo da CONTAG de 2018, que acontece nesta quarta (18) e quinta-feira (19), em Brasília-DF, com a presença de mais de 100 dirigentes, das 27 Federações filiadas.
“O cenário segue incerto em relação ao destino da Eleição de 2018, pois o capital investirá pesado para eleger novos deputados e senadores para tornar o Congresso ainda mais comprometido com as ‘reformas’ ultraliberais e com o desmonte do estado de bem estar social. Eles não abandonaram o intento de acabar com a Previdência Social dos trabalhadores(as) e, agora, também o SUS”, denunciou o presidente da CTB Goiás Railton Souza, que contribuiu com a análise de conjuntura de abertura do Conselho.
A vice-presidenta da CUT Nacional Carmen Foro, afirmou que o Autoritarismo que se evidencia no Brasil depois do Golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e que segue nos dias atuais com a prisão do ex-presidente Lula, tem haver com formação do Brasil, que é: “baseada no genocídio dos índios, na exploração dos povos escravizados trazidos da África (...). Uma mentalidade escravagista que não suporta ver os filhos(as) dos pobres nas Universidades e alcançando direitos, mas permite que 90% da população receba menos que um auxílio moradia de um juiz”.
Diante do atual cenário de golpe, processos e prisões sem provas e do desmonte de políticas públicas e direitos da classe trabalhadora, os representantes das duas Centrais CUT e CTB, acreditam que a esquerda brasileira deve manter a resistência e a Unidade em nome do povo brasileiro.
“O Movimento Sindical deve jogar pesado, apesar das dificuldades que o momento impõe, na eleição de deputados e senadores na perspectiva de mudar a correlação de forças no Congresso Nacional, e também manter o foco na candidatura de Lula, pois ela só se manterá com muita pressão popular, não só nas redes sociais, mas também nas ruas. Vamos reconstruir, de forma unitária, a defesa da classe trabalhadora e o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o representante da CTB.
Em nome da CUT, Carmem pontuou que: “temos as tarefas de garantir a Unidade da classe trabalhadora, pois temos as mesmas causas; portanto precisamos preservar a Unidade da esquerda, centrada num único Projeto Político e de Sociedade. Temos de voltar a pisar no barro, ir até a base! Não podemos deixar que o nosso Projeto caia no esquecimento”, pontuou Carmem Foro.
Após as falas dos representantes da CUT e da CTB, o presidente da CONTAG Aristides Santos, compartilhou que em defesa da Democracia e da Liberdade, a Confederação tem lançado notas oficiais e intensificado a participação nos Acampamentos “Lula Livre” de Curitiba e Brasília, entre outras ações em todo Brasil, em defesa do ex-presidente Lula de sua liberdade e concorra às Eleições 2018.
Mas, ressaltou: “Apesar da posição encaminhada pela Diretoria da CONTAG, nós temos o entendimento de respeitar a diversidade de opiniões do conjunto do Movimento Sindical, pois as ideias nem sempre são iguais e nós precisamos entender isso”.
Após saudar todos e todas presentes, a secretária de Mulheres da CONTAG Mazé Morais apontou a Marcha das Margaridas 2019 como um espaço estratégico da CONTAG, Federações, Sindicatos e organizações parceiras no enfrentamento ao golpe e na retomada da democracia no Brasil.
CARTA REGIONAL NORDESTE- APOIO AO EX-PRESIDENTE LULA
Depois da análise de conjuntura política, os 09 estados na região Nordeste apresentaram uma proposta de resolução de apoio ao ex-presidente Lula para ser submetida à aprovação do Conselho. Recomenda também propostas para plataforma das candidaturas orgânicas e/ou comprometidas com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e manter o Sistema Confederativo Contag em permanente mobilização em defesa dos direitos e conquistas da classe trabalhadora e denúncia das ações do governo ilegítimo contra o povo brasileiro. A proposta do Nordeste de apoio a Lula teve uma boa aceitação da maioria do Plenário, inclusive com manisfestações da maioria das Federações presentes.
CONGRESSO DO POVO
Também na manhã do primeiro dia do Conselho foi encaminhado pelos delegados e delegadas que Sindicatos, Federações e a CONTAG reforcem a mobilização e a participação em todas as etapas do Congresso do povo. Vale destacar que a CONTAG já enviou orientações às Federações e Sindicatos referentes ao Congresso do Povo e seguirá em mobilização por essa grande ação de luta e resistência.
PAUTA CONSELHO DELIBERATIVO Abril-2018
Os delegados e delegadas continuam a debater durante os dois dias do Conselho Deliberativo outros temas de interesse dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Entre eles estão:
• Processo de Construção da Marcha das Margaridas
• Atualização do Programa Jovem Saber
Pauta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária 2018/2019
• Prestação de Contas e Relatório de Atividades de 2017
• 5º ENAFOR
• Sustentabilidade Político Financeira
a) Seminários Estaduais
b) INSS Digital
c) Contribuição Sindical
• Atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS)
FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes