quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Mulheres comemoram 83 anos da conquista do Voto Feminino no Brasil










































O dia 24 de fevereiro é marcado como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Há 83 anos, o presidente Getúlio Vargas assinou a lei que garantia o direito das mulheres brasileiras irem às urnas e serem eleitas, luta iniciada antes mesmo da Proclamação da República.




No entanto, esse decreto foi sancionado depois de muita luta e apelo político. Mas, a princípio, esse direito só foi permitido às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras com renda própria. A restrição às outras mulheres só acabou dois anos depois. Somente em 1946 que a obrigatoriedade do voto no Brasil foi estendida às mulheres.




A luta das sufragistas brasileiras era alimentada pelas companheiras inglesas e americanas. A bióloga Bertha Lutz, um dos maiores nomes na defesa dos direitos políticos das mulheres brasileiras, fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, na década de 1920, com a anarquista Maria Lacerda de Moura. Além dela, Eugenia Moreyra, a primeira jornalista mulher de que se tem notícia no Brasil, era uma sufragista declarada em seus artigos, que continham frases como: “A mulher será livre somente no dia em que passar a escolher seus representantes”.




Curiosamente, cinco anos antes da lei de Getúlio, ocorreu o primeiro voto feminino e a primeira eleição de uma mulher no Brasil, ambos no Rio Grande do Norte. Em 1928, na cidade de Mossoró, Celina Guimarães Viana, de 29 anos, cadastrou-se em um cartório para ser incluída na lista de eleitores das eleições daquele ano. Também naquele ano, uma fazendeira, Alzira Soriano de Souza, foi eleita prefeita na cidade de Lajes, no mesmo estado. Em um caso que gerou repercussão, a Comissão de Poderes do Senado impediu que o voto de Celina fosse reconhecido e que Alzira tomasse posse no cargo.




Atualmente, a luta das mulheres continua. Agora, o desafio das companheiras é aprovar uma reforma política democrática e inclusiva, onde as mulheres consigam ter as mesmas condições dos homens nas eleições partidárias, a partir do investimento igualitário nas campanhas, com o mesmo tempo nas propagandas em rádio e TV, por exemplo.




É por esses e outros motivos que as Margaridas seguem em Marcha...

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações de Agências de Notícias

Contag realiza o primeiro Coletivo de Formação de 2016





De ontem (23) até amanhã (25), a Secretaria de Formação e Organização Sindical da Contag está realizando o primeiro coletivo do ano de 2016, ocasião em que a escola completa 10 anos de existência. "Precisamos avaliar as ações dessa primeira década de trabalho e planejar os próximos dez anos pautados na formação de novas lideranças e na militância sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais", afirmou Juraci Souto, secretário Nacional de Formação da Contag.

A Federação dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN está sendo representada no evento pelo secretário de Formação e Organização Sindical da entidade, Francisco de Assis.

"Os polos sindicais do nosso Estado deverão indicar os nomes dos participantes para as cinco turmas do curso de formação estadual. Durante o 2º Encontro Estadual de Formação serão apresentadas diversas ações formativas, do Jovem Saber a experiências de jornada sindical", antecipou Assis.
fonte do blog da fetarn

Fetarn: Federação realiza a segunda etapa do seu planejamento anual nesta quinta-feira


Foto: Reprodução
Coordenada pelo Assessor Regional Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Givanildo Silva e pelo assessor da presidência da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn), Gilberto Silva, será realizada nesta quinta-feira (25), a segunda etapa do Planejamento Anual da entidade.
A informação é postada por intermédio da página eletrônica da Fetarn na internet.
Entre os temas que serão debatidos no evento, que será realizado no auditório da entidade, na capital do estado, destaque para representação e representatividade, mobilização da base, jornadas sindicais, seguridade social, reforma da previdência, Grito da Terra, Reforma Agrária, estratégias de comunicação, além do cadastramento erecadastramento de associados
fonte do blog de pauta aberta

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Meteorologistas preveem chuvas abaixo do normal no Nordeste








As chuvas na região Nordeste devem ficar abaixo do normal no período de março a maio de 2016. Essa é a conclusão da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro que terminou nesta sexta-feira (19) em Natal.
De acordo com os especialistas, a constatação foi feita “diante de um quadro onde persiste o Fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e um Oceano Atlântico indefinido, além dos modelos de previsão climática apontarem para chuvas abaixo do normal”.
Para Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), as chuvas de janeiro - que foram acima do previsto - criaram uma expectativa positiva nos sertanejos, mas a previsão é de chuvas abaixo do normal. "Nós temos expectativa de chuva, mas abaixo do nromal. No interior do Rio Grande do Norte, por exemplo, chove em média 700 mm, e a previsão é de chuvas abaixo dessa média", explicou.
De acordo com a Emparn, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas no Nordeste. Ela é influenciada pelas variáveis climáticas ligadas aos oceanos Pacífico e Atlântico. Para os meteorologistas, "variáveis como a temperatura superficial, vento e pressão atmosférica sobre os oceanos tem forte correlação com as chuvas que ocorrem durante os meses de março a maio sobre a região Norte do Nordeste e, o seu monitoramento possibilita a elaboração de prognósticos mais confiáveis em relação a ocorrência de chuvas, tanto na questão da distribuição temporal como espacial”. A próxima Reunião de Análise e Previsão Climática será realizada em Recife.
No Rio Grande do Norte, por causa da estiagem, 19 cidades estão em colapso de abastecimento, quando a água só é fornecida por carminhões-pipa. Outras 72 cidades estão em rodízio, ou seja, recebem água em dias alternados.
fonte do blog de angicos news

VEJA O QUE ACONTECE NO SEU CORPO quando você come 2 Bananas todos os dias


A maioria de nós hoje em dia “não tem tempo” para comer saudável e, assim, opta por fast food e comida industrializada. Mas a falta de tempo não é desculpa. Existem boas opções de alimentos saudáveis que são fáceis de ser transportados (para o trabalho, escola, faculdade ou qualquer outro lugar) e simples de ser preparados.
 Estamos falando de frutas como a banana. A banana é deliciosa, mas o forte dela não é só o sabor. Ela é muito medicinal e pode curar alguns problemas de saúde melhor do que certos medicamentos vendidos em farmácias.
Seu poder se deve a grande quantidade de proteínas, vitaminas e outros nutrientes. Por isso é muito bom para a saúde comer esta fruta todos os dias e não precisa de muitas bananas. Basta você desenvolver o hábito de comer duas bananas todos os dias para boas coisas ocorrerem no seu corpo.
Quer saber por quê? Veja o que a banana é capaz de fazer:
1 – Regula menstruação: algumas mulheres têm o ciclo menstrual desregulado. Estudos recentes descobriram que a banana ajuda a regular o ciclo, a produção de hormônios e dar mais força ao corpo.
2 – Fonte de energia:  não é à toa que os atletas amam banana. Ela é rica em potássio e outros nutrientes que a trornam uma excelente fonte de energia.
3 – Alivia o estresse: se você anda com problemas de humor, ansiedade e estresse, pode contar com os aminoácidos da banana. Além disso, ela contém magnésio e cálcio, que protegem contra a depressão.
4 – Cuida do coração:  esta fruta é rica em cálcio e tem pouco sal, sendo super-recomendável para quem tem problemas no coração ou quer prevenir. Você também pode investir nela para auxiliar no tratamento de hipertensão.
5 – Auxilia a memória: tem muita gente com memória fraca, não é? Pois comer uma banana por dia ajuda a tratar este problema.
6 – Combate anemia: A banana tem ferro, que aumenta o nível de hemoglobina e ajuda muito no tratamento da anemia.
7 – Ótima para a gravidez: a banana é uma ótima aliada para as grávidas, pois combate doenças e mantém o nível de açúcar no sangue bem equilibrado.
8 – Combate úlceras: quer proteger o estômago das úlceras? A banana cria uma camada especial e reduz as chances desse mal. Além disso, ela regula a produção dos vários ácidos no estômago.
9 – Combate a TPM: a glicose no sangue pode afetar o humor, principalmente na TPM. A banana possui seis vitaminas indispensáveis para regular a glicose, como a vitamina B6. Então, nada de pílulas para combater a TPM, certo?
10 – Previne prisão de ventre: por ter um alto teor de fibras, a banana (especialmente a madura) mantém a ordem do trânsito intestinal. Mas neste caso prefira a banana madura, mais rica em mucilagem que vai lubrificar o intestino e ajudar na eliminação.
Fonte: Cura pela Naturez
fonte do blog de robson cabugi 

REUNIÃO DO TERRITÓRIO Sertão Central Cabugi e Litoral Norte, na camara de lajes


Nesta quinta, 18, realizou-se nas dependência da Câmara Municipal de Lajes uma reunião para discutir estratégias positivas para as ações do Território Sertão Central e Litoral Norte em que contou com a presença do MDA, INCRA, UERN… e várias outras entidades. A reunião foi dirigida por Caramuru, que  é o Delegado Federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no RN, ele representa o governo federal nas questões relacionadas a agricultura familiar no RN. Ainda participaram da reunião Tico Lopes e Mara representando a Secretaria de Agricultura e meio Ambiente de Lajes, o presidente do Poder Legislativo local (Mael Querino), e o chefe do Executivo Municipal (Benes Leocádio).
Perspectivas do MDA para 2016 – Desenvolvimento territorial + reforma agrária +  agroecologia; estudar a malha fundiária do território; fortalecimento dos colegiados territoriais; integração de assentamentos e territórios como um todo; MDIC (APL, Rotas Produtivas); PROINF (atualização das situações; MEC (PRONATC Campo e experiências em educação); PHDC, abastecimento de água e alimentação animal; seminários estaduais com pesquisas realizadas pelos NEDT e demais origens; PP da AF (PNAE e PGS); fortalecimento do comitê estadual de desenvolvimento territorial.
Fonte: Blog do Cicero Lajes
fonte do blog de robson cabugi

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mais de 12 mil Cadastros Ambientais Rurais serão realizados pelo MSTTR no semiárido nordestino








FOTO: Arte sobre foto de Ubirajara Machado/MDS



Sindicatos de 50 municípios do semiárido nordestino localizados nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco serão capacitados até o final de março para realizar a elaboração de mais de 12 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) nos próximos meses. Hoje (18) e amanhã (19) será realizada a capacitação de 10 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR) em Alagoas, da qual participa a secretaria de Meio Ambiente da CONTAG. Em março será a vez de 18 sindicatos em Pernambuco e de 22 sindicatos da Paraíba.

Por meio de insistente demanda da CONTAG e de outros movimentos sociais, em 2015 o Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Social da Caixa Econômica Federal lançaram um edital que direciona R$ 10 milhões para a elaboração de 50 mil Cadastros Ambientais Rurais no semiárido nordestino. Os recursos foram divididos entre as entidades demandantes. Entre os três projetos enviados pela CONTAG, foi selecionado o projeto que prevê a elaboração de 12.535 CAR em 50 municípios que apresentam baixa inserção do CAR e estão em áreas de desertificação nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Para estruturar a elaboração dos CAR, cada um dos 50 sindicatos receberá, por meio de comodato (uso temporário, espécie de empréstimo), um computador, uma impressora e um GPS. Além disso, os sindicatos contarão com um coordenador regional do projeto, que trabalhará em conjunto com as Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGs) dos três estados e Regional Nordeste da CONTAG. “É uma iniciativa importante para que o cadastramento seja realizado com mais rapidez, porque se trata de uma ferramenta importante para o controle ambiental e preservação de recursos naturais de nosso País”, afirma o secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris.
fonte do site da contag

“Grito da Seca” conquista adesão da Assembleia para reformar MP do endividamento rural


SECAAL
A revisão da Medida Provisória que tramita no Congresso Nacional e que suspende prazo para cobrança de dívida de produtor rural do Nordeste foi motivo de reunião na presidência da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17). Como está vigorando, desde 31 de dezembro de 2015, a MP 707 não atende 95% dos produtores rurais do Rio Grande do Norte que contraíram financiamento de 2006 para cá e estão com ações judicializadas.
Ao receber a representante do movimento Grito da Seca e da Comissão Estadual do Endividamento Rural, Joana D´Arc Pires, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), ressaltou que a temática da seca, homem do campo e do setor primário da economia tem sido pauta diária na Casa Legislativa. “Temos uma situação atípica. Estamos há mais de quatro anos convivendo com a seca. E nossa busca é unir a bancada do Nordeste e falar mais alto sobre suas consequências e externamos total solidariedade e empenho para reverter a MP em prol do produtor rural potiguar”, disse Ezequiel Ferreira.
Além de Ezequiel Ferreira, que preside a Frente Parlamentar de Combate a Seca, participaram da reunião os presidentes da Frente Parlamentar da Água, deputado Galeno Torquato (PSD), e da Frente Parlamentar de Incentivo aos Produtores Rurais, deputado Hermano Morais (PMDB), além dos deputados Nélter Queiroz (PMDB), que agendou o encontro, Gustavo Fernandes (PMDB) e José Dias (PSD).
Medida provisória
A medida provisória suspende, até 31 de dezembro de 2016, a cobrança judicial de dívidas relativas a empreendimentos localizados na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) contratadas até 31 de dezembro de 2006, no valor original de até R$ 100 mil. A MP também proíbe que, até esta data, essas dívidas sejam inscritas na Dívida Ativa da União. Também é suspensa a prescrição dessas dívidas até a mesma data. A medida alterou a Lei 12.844/13, que antes previa o prazo de 31 de dezembro de 2015 para suspensão da cobrança das dívidas.
“Mas a MP, deste modo, contempla 5% dos produtores rurais do Rio Grande Norte e por isso temos que somar na pressão política em Brasília”, salientou o deputado Hermano Morais (PMDB). A luta é que a MP passe a beneficiar os que contraíram empréstimos de 2006 para cá e também estão com ações judicializadas. Segundo Joana D´Arc Pires são 20 bilhões em dívidas unindo os 9 estados nordestinos e ninguém quer o perdão, mas pagar de modo justo.
O deputado Gustavo Fernandes ressaltou que há um movimento para que o relator da matéria seja o senador da República Garibaldi Alves (PMDB/RN). O prazo de vencimento da MP é 1º de abril. A partir de 18 de março, ela começará a trancar a pauta de votações. A MP 707 será analisada por uma comissão mista, formada por deputados e senadores. Se aprovada, seguirá para votação nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Com informações da ALRN
fonte do blog de robson cabugi

‘El Niño do século’ atingiu seu ápice e começa a enfraquecer


A Veja online destaca que O El Niño mais poderoso do século atingiu seu auge e começa a perder força, mas continuará a influenciar no clima global. De acordo com anúncio feito nesta quinta-feira (17) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas especializada no comportamento da atmosfera da Terra, o fenômeno deve ficar mais fraco nos próximos meses, até desaparecer no segundo semestre. Consequência do aquecimento anormal das águas do Pacífico tropical, o El Niño é um evento que ocorre em intervalos que variam de dois a sete anos.
O Oceano Pacífico aumentou sua temperatura em até 2°C acima da média em 2015, indicando aos especialistas que o El Niño de 2015 e 2016 é um dos mais poderosos da história, sendo comparado aos fortes fenômenos registrados em 1997-1998 e 1982-1983. Após atingir seu pico em novembro e dezembro de 2015, o El Niño tem arrefecido com uma queda de meio grau na temperatura do Oceano Pacífico.
fonte do blog de robson pires

MANOEL PRETO ANIVERSARIANTE DO DIA



São os sinceros votos de toda a diretoria do STTR DE ANGICOS.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

TERRITORIO SERTÃO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE ELEGE AS CÂMARAS TEMATICAS

Nesta Terça foi realizado em Lajes a primeira reunião do TERRITORIO SERTÃO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE, com a presença de varias lideranças da região.
o Evento foi conduzido pela Coordenação, nas pessoas de FRANCINETE E JAILMA ARAUJO, e pela a assessoria do territorio MONICA E FATIMA TORRES.
Durante o evento foi realizado a eleição das câmaras temáticas, e foi debatido seus pontos positivos e fracos para um bom desenho destas camaras para o desenvolvimento das politicas territorias.

publico presente

ARTICULADOR DO RN SUSTENTAVEL DO TERRITORIO SERTÃO CENTRAL
CABUGI E LITORAL NORTE - FRANCISMAR

PUBLICO PARTICIPANTE

ASSESSORA DO TERRITORIO
MONICA LER A ATA DA ULTIMA REUNIÃO

ARTICULADORA DO TERRITORIO
FRANCINETE MELO

CMDRSS DE ANGICOS HOMOLOGA AGRICULTORES(AS) INSCRITOS DE ANGICOS

Nesta Segunda o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Angicos, realizou a Homologação dos Agricultores e Agricultoras Inscritos no Garantia Safra 2015/2016, com presença da maioria absoluta dos membros do conselho, ao final todos parabenizaram e aprovaram a nova sede do conselho.

CONSELHEIROS DO CMDRSS

CMDRSS DE ANGICOS

CMDRSS DE ANGICOS

CMDRSS DE ANGICOS

CMDRSS DE ANGICOS

LENDO NOME POR NOME
NA HOMOLOGAÇÃO DOS AGRICULTORES(AS)
NO GARANTIA SAFRA

Agricultura: Governo do RN inicia distribuição de 604 toneladas de sementes a produtores rurais



Foto: Reprodução
O governo do estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), inicia nesta terça-feira (16) a distribuição de 604 toneladas de sementes de arroz, feijão, milho e sorgo aos agricultores potiguares dentro do programa Bancos de Sementes.
O secretário Haroldo Abuana fará uma entrega simbólica nesta terça-feira em Pau dos Ferros, Alto Oeste potiguar, às 10h, no ginásio coberto da comunidade Perímetro Irrigado, na BR-226.
O volume é 18% maior do que o entregue em 2015, quando 39 mil agricultores foram beneficiados em 158 municípios com 509 toneladas de grãos.
Dessa vez, 45.570 produtores receberão as sementes do governo do estado, antecipa informação da assessoria de imprensa da pasta, na capital do estado.
Serão 204,8 toneladas de feijão, 252,8 toneladas de milho, 137,2 toneladas de sorgo Ponta Negra e 10 mil quilos de arroz BRS Tropical.
Segundo o secretário, este ano o governo potiguar está investindo R$ 5,98 milhões na distribuição de sementes, R$ 1,2 milhão a mais do que o aplicado em 2015 (R$ 4,7 milhões).
fonte do blog de nossa terra

sábado, 13 de fevereiro de 2016

CMDRSS DE ANGICOS ELEGE NOVOS COMPONENTES E SUA DIRETORIA


Durante esses dias, o CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO, se reuniu para compor os novos conselheiros e eleger a nova diretoria para o biênio 2016/2017.
A reunião aconteceu na sede do CMDRSS, e contou com a participação da maioria dos conselheiros, onde realizaram os procedimentos da pauta que foi discutida. Ao final foi tirado alguns encaminhamentos e anunciaram a próxima reunião que sera em breve.

conselheiros presente no evento

debate na reunião

falando sobre o conselho

IVANALDO ROGERIO PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS
FALA SOBRE A IMPORTANCIA DESTE CONSELHO

APROVAÇÃO DA NOVA DIRETORIA ELEITA

DIRETORES ELEITOS PARA O CMDRSS
PRESIDENTE: IVANALDO ROGERIO
VICE-PRESIDENTE: JAILMA ARAUJO
SECRETARIO: ALMIR MEDEIROS
TESOUREIRO: WILANYLSON GEYRAM

PRESIDENTE DO STTR E TAMBEM RECEM ELEITO E EMPOSSADO
IVANALDO ROGERIO AGRADECEU O APOIO DE TODOS E FALOU QUE VAMOS LUTAR
TODOS JUNTOS POR UM OBJETIVO SÓ, QUE É A LUTA PELA AGRICULTURA FAMILIAR

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Agricultor Familiar


Agricultura familiar
O agricultor familiar ainda é carente de políticas públicas eficazes
Segundo a Constituição brasileira, materializada na Lei nº 11.326 de julho de 2006, considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais*; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.
No ano de 2006, o IBGE realizou o Censo Agropecuário Brasileiro. Nele, verificou-se a força e a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos no país.
Aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar. Em termos absolutos, são 4,36 milhões de estabelecimentos agropecuários. Entretanto, a área ocupada pela agricultura familiar era de apenas 80,25 milhões de hectares, o que corresponde a 24,3% da área total ocupada por estabelecimentos rurais.
Isso revela uma concentração fundiária e uma distribuição desigual de terras no Brasil. Se realizarmos uma média do tamanho das propriedades familiares e não familiares, teríamos, respectivamente, 18,37 e 309,18 de hectares. Ou seja, é um abismo muito grande entre minifúndio e latifúndio.

Outro dado interessante é que dos 80,25 milhões de hectares de área da agricultura familiar, 45,0% destinavam-se às pastagens; 28,0% eram compostos de matas, florestas ou sistemas agroflorestais; e 22% de lavouras. Segundo o IBGE, a agricultura familiar era responsável por grande parte da produção de alimentos no país, conforme a tabela abaixo.
fonte do blog de nossa terra