quarta-feira, 29 de abril de 2015

Famílias de Angicos e Lajes celebram conquista de tecnologias sociais da segunda água

DSC_0050

A comunidade Rio Velho, localizada na zona rural de Angicos, durante a noite dessa terça-feira (28), reuniu as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas, (P1+2) para celebrar a conquista das 159 tecnologias sociais construídas nos municípios de Lajes e Angicos, através da parceria entre o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A celebração em ação de graças foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal e Presidente do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), Dom Jaime Vieira Rocha, que pediu aos agricultores para que cuidassem das tecnologias sociais com muito zelo. “É preciso ter zelo com essa conquista, isso vai garantir um futuro melhor para todos que tiveram acesso às tecnologias”, afirmou Dom Jaime.

O coordenador estadual do SEAPAC, Francisco Teixeira, destacou a importância do direito conquistado por cada família e alertou para o trabalho de pedagogia e compromisso que a instituição desenvolve com os agricultores. “A coisa mais importante é a pedagogia aplicada durante a execução do trabalho, que é essa participação das famílias na conquista dessa política pública. Se fosse só para construir cisternas não ia valer muito, mas é preciso passar essa pedagogia para todos”, afirmou o coordenador.

DSC_0034
Maria Aldeni e o seu esposo na celebração

Segundo o Pároco de Angicos, Pe. Severino da Silva Neto, a igreja tem um papel fundamental na luta por essa conquista, e é preciso cuidar dos que mais precisam. ”Estas tecnologias trouxeram muita alegria para o povo, pois as comunidades estavam desacreditadas que algum dia apareceria um projeto como esse. Agora todos terão direito a uma qualidade de vida melhor, principalmente os mais carentes, visto que os beneficiados poderão armazenar água. A igreja tem essa missão de promover a dignidade humana, isso nos enobrece”, disse o pároco.

A agricultora Maria Aldeni Saraiva dos Santos, da comunidade Rio Velho, já plantou milho, feijão, tomates e uma pequena horta para família, irrigados com a água da cisterna calçadão que conquistou. “Me senti muito feliz com a chegada dessa cisterna, agora eu vou ter onde aparar água para dar aos meus animais e fazer minha horta. Aqui na nossa região é muito difícil ter água perto e agora temos essa maravilha. Vim aqui celebrar e agradecer a Deus por isso”, disse Maria Aldeni.

Ao final da missa, todos se reuniram para partilha dos alimentos, trazidos pelas famílias que participaram da celebração. Seguida pelo forró pé de serra de Rodolfo Lopes, animando mais ainda os agricultores e agricultoras beneficiados.
DSC_0071

DSC_0059

DSC_0091

fonte do blog de angicos noticias

Dilma presente no 3º Festival da Juventude Rural



Nesta quarta-feira (29), 18 h,  a presidenta Dilma Rousseff  prestigia o 3º Festival da Juventude Rural, que reúne cinco mil jovens  brasileiros/as  e  da América Latina no Pavilhão  do Parque da Cidade em Brasília-DF.

  Jovens  do campo, da floresta e das águas debatem temas fundamentais para o país, como a luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. “Esta será uma grande oportunidade para fortalecer e tornar visíveis as reivindicações dos jovens do campo”, afirma o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do Festival, assim como um ato  pela Reforma Política na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril.

Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural é um espaço para reafirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

  Vale ressaltar que na abertura oficial do Festival, o Ministro do Desenvolvimento Agrária (MDA), Patrus Ananias, trouxe respostas à Carta Proposta  da Juventude Rural Brasileira e da América Latina.   Entre as  respostas demandadas pelos jovens do campo, da Floresta e das Águas  apresentadas  pelo Ministro do MDA ,  está o lançamento  do edital da Juventude Rural que estabelece a parceria entre o MDA, O BNDES e Fundação do Banco do Brasil. O edital tem como  finalidade destinar 5 milhões  do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, beneficiamento ou comercialização de produtos Agrícolas e não Agrícolas; Prestação de serviços e Turismo Rural. Com a  atenção para valorização das questões de gênero e ao fortalecimento de práticas sustentáveis  e promoção da agroecologia e agrobiodiversidade, o edital permite a compra de bens tangíveis necessários á implantação e á execução dos projetos.

 Patrus Ananias ainda assinou  a segunda chamada de ATER voltadas especificamente para juventude  rural que deve atender toda demanda mapeada e qualificada pela CONTAG e vários movimentos sociais, que soma  um total de 102 milhões. São  cerca de 22.800 jovens, distribuídos em 23 estados, com foco na agroecologia. A chamada trabalha a extensão rural visando a promoção da autonomia e da emancipação dos/as jovens agricultores/as rurais, a organização produtiva, o acesso ás políticas públicas e o estímulo á sucessão rural.

Em nome do Governo Federal o ministro do MDA também prometeu a juventude rural que até  o final do governo  da presidenta Dilma Rousseff, todos e todas que vivem debaixo da lona, ao todo cerca de 200 mil trabalhadores/as rurais serão assentados/as. Que a Reforma Agrária ampla e massiva, pilar do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e defendida em todas as ações estratégicas do MSTTR, pauta também presente do caderno de pauta da juventude rural do 3º Festival da Juventude Rural, deve ser consolidada ainda com o atual governo federal brasileiro. “É importante a presença do governo, pois em festivais anteriores nunca o governo federal se fez  presente para apresentar resposta ás nossas reivindicações. O anúncio feito pelo Ministro Patrus Ananias é recebido de forma comemorativa pela CONTAG  e suas instâncias, pois  tanto o edital que destina 5 milhões  do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, assim como  anúncio da segunda chamada de ATER  e consolidação da Reforma Agrária, são sonhos se concretizando para o/a jovem do meio rural. Mesmo com tais conquistas, refletimos que precisamos muito mais para conquistar o campo, floresta e águas  que precisamos para garantir autonomia e dignidade para juventude rural” Mazé Morais, secretária de Juventude Rural da CONTAG.

FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Governo apresenta respostas à Carta Proposta da Juventude Rural



Depois de várias audiências junto ao governo Federal, o Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA), Patrus Ananias, trouxe na abertura oficial do 3º Festival da Juventude Rural  do 3º Festival da Juventude Rural, respostas à Carta Proposta  da Juventude Rural Brasileira e da América Latina.

Entre as  respostas demandadas pelos jovens do campo, da Floresta e das Águas  apresentadas  pelo Ministro do MDA ,  está o lançamento  do edital da Juventude Rural que estabelece a parceria entre o MDA, O BNDES e Fundação do Banco do Brasil. O edital tem como  finalidade destinar 5 milhões  do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, beneficiamento ou comercialização de produtos Agrícolas e não Agrícolas; Prestação de serviços e Turismo Rural. Com a  atenção para valorização das questões de gênero e ao fortalecimento de práticas sustentáveis  e promoção da agroecologia e agrobiodiversidade, o edital permite a compra de bens tangíveis necessários á implantação e á execução dos projetos.

Patrus Ananias ainda assinou  a segunda chamada de ATER voltadas especificamente para juventude  rural que deve atender toda demanda mapeada e qualificada pela CONTAG e vários movimentos sociais. São  cerca de 22.800 jovens, distribuídos em 23 estados, com foco na agroecologia. A chamada trabalha a extensão rural visando a promoção da autonomia e da emancipação dos/as jovens agricultores/as rurais, a organização produtiva, o acesso ás políticas públicas e o estímulo á sucessão rural.

Em nome do Governo Federal o ministro do MDA também prometeu a juventude rural que até  o final do governo  da presidenta Dilma Rousseff, todos e todas que vivem debaixo da lona, ao todo cerca de 200 mil trabalhadores/as rurais serão assentados/as. Que a Reforma Agrária ampla e massiva, pilar do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e defendida em todas as ações estratégicas do MSTTR, pauta também presente do caderno de pauta da juventude rural do 3º Festival da Juventude Rural, deve ser consolidada ainda com o atual governo federal brasileiro. “Foi importante a presença do governo, pois em festivais anteriores nunca o governo federal se fez  presente para apresentar resposta ás nossas reivindicações. O anúncio feito pelo Ministro Patrus Ananias é recebido de forma comemorativa pela CONTAG  e suas instâncias, pois  tanto o edital que destina 5 milhões  do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, assim como  anúncio da segunda chamada de ATER  e consolidação da Reforma Agrária, são sonhos se concretizando para o/a jovem do meio rural. Mesmo com tais conquistas, refletimos que precisamos muito mais para conquistar o campo, floresta e águas  que precisamos para garantir autonomia e dignidade para juventude rural” Mazé Morais, secretária de Juventude Rural da CONTAG.  

FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

sábado, 25 de abril de 2015

Em clima de Festival da Juventude Rural



Cinco mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil e também delegações de 10 países da América Latina se reunirão por quatro dias na capital federal para um grande evento de diálogo e integração: o 3º Festival da Juventude Rural, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).    

Entre os dias 27 e 30 de abril, a juventude do campo, da floresta e das águas debaterá temas fundamentais para o nosso país: a luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. “Esta será uma grande oportunidade para fortalecer e tornar visíveis as reivindicações dos jovens do campo”, afirma o presidente da CONTAG, Alberto Broch.    

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do Festival, assim como um ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril. Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural será um espaço para afirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do nosso país.    

Na abertura do evento está prevista a presença de representante do governo federal para entregar aos jovens as respostas para as reivindicações incluídas na Carta-Proposta da Juventude Rural. O documento foi entregue aos ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e da Secretaria de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina no dia 18 de março.

A juventude rural brasileira está mobilizada e trará para Brasília toda a força de sua luta!   

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO NOSSO FESTIVAL:

27 DE ABRIL - SEGUNDA-FEIRA

15h – Abertura política do 3º Festival da Juventude Rural 

20h – Noite Cultural - Inauguração da feira da juventude rural

28 DE ABRIL – TERÇA-FEIRA

08h - Conferência: Juventude na luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. Conferencistas: presidente da UNE, Vic Barros, e o consultor da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), Luiz Caputo.

14h – Atividades Simultâneas:

- Painéis Temáticos:

  1)Terra, Agroecologia e organização da produção.

  2)Educação do campo e políticas de esporte, cultura e comunicação.

  3)Participação social e organização sindical

  4)Trabalho decente para a juventude assalariada rural.

  5)Sucessão rural na perspectiva de gênero e geração.

- Seminário Internacional

20h - Noite Cultural 

- Ato político “Mulheres jovens em Marcha”

29 DE ABRIL - QUARTA-FEIRA

08h – Atividades simultâneas: 

- Oficinas pedagógicas e culturais

- Atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Minas Brasília Tênis Clube)

14h - Atividades simultâneas: 

- Oficinas pedagógicas e culturais 

- Atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Minas Brasília Tênis Clube)

20h - Noite Cultural

30 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA

09h - Ato Político na Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional

Emparn registra chuvas em 113 postos pluviométricos



Nas últimas 24 horas, entre a manhã de quinta-feira e a manhã de hoje (24), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou ocorrência de chuvas em 113 postos pluviométricos monitorados, em todas as regiões do Estado. Boas chuvas inclusive, na região Central como em Pedro Avelino (Base Física da EMPARN), 67,8 milímetros (mm).

Na mesma região choveu em São Fernando (50,5mm); Jardim de Angicos (30,0mm); São Bento do Norte (28,0mm); Lajes (18,2mm). Chuvas também em Cerro Corá, 17,0mm; Timbaúba dos Batistas (17,0mm); Caiçara do Rio dos Ventos, 16,2mm; Santana do Matos, 15,0mm; Florânia (12,4mm). Choveu ainda em Bodó, Caicó, Jardim do Seridó e Lagoa Nova.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA, CLIQUE AQUI!

fonte do blog de carlos costa

Nível de água em 32 reservatórios é o menor desde 2010



O nível dos maiores reservatórios potiguares atingiram, em março, a menor reserva de água desde 2010. De acordo com dados de monitoramento do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), o Rio Grande do Norte conta com apenas 27% da reserva hídrica dos reservatórios que são administrados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Os 32 reservatórios federais representam 60% da capacidade total de armazenamento de água do Estado.  Entretanto, a chegada de um novo fenômeno meteorológico denominado “oscilação 30-60 dias” pode favorecer a tomada de água pelos açudes e barragens nos próximos dias, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

O RN possui 61 reservatórios de água – entre açudes, barragens e lagoas. Destes, 32 são administrados pela ANA por captarem rios federais – uma capacidade total 3 bilhões de metros cúbicos de água. É o caso, por exemplo, das barragens Armando Ribeiro Gonçalves e Marechal Dutra (Gargalheiras). Hoje, apenas um reservatório federal – Pataxó, em Ipanguaçu – está com reservas acima de 50% da capacidade. Levantamento feito junto ao Dnocs também aponta que a maior parte destas reservas não teve elevação de níveis durante os últimos quatro meses, como é o caso do açude Itans, em Caicó (veja infográfico).
CONTINUE LENDO A MATÉRIA, CLIQUE AQUI!

fonte do blog de carlos costa

Vaca indiana dá à luz bezerro de cinco bocas que vem sendo tratado como animal sagrado

Um bezerro que nasceu com cinco bocas vem atraindo vários visitantes por sua rara condição.


O incomum animal nasceu em uma fazenda localizada em Narnaul, na Índia, e chamou a atenção por sua rara aparência, já que possui cinco bocas.
Leia Mais »
fonte do blog de fernando a verdade

MDA/ SDT/NEDET/UERN E TERRITORIO SERTÃO CENTRAL REALIZA OFICINA SOBRE O CAR


MDA,/SDT/NEDET/UERN E TERRITORIO SERTÃO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE, realizou um evento na UFERSA  em Angicos, nesta sexta feira, sobre uma oficina com os representantes dos 10 Municípios do Território para fazer o cadastro Ambiental Rural - CAR, onde foram capacitados representantes do poder publico, do STTR e  técnico de ATER e tambem Professores e Alunos da UFERSA Angicos.
O evento contou com a participaçao e articulação dos  representantes: Delegado Federal adjunto do MDA - Dario Andrade; Articulador do Territorio Sertão Central Cabugi e Litoral Norte - Pedro Alves; Representante da UFERSA - Jacimara; 1º Tesoureiro da FETARN - Almir Medeiros  e Assessor da FETARN - joseraldo; Representante do IDEMA/RN - Marlon instrutor do evento; e equipe de assessores do Territorio - Flavio e Monica; e entre outras autoridades presentes ao evento. 

 CAR

DARIO ALVES - DEBATE 

PUBLICO PRESENTE

REPRESENTANTES DO TERRITORIO

JOSERALDO NO DEBATE

DARIO FALA COM OS AGRICULTORES

DARIO FALA SOBRE O CAR PARA OS AGRICULTORES

AGRICULTORES PRESENTE NO EVENTO

CADASTRANDO AGRICULTORES NO CAR

MARLON - INSTRUTOR DO IDEMA SOBRE O CAR

EQUIPE QUE RECEBEU A CAPACITAÇAÕ DO CAR

EQUIPE QUE RECEBEU A CAPACITAÇAÕ DO CAR

quinta-feira, 23 de abril de 2015

TERRITORIO SERTÃO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE REALIZA OFICINA DO CAR EM ANGICOS/RN

LINK PARA BAIXAR O CAR



ACESSE ESTE LINK:

http://www.car.gov.br/#/baixar

SEARA FINALIZA OFICINA DO PROGRAMA NACIONAL DE CREDITO FUNDIARIO

Foi encerrada hoje o evento do SEARA, que foi realizado no centro de treinamento joão paulo II, em Natal/RN, o evento contou com a colaboração e participação dos territorios da cidadania e territorio rurais, e uma grande participação dos STTRs.
Cerca de 90 representantes de todo estado participaram do evento.
O Secretario do SEARA - RAIMUNDO COSTA AGRADECEU O APOIO DE TODOS EM PARTICIPAR DESTA GRANDE AÇÃO EM PROL DAS MELHORIAS DA REFORMA AGRARIA E TAMBEM DA AGRICULTURA FAMILIAR.
Estiveram presentes no evento: MDA, FETARN e entidades parceiras da agricultura familiar.

GRUPOS DE TRABALHO

MDA - DARIO ALVES
SECRETARIO DO SEARA - RAIMUNDO COSTA
PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS - IVANALDO ROGERIO


DEBATES

PUBLICO PRESENTE

segunda-feira, 20 de abril de 2015

MSTTR ESTA E LUTO COM GRANDE PERCA DO LIDER SINDICAL MANOEL DOS SANTOS


Movimento Sindical perde grande lider sindical MANOEL DOS SANTOS (mais conhecido como Manoel de Serra). ele tinha 63 anos de idade.
Ele era deputado estadual pelo PT de Pernambuco e lutava contra um cancer de esôfago desde 2014, e desde de fevereiro deste ano vinha fazendo tratamento no hospital da Beneficencia Portuguesa em São Paulo, onde veio a falecer. Manoel deixa quatro filhos e uma esposa.
Manoel dos Santos foi o primeiro agricultor familiar eleito na historia da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Candidato pelo PT, recebeu em 2010 42.347 votos e em 2014 foi teve 55.310 votos.

HISTORIA DE LUTA DE MANOEL DOS SANTOS
Manoel José dos Santos
63 anos
Em 2012, chegou a fazer um autotransplante de medula.  “Só quem esteve em um estado doentio como o meu entende a importância do apoio dos parentes, amigos e colegas de trabalho”, disse na volta a Fetape. O deputado custeou todo o tratamento de saúde para o autotransplante de medula óssea com recursos próprios, através de liminar junto ao plano de saúde. O procedimento foi realizado pelo Hospital Português.
Mas a doença teve maiores complicações. Em 2014 atingiu seu momento mais agressivo. Santos já disputou a campanha com dificuldades. Desde fevereiro, Manoel vinha fazendo o tratamento no hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, onde veio a falecer.
Natural de Serra Talhada, Manoel da Contag, onde se notabilizou pela defesa dos trabalhadores, credenciado para disputar mandatos em Pernambuco. Foi votado em praticamente todos os municípios do Estado.
Deixa esposa e 4 filhos. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento. O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, decretou luto oficial.
“Um trabalhador a serviço das lutas”: É assim que se definia Manoel José dos Santos,  natural de Serra Talhada. Aos seis anos, já começou a trabalhar na agricultura, onde, desde então, passou a vivenciar as dificuldades por que passam todas as famílias sem terras no Sertão pernambucano.
Agricultor familiar, casado, pai de seis filhos e avô de três netos, começou sua luta pelo campo em 1972, quando ingressou na Ação Católica Rural e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada. A organização sindical dos trabalhadores e das trabalhadoras, as lutas pela convivência com a seca e pelos direitos dos atingidos pelas barragens foram bandeiras centrais na sua permanência na direção do STR.
Manoel Santos participou do processo de construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Pernambuco, sendo o primeiro secretário rural dessa instituição, em 1983. Desse período, remonta sua relação com o presidente Lula, pela construção do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado.
Em 1990, assumiu a Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape), sendo eleito presidente em 1993. Durante todo esse período, participou das lutas dos assalariados rurais da Zona da Mata e do Sertão do São Francisco, pela sindicalização das mulheres, além de ter contribuído com a construção das reivindicações por políticas de convivência com o semiárido, que teve como momento forte a ocupação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1993.
Em 1998, é eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), participando ativamente da elaboração do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e da formulação de políticas públicas e sociais, como Previdência Rural; Salário Maternidade; Pronaf; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Organização do Cooperativismo Solidário; Garantia Safra; Programa Minha Primeira Terra, para a juventude; e da elaboração de leis específicas para a Educação do Campo; e também defendeu a necessidade de construir representações dos trabalhadores/as rurais nos espaços político-partidários, nos níveis estadual, municipal e federal.
Manoel Santos contribuiu ativamente na elaboração do Plano de Governo do Presidente Lula, em 2002, e na elaboração e implantação das principais politicas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, nos governos Lula e Dilma.
Manoel Santos foi o primeiro agricultor familiar, eleito na história da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Candidato, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 2010, recebeu 42.347 votos, em 184 municípios de Pernambuco. Nas eleições de 2014, conquistou 55.310 votos.

STTR REUNI AGRICULTORES FAMILIARES DO FOMENTO DE ANGICOS

Neste Sabado na sede do STTR de Angicos, foi realizado uma reunião com os agricultores e agricultoras familiares do Fomento de ANGICOS, para recadastramento e atualização dos mesmos.
A reunião foi iniciada pelo presidente da ASSOCIAÇÃO DO FOMENTO -  ANTONIO LOPES e contou com a participação do Presidente do STTR - IVANALDO ROGERIO, onde o mesmo conduziu a reunião e falou da importância desta reunião.

PRESIDENTE DO STTR  -  IVANALDO ROGERIO
E TAMBEM O PRESIDENTE DO FOMENTO - ANTONIO LOPES

PUBLICO PRESENTE

DEBATE

PUBLICO

LIVRO DE PRESENÇA
  
LIVRO DE PRESENÇA

Agricultores têm até 05 de maio para regularizar situação ambiental da propriedade


                               Foto: Bulldog/MDA

Agricultores familiares de todo o Brasil têm até o dia 05 de maio para preencher o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e continuar acessando políticas públicas e créditos do Governo Federal. O Cadastro é obrigatório e gratuito e tem como finalidade reunir informações ambientais dos imóveis rurais para compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e de combate ao desmatamento.

A estimativa é de que 5,6 milhões de propriedades rurais façam o Cadastro. Segundo o assessor do ministro Marco Pavarino, é importante que o agricultor preencha o registro. “Se ele não tiver preenchido o CAR até a data limite, ele estará descumprindo uma determinação da lei e poderá sofrer sanções. Entrar no CAR significa que ele está regularizando a situação ambiental da propriedade dele”, diz.

O CAR, ferramenta do Ministério do Meio Ambiente, é preenchido uma única vez pelos agricultores, que podem acessar novamente o sistema caso haja alguma atualização a ser feita. O registro deve ser feito pela página do sistema na internet – caso o agricultor não tenha acesso, pode preencher de forma offline e salvar as informações no computador, pen drive ou DVD. O produtor deve entrar no link, baixar o programa e seguir as instruções – o próprio sistema fornece as imagens de satélite do imóvel rural.

Ainda de acordo com Pavarino, o Cadastro Ambiental Rural traz informações sobre as áreas de proteção ambiental da propriedade (área de preservação permanente, reserva legal e de uso restrito). Todos os agricultores devem preencher o cadastro, sejam pequenos, médios ou grandes produtores.

“Todos os agricultores devem preencher o CAR, mas os agricultores familiares têm direito a um apoio do poder público para que as propriedades deles sejam inseridas no Cadastro. O MDA está apoiando os agricultores familiares, via Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ou capacitação, para que os agricultores familiares possam ser inseridos no cadastro”, comenta.

Apoio à agricultura

Para incentivar os agricultores a preencherem o Cadastro, foi criado o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que oferece benefícios aos produtores. “Esse Programa só pode ser feito quando o agricultor se cadastrar. Aderindo a esse programa, ele tem alguns benefícios, como ter assistência do poder público, não ser multado em algumas situações e suspender as multas que eventualmente ele tenha”, explica Pavarino.

Governo anuncia medida para desburocratizar aposentadoria rural




No encontro com trabalhadores rurais, a presidenta Dilma reafirmou o compromisso do governo com a implantação do Plano Nacional de Reforma Agrária. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou que o governo enviará proposta ao Congresso para simplificar o processo de aposentadoria dos trabalhadores rurais. A medida foi anunciada pela presidenta Dilma em reunião com os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto.

“É uma questão de desburocratização. [Ao] trabalhador rural, para se aposentar, se exigia um grande número de documentos. Com o processo de informatização, o histórico da pessoa estará devidamente registrado e a aposentadoria se dará nos mesmos moldes em que se faz com trabalhadores urbanos”, explicou o ministro em coletiva de imprensa. A medida prevê que o cadastramento rural que já é feito pela Previdência Social seja suficiente para comprovação do tempo de atividade do trabalhador para fins de aposentadoria, diminuindo a exigência de outros documentos.

O presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch, comemorou a medida da presidenta Dilma.“Enquanto ela ouvia nossa pauta, ela se adiantou e fez o anúncio muitíssimo importante para os trabalhadores rurais brasileiros”, disse. “Hoje, os agricultores têm de comprovar os seus últimos 15 anos de atividade. É um saco de documentos. Documentos e mais documentos, burocracia e mais burocracia. Nesse imenso Brasil, lá atrás do morro, não tem documento. Esta é uma grande conquista”, completou ele.

O ministro disse ainda que “a presidenta deixou claro que é uma agenda de governo”. Dilma o designou, junto com o ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral, para acompanhar as demandas apresentadas pelos trabalhadores rurais junto aos demais ministérios envolvidos, uma vez que algumas delas são intersetoriais, como o atendimento à população rural pelo Pronatec e pelo Minha Casa, Minha Vida.

Plano Nacional de Reforma Agrária
No encontro, a presidenta reafirmou o compromisso do governo com a implantação do Plano Nacional de Reforma Agrária. Ela destacou seu compromisso com três aspectos que são importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil: o cooperativismo como forma de agregar valor e maximizar recursos; a agroecologia para promover a produção de alimentos saudáveis; e a agroindústria familiar como forma de melhorar a renda das famílias tornando a atividade sustentável.

A presidenta do Incra, Maria Lúcia Falcón, relatou que a elaboração do Plano envolverá a participação dos movimentos sociais, da academia e dos governos municipais e estaduais. A previsão é que ele seja apresentado até o final do segundo semestre.
informações de Paulo Jose

Segundo Meteorologistas, chuvas estão se mantendo, na média e a abaixo da média


A um mês do final do período chuvoso na região Nordeste, meteorologistas afirmam que as previsões de que as chuvas no Rio Grande do Norte este ano se mantivessem entre a média e até abaixo do volume médio do período tem se concretizado.

Caso não haja chuvas regulares até o próximo mês, quando encerra o período chuvoso, o ano de 2015 será confirmado como mais um ano de seca na região.

O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, explica que, no Estado, as chuvas sofreram parada nos últimos dias, mas devem retomar até a próxima semana.
fonte do blog de angicos noticias

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cerca de 70 mil agricultores familiares da BA e do RN receberão pagamento do Garantia-Safra



Para auxiliar agricultores familiares que se encontram em municípios do Nordeste e do Semiárido sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autorizou pagamento do Garantia-Safra a 69.488 agricultores familiares de 66 municípios dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte.
Os pagamentos são referentes à safra 2013/2014. Os novos beneficiários foram incluídos para receber a primeira parcela do benefício. A medida está na portaria  publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (15).
O benefício é pago em cinco parcelas de R$ 170 cada, totalizando R$ 850 por agricultor. Os pagamentos seguem as mesmas datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A cada mês uma nova portaria é publicada incluindo novos beneficiários.
No total, em abril, o MDA disponibilizou mais de R$ 33 milhões para o pagamento do Garantia-Safra para 195.680 agricultores familiares de 208 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Como aderir
O agricultor deve verificar se sua cidade participa do Garantia-Safra. Para isso, o município deve assinar o Termo de Adesão com o governo estadual e definir a quantidade de agricultores que vão participar em sua jurisdição.
Para se inscrever, o agricultor deve procurar o escritório local de assistência técnica ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município onde vive. Depois deve procurar a Prefeitura para receber um boleto e fazer a adesão ao Garantia-Safra. O pagamento do boleto deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário, dentro do prazo definido para seu município. A adesão deve ser realizada antes do plantio.

Quem tem direito
Podem participar do Garantia-Safra, agricultores familiares, com renda familiar mensal de, até, um salário mínimo e meio, e que possuem área total a ser plantada de, no mínimo, 0,6 hectares e, no máximo, cinco hectares.
Podem receber o pagamento agricultores aderidos ao benefício e que estejam em municípios com perda comprovada de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão.
O benefício do Garantia-Safra é pago com recursos do Fundo Garantia-Safra, composto por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União.

Fonte: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/cerca-de-70-mil-agricultores-familiares-da-ba-e-do-rn-receber%C3%A3o-pagamento-do-garantia-safra

--
 
DARIO ALVES DE ANDRADE
dario.andrade@mda.gov.br
6184 40062171


DFDA-RN
Delegacia Federal - Rio Grande do Norte