sexta-feira, 27 de abril de 2018

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora será marcado pela resistência







FOTO: Arte: Fabrício Martins



A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) se integrará às ações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em Curitiba/PR com uma significativa delegação composta pela Diretoria e Assessoria da entidade. O objetivo é organizar a estrutura dos rurais no Acampamento Lula Livre, organizar uma programação própria, mas articulada à agenda das centrais sindicais, das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e do próprio acampamento.

As centrais sindicais definiram concentrar o ato nacional do 1º de Maio em Curitiba, diferente dos outros anos que sempre acontece em São Paulo, com foco na defesa da democracia, dos direitos, dos empregos, dos salários, da aposentadoria e de Lula livre.

Além de mobilizar a sua equipe interna, a CONTAG também convocou as Federações filiadas a participar. Alguns estados já confirmaram que estão organizando suas caravanas para Curitiba.

Outra equipe da CONTAG ficará em Brasília para também apoiar o ato do 1º de Maio na capital federal, programado para acontecer no estacionamento entre a Funarte e a Feira da Torre de TV.

A Diretoria entende que, na atual conjuntura, a luta precisa ser intensificada e estar presente em todos os espaços. É preciso denunciar o desmonte dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, a criminalização dos movimentos sindical e sociais e da própria luta popular, o aumento da violência no campo, o ataque à democracia e a perseguição política ao ex-presidente Lula.
FONTE: Direção da CONTAG

Nível de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves já subiu mais de sete metros


Neste ano de 2018 o nível de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no Vale do Açu já subiu 07 metros e 08 centímetros. 

Segundo dados divulgados pelo DNOCS que diariamente realiza o monitoramento do reservatório, a Barragem amanheceu nesta sexta-feira dia 27 de abril na cota 41,54. 

Nas últimas 24 horas elevou a sua lâmina de água em 14 centímetros. A sua reserva hídrica é de 28,63% acumulando um volume de 687 milhões 145 mil 333 metros cúbicos faltando ainda 13 metros e 46 centímetros para sangrar.
fonte do blog de tribuna do cabugi

SE VOCÊ QUER SE PROTEGER DE MOSQUITOS, COMECE A CULTIVAR ESTAS PLANTAS REPELENTES NO SEU QUINTAL OU VARANDA!



Você vive numa região quente?
Então provavelmente sofre com mosquitos dentro de casa.
Conviver com esses insetos não é só incômodo.
Eles causam doenças e muita coceira.

Leia Mais »
fonte do blog de fernando a verdade

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Queda de Medida Provisória piora situação dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil







FOTO: José Roberto Ripper



A Medida Provisória (MP) 808/2017 perdeu a validade na última segunda-feira (23). Esta MP regulamentava alguns pontos da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) que tornaram a proposta menos impactante na vida e trabalho da classe trabalhadora brasileira. No entanto, com a queda da MP, medidas polêmicas e até inconstitucionais, segundo a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), podem se tornar realidade no mercado de trabalho brasileiro, a exemplo da possibilidade de gestantes trabalharem em ambientes insalubres, a permissão de negociação individual da jornada de 12x36, entre outras.

Para o presidente da Anamatra, juiz Guilherme Feliciano, agrava-se ainda mais o cenário de insegurança jurídica inaugurado pela reforma. “Muito tem se falado sobre a redução do número de ações trabalhistas após a reforma, como se aí houvesse um grande ganho; mas pouco se fala a respeito das razões desta redução. O acesso à Justiça foi tolhido com a edição da lei. Muitos trabalhadores agora temem procurar a Justiça do Trabalho por variados motivos, entre eles o temor de sair com dívidas e, por outro lado, o medo do desemprego, em um mercado de trabalho que se torna cada vez mais precário”, explica.

A caducidade da Medida Provisória aponta, ainda, para o risco da precarização dos contratos trabalhistas, pois atinge direitos sociais fundamentais do trabalhador e da trabalhadora, previstos no artigo 7º da Constituição Federal e o direito pleno e irrenunciável a um meio ambiente do trabalho equilibrado. Inexistindo a MP 808, deixa de valer formalmente a quarentena para os trabalhadores celetistas poderem ser demitidos e recontratados como intermitentes.

Segundo recente levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento de postos de trabalho no Brasil, em 12 meses, deve-se basicamente ao mercado informal. As estatísticas revelam que foram criadas 1.848 milhão de vagas em 12 meses, até janeiro, mas essa expansão vem do emprego sem carteira (986 mil) e do trabalho por conta própria (581 mil).

Portanto, para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, “deixar essa Medida Provisória caducar representa um descaso com o legado social construído pela Constituição Federal de 1988 ao longo do tempo”. Segundo o dirigente, houve um “acordo” com as centrais sindicais para que a reforma trabalhista fosse menos “agressiva e impactante para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, mas, agora, esse acordo foi quebrado”.
FONTE: Anamatra - Edição: Assessoria de Comunicação da CONTAG

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Leitura sobre a atual conjuntura marca abertura do Conselho Deliberativo da CONTAG







FOTO: Comunicação CONTAG- César Ramos


A defesa da Democracia, da Liberdade, dos direitos e a apresentação das candidaturas orgânicas e/ou comprometidas com o projeto de sociedade do sistema CONTAG abrem os debates do 1º Conselho Deliberativo da CONTAG de 2018, que acontece nesta quarta (18) e quinta-feira (19), em Brasília-DF, com a presença de mais de 100 dirigentes, das 27 Federações filiadas.

“O cenário segue incerto em relação ao destino da Eleição de 2018, pois o capital investirá pesado para eleger novos deputados e senadores para tornar o Congresso ainda mais comprometido com as ‘reformas’ ultraliberais e com o desmonte do estado de bem estar social. Eles não abandonaram o intento de acabar com a Previdência Social dos trabalhadores(as) e, agora, também o SUS”, denunciou o presidente da CTB Goiás Railton Souza, que contribuiu com a análise de conjuntura de abertura do Conselho.



A vice-presidenta da CUT Nacional Carmen Foro, afirmou que o Autoritarismo que se evidencia no Brasil depois do Golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e que segue nos dias atuais com a prisão do ex-presidente Lula, tem haver com formação do Brasil, que é: “baseada no genocídio dos índios, na exploração dos povos escravizados trazidos da África (...). Uma mentalidade escravagista que não suporta ver os filhos(as) dos pobres nas Universidades e alcançando direitos, mas permite que 90% da população receba menos que um auxílio moradia de um juiz”.



Diante do atual cenário de golpe, processos e prisões sem provas e do desmonte de políticas públicas e direitos da classe trabalhadora, os representantes das duas Centrais CUT e CTB, acreditam que a esquerda brasileira deve manter a resistência e a Unidade em nome do povo brasileiro.

“O Movimento Sindical deve jogar pesado, apesar das dificuldades que o momento impõe, na eleição de deputados e senadores na perspectiva de mudar a correlação de forças no Congresso Nacional, e também manter o foco na candidatura de Lula, pois ela só se manterá com muita pressão popular, não só nas redes sociais, mas também nas ruas. Vamos reconstruir, de forma unitária, a defesa da classe trabalhadora e o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o representante da CTB.

Em nome da CUT, Carmem pontuou que: “temos as tarefas de garantir a Unidade da classe trabalhadora, pois temos as mesmas causas; portanto precisamos preservar a Unidade da esquerda, centrada num único Projeto Político e de Sociedade. Temos de voltar a pisar no barro, ir até a base! Não podemos deixar que o nosso Projeto caia no esquecimento”, pontuou Carmem Foro.

Após as falas dos representantes da CUT e da CTB, o presidente da CONTAG Aristides Santos, compartilhou que em defesa da Democracia e da Liberdade, a Confederação tem lançado notas oficiais e intensificado a participação nos Acampamentos “Lula Livre” de Curitiba e Brasília, entre outras ações em todo Brasil, em defesa do ex-presidente Lula de sua liberdade e concorra às Eleições 2018.

Mas, ressaltou: “Apesar da posição encaminhada pela Diretoria da CONTAG, nós temos o entendimento de respeitar a diversidade de opiniões do conjunto do Movimento Sindical, pois as ideias nem sempre são iguais e nós precisamos entender isso”.


Após saudar todos e todas presentes, a secretária de Mulheres da CONTAG Mazé Morais apontou a Marcha das Margaridas 2019 como um espaço estratégico da CONTAG, Federações, Sindicatos e organizações parceiras no enfrentamento ao golpe e na retomada da democracia no Brasil.



CARTA REGIONAL NORDESTE- APOIO AO EX-PRESIDENTE LULA
Depois da análise de conjuntura política, os 09 estados na região Nordeste apresentaram uma proposta de resolução de apoio ao ex-presidente Lula para ser submetida à aprovação do Conselho. Recomenda também propostas para plataforma das candidaturas orgânicas e/ou comprometidas com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e manter o Sistema Confederativo Contag em permanente mobilização em defesa dos direitos e conquistas da classe trabalhadora e denúncia das ações do governo ilegítimo contra o povo brasileiro. A proposta do Nordeste de apoio a Lula teve uma boa aceitação da maioria do Plenário, inclusive com manisfestações da maioria das Federações presentes.

CONGRESSO DO POVO
Também na manhã do primeiro dia do Conselho foi encaminhado pelos delegados e delegadas que Sindicatos, Federações e a CONTAG reforcem a mobilização e a participação em todas as etapas do Congresso do povo. Vale destacar que a CONTAG já enviou orientações às Federações e Sindicatos referentes ao Congresso do Povo e seguirá em mobilização por essa grande ação de luta e resistência.

PAUTA CONSELHO DELIBERATIVO Abril-2018
Os delegados e delegadas continuam a debater durante os dois dias do Conselho Deliberativo outros temas de interesse dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Entre eles estão:

• Processo de Construção da Marcha das Margaridas

• Atualização do Programa Jovem Saber

Pauta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária 2018/2019


• Prestação de Contas e Relatório de Atividades de 2017

• 5º ENAFOR

• Sustentabilidade Político Financeira
a) Seminários Estaduais
b) INSS Digital
c) Contribuição Sindical

• Atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS)

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

Barragem Armando Ribeiro tem seu nível elevado em mais de 5 metros



A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está na cota 39,66 com Volume de 547.148.000 de ontem para hoje ela subiu 96 cm. Do dia 12 fevereiro até hoje, dia 18 de abril ela aumentou seu nível em 5 metros e 20 cm.

Informações do companheiro Jarbas Rocha;
fonte do blog de angicos news

EM ANGICOS: Após fortes chuvas, açudes urbanos e rurais tomaram muita água e já sangram



Após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Angicos tanto na zona urbana quanto na zona rural alguns açudes que estavam em baixo volume tomaram muita água e até já sangram.

As imagens que fizemos logo pela manhã dão conta que o maior reservatório de Angicos o Açude Novo Angicos, conhecido como “Açude do Rio” já tomou bastante água e está prestes a sangrar a qualquer momento.

O açude Jose Teodoro, conhecido como “Açude Velho” que se encontrava com o volume de água muito baixo já sangra levemente por um de seus sangradouros.

Já em relação ao Açude das Caraubinhas, conhecido como “Açude de Caern”, este que estava praticamente seco recebeu um bom volume d’agua graças as fortes chuvas que caíram em nossa região.

As informações que chegam a nossa redação também registra a sangria de um açude privado localizado na fazenda da tradicional “família Venâncio” localizado na zona rural do nosso município. Trata-se de um reservatório de grande porte.

Vídeo mostra sangria no açude na fazenda da família Venâncio, zona rural de Angicos
Tocador de vídeo



Vídeo mostra sangria no açude na fazenda da família Venâncio, zona rural de Angicos
Tocador de vídeo
00:00
00:34

No vídeo e na foto produzidos pelo nosso companheiro Val Costa podemos ver o Açude Novo Angicos, “Açude do Rio”, prestes a sangrar



No vídeo e na foto produzidos pelo nosso companheiro Val Costa podemos ver o Açude Novo Angicos, “Açude do Rio”, prestes a sangrar




Açude José Teodoro (“Açude Velho”) já sangra em Angicos

Açude das Caraubinhas (“Açude da Caern”) estava quase seco e tomou muita água

Fotos: Val Costa;

Redação: Rogério Magno;

fonte do blog de angicos news

Um passeio aéreo pelo Açude do Rio em Angicos. A beleza do sertão Angicano, visto do alto!


-0:53
 
 Abrir em uma nova guia
Um passeio aéreo panorâmico pelo Açude do Rio em Angicos.
A beleza do sertão Angicano, visto do alto! #Ag_Drone #Lindo
fonte do  blog de angicos noticias

quarta-feira, 11 de abril de 2018

CONTAG na luta em defesa da democracia, dos direitos, da justiça e da liberdade de Lula







FOTO: Verônica Tozzi





No atual cenário de ataque à democracia, ao estado democrático de direito e de retrocessos nas políticas públicas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) convocou a sua base a realizar ações nos estados e municípios e a se somar à agenda unitária das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, das Centrais Sindicais CUT e CTB e do conjunto de partidos e entidades que apoiam os atos, principalmente nos Acampamentos de Curitiba e de Brasília (iniciado hoje, 11 de abril, em frente ao Teatro Nacional). A CONTAG está presente e com estrutura nos dois acampamentos.

O objetivo é reforçar a luta por um país justo, soberano, democrático, com respeito e valorização das diferenças, da diversidade e da paz, contra a ofensiva violenta e conservadora que está tomando corpo no Brasil. Esta luta também é em defesa da liberdade do ex-presidente Lula – o primeiro preso político do golpe.

Durante o mês de abril, a CONTAG também está programando diversas ações relativas à Jornada Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em defesa da reforma agrária, e de valorização e fortalecimento da agricultura familiar. A expectativa é intensificar a cobrança por respostas à Pauta da Agricultura Familiar 2018/2019; realizar audiência com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar dos processos de desapropriação, desenvolvimento dos assentamentos e regularização fundiária – novos e em andamento; entre outras agendas em construção e demandas apresentadas pelas Federações e Sindicatos.

Portanto, é um momento de luta e resistência na defesa de um campo com gente feliz, produzindo alimentos saudáveis para alimentar todo o Brasil, bem como de um país mais justo, democrático e com mais oportunidades para todos e todas.




FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Coluna Giro pela Cidade mostra como encontram-se os principais reservatórios de Angicos. Confira!


fonte do blog de angicos noticias

Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Associações, Cooperativas




O Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes (SICAN), de abrangência nacional, tem como público-alvo todos os agentes, pessoas físicas ou jurídicas, que tenham interesse em participar das políticas públicas executadas pela Conab.

O SICAN visa contribuir com a agilidade de nossos processos por meio da integração com os sistemas internos e externos à Conab como o Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes (SIRCOI), o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN), bem como possibilita a intercomunicação entre os diversos cadastros do Governo Federal.

O cadastro e sua atualização periódica poderão ser realizados pelo próprio interessado mediante login e senha. Para garantir a segurança do cadastro, é enviado, para o e-mail previamente informado, o link de validação do primeiro acesso. A partir de então, serão disponibilizados os demais campos a serem preenchidos até a finalização do cadastro.

A cooperativa ou associação poderá realizar o cadastro dos seus cooperados ou associados, mediante assinatura pelo cooperado ou associado da "Autorização de cadastro no Sican", emitida pelo próprio sistema. Nesse caso, o cooperado ou associado não possuirá um login e senha, ficando a cargo de quem efetuou o cadastro a responsabilidade de atualizar as informações. A partir do momento em que o cooperado ou associado acessar o sistema e criar seu login e senha, ele passará a ser o único responsável pela atualização das informações.

Nesta página você poderá acessar o sistema, os Manuais de Uso e o vídeo explicativo para cadastro do público do Programa de Vendas em Balcão

Em caso de dúvidas no preenchimento do cadastro, encaminhe e-mail para sican@conab.gov.br ou telefone para (61) 3312-6297/6282. O interessado também pode procurar uma Superintendências da Conab para realizar seu cadastro de forma assistida.

fonte da conab

quinta-feira, 5 de abril de 2018

STTR DE ANGICOS VISITA QUINTAL DE NECO PINGORETA - AGRICULTOR DO ASSENTAMENTO SANTAREM

Em visita ao ASSENTAMENTO SANTARÉM, nesta quinta feira, o STTR de Angicos, através do dirigente Almir Medeiros registrou varias plantações no quintal da residencia do Agricultor NECO PINGORETA, onde o mesmo mostrou suas frutas, legumes e alimentos.
Em conversa com Neco, ele falou que com pouca água podemos produzir e comercializar para melhorar a renda da familiar, e o sistema melhor para este trabalho é o SISTEMA DE GOTEJAMENTO, nas plantações.
Onde ele já plantou neste quintal: MILHO, FEIJÃO, BATATA DOCE, MELANCIA, JERIMUM, CAPIM e QUIABO e fruteiras: MANGA, MAMÃO e entre outras. Detalhe ja esta colhendo desde do inicio do mês de Março.
De acordo com as informações colhidas estas plantações esta sendo realizada através do projeto GOVERNO CIDADÃO, onde a comunidade santarém, esta sendo beneficiada e esta com 80% de sua obra concluída, faltando apenas concluir com os quintais produtivos e o projeto de reuso de água para as 24 famílias da comunidade.
Órgãos envolvidos neste grande projeto nesta comunidade são: GOVERNO CIDADÃO,  STTR DE ANGICOS, PREFEITURA MUNICIPAL DE AFONSO BEZERRA, PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICOS, SECRETARIA DE AGRICULTURA DE AFONSO BEZERRA, CEAAD, e entre outros que direta ou indiretamente estão sempre colaborando com este projeto na comunidade.

A imagem pode conter: planta, natureza e atividades ao ar livre
PLANTAÇÕES DE MILHO

A imagem pode conter: planta, flor e atividades ao ar livre
PLANTAÇÕES DE FRUTEIRAS E ETC

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza
PLANTAÇÕES DE GERIMUM

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, planta, atividades ao ar livre e natureza
PLANTAÇÕES DE MILHO

A imagem pode conter: planta, natureza, atividades ao ar livre e comida
PE DE GERIMUM, INCLUSIVE JA DANDO O FRUTO

A imagem pode conter: planta, flor, atividades ao ar livre e natureza
QUINTAL PRODUTIVO DE NECO PINGORETA

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
SISTEMA DE GOTEJAMENTO DAS SUAS PLANTAÇÕES

A imagem pode conter: planta, flor, natureza e atividades ao ar livre
PE DE QUIABO

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza
PE DE MILHO, JA COM A ESPIGA

A imagem pode conter: planta, flor, atividades ao ar livre e natureza
PLANTAÇÕES DE FEIJÃO

A imagem pode conter: planta, céu, atividades ao ar livre e natureza
PLANTAÇÕES DE CAPIM ELEFANTE

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza
NECO PINGORETA MOSTRANDO SEU QUINTAL PRODUTIVO

A imagem pode conter: planta e comida
MELANCIA

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza
MILHARAL

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e natureza
PE DE MANGA

A imagem pode conter: planta, natureza e atividades ao ar livre
PE DE FEIJÃO

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Vamos ocupar as ruas no dia 4 de abril para intensificar a luta pela democracia








Dia 4 de abril, próxima quarta-feira, é momento de ocuparmos as ruas em defesa da democracia. A CONTAG e demais entidades sindicais e movimentos sociais que integram a Frente Brasil Popular convocam o povo brasileiro para um grande ato nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, e em todo o País, quando será retomado o julgamento do pedido de Habeas Corpus (HC) 152752 do ex-presidente Lula.

A CONTAG e as organizações sociais e sindicais defendem que o STF julgue favorável o Habeas Corpus para que Lula recorra a todas as instâncias em liberdade e com o direito de ser candidato à Presidência da República nas eleições desse ano.

Esse julgamento foi iniciado no dia 22 de março, quando os ministros e ministras do STF decidiram pela análise do pedido de HC e concederam liminar que suspende a implementação de ordem de prisão contra o ex-presidente Lula até que o julgamento seja concluído nesta quarta-feira.

A CONTAG está organizando uma grande delegação para o ato, com agricultores e agricultoras familiares dos estados de Goiás, de Minas Gerais, Piauí e do Distrito Federal e entorno. Estão sendo programadas vigílias para a noite de terça-feira (03), em todo o País. Em Brasília, acontecerá na Catedral de Brasília. Já a concentração para o dia 4, para acompanhar o julgamento, terá início às 12h, nas proximidades do STF, na Praça dos Três Poderes.

Convocamos as nossas Federações e Sindicatos a virem a Brasília ou a se integrarem aos atos nos estados. Vamos seguir na luta em defesa da democracia, com manifestações fortes, porém, pacíficas, e na garantia do direito de Lula ser candidato.

Por Lula e pela Democracia!

#LulaLivre
FONTE: Direção da CONTAG

Água: Quadro da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves é mais grave que em 2017


Mesmo com as chuvas que caíram no RN nos primeiros meses do ano, a situação da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na região do Vale do Açu, o maior reservatório de água do estado, é grave.

Isso porque, segundo boletim divulgado em março, o reservatório está com apenas 11,81% de sua capacidade hídrica, ou seja, está com pouco mais de 283 milhões de metros cúbicos de água, quando seu volume total é de 2,4 bilhões m³.

A situação, inclusive, é mais grave que a do ano passado, aponta reportagem de Ciro Marques, publicada neste sábado 931) através do portal Agora RN.  

Em abril de 2017, segundo Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN (Igarn), o reservatório, situado no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Assú, Itajá e São Rafael, tinha um volume de, aproximadamente, 18,9%, com mais de 453 milhões m³.

A situação foi piorando com o passar dos meses, por conta da ausência de chuvas na região e, em janeiro, a barragem possuía um volume de menos de 11,4%.

Em fevereiro, a situação piorou ainda mais e a barragem caiu para menos de 11% – seu pior nível em um ano.
Em março, com a retomada das chuvas, o nível melhorou pouco menos que 1%. Contudo, ainda requer cuidados e economia de água por parte da população, conforme alerta o Igarn.
fonte do blog de angicos noticias

Plano Safra




banco Santander avalia que há espaço para taxas menores de juros no crédito rural no Plano Safra para o ciclo 2018/2019. Mas essa redução pode ser limitada pela situação fiscal do Brasil, pondera o diretor de Agronegócios da instituição, Carlos Aguiar Neto.
“Pode haver uma redução, mas não deve ser grande dada a redução fiscal do país. É muito mais psicológico”, diz ele.
O executivo acredita que a taxa Selic a 6,5% ao ano - com o Banco Central sinalizando a possibilidade de mais cortes - traz uma “oportunidade” aos bancos privados em relação aos públicos nos negócios com a agropecuária. O líder nacional em financiamentos para o setor é o Banco do Brasil.
“Sou cético em relação à necessidade de recursos públicos com uma taxa de 6,5%. Selic abaixo do custo do crédito é uma oportunidade para os bancos mostrarem que gostam do setor”, diz Aguiar.
Ele acredita também que a oferta de crédito para a próxima safra deve ter uma participação maior dos financiamentos a juros não controlados. “O cenário está dado para a parte da economia real sem subsídio prevalecer”, acredita, sem, contudo, detalhar a que proporções isso deve ocorrer.


No geral, a safra atual já registra um crescimento desse tipo de contratação. Segundo o Ministério da Agricultura, de julho de 2017 a fevereiro de 2018, foram R$ 23,55 bilhões, 54,8% a mais que no mesmo período na safra passada. Nas taxas controladas, foram R$ 68,55 bilhões, um aumento de apenas 2,8% na mesma comparação.
O crédito a juros não controlados representou 25,57% do total liberado de julho de 2017 a fevereiro de 2018, que foi de R$ 92,10 bilhões. No mesmo período na safra passada, a proporção era de 18,56%, o equivalente a R$ 15,21 bilhões dos R$ 81,93 bilhões emprestados até então.
No Santander, o volume atual em financiamentos para o agronegócio, segundo Aguiar, está em torno de R$ 14 bilhões. Desse total, R$ 4 bilhões são subsidiados. É o equivalente a 28,57% do total da carteira e bem mais do que ele diz que gostaria, que é em torno dos 10%.

Juros em discussãoOs juros estão entre os principais pontos de discussão do próximo Plano Safra. Com o atual ciclo de redução imposto pelo Banco Central, a Selic de 6,5% ao ano é menor que as taxas das linhas de financiamento para o agronegócio. Lideranças do setor têm pressionado o governo por redução no custo de capital para custeio e investimentos.
No Ministério da Agricultura, o discurso é o que de as taxas tendem a cair. O próprio ministro Blairo Maggi tem dito que, diante da situação atual, o produtor não pode continuar pagando os mesmos patamares de juros.
Em debate com produtores rurais, em Lucas do Rio Verde (MT), na semana passada, o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, disse que o novo Plano terá, ao menos, os R$ 188 bilhões aprovados para a safra atual. Ele tem dito que, em função da queda da Selic e da inflação, o governo tem espaço para bancar a equalização das taxas subsidiadas.
Mas o Ministério descarta mudanças antes da virada do calendário-safra, em 1º de julho. Diante da situação, representantes do empresariado e do setor financeiro tentam evitar que a indefinição dos juros afete a decisão do produtor. Dizem que quem tiver negócios para fechar agora, que o faça, pois o futuro pode não ser tão vantajoso.
“Existe a possibilidade dos juros caírem, mas o produto pode ficar mais caro nos próximos meses”, diz Francisco Matturro, presidente da Agrishow, em entrevista à Globo Rural. A feira de tecnologia chega, neste ano, à 25ª edição, entre 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Carlos Aguiar Neto, do banco Santander, faz avaliação semelhante. “Aproveitar um desconto a vista agora pode ser melhor do que o 1% que pode nem vir. Sempre falo para o cliente pensar em vez de esperar pelo governo.”
fonte do blog nossa terra